Plantio chega à metade no PR e a um terço em MT

Tratores e plantadeiras percorrem 5 milhões de hectares nos dois estados em cinco semanas – perto de 20% da área nacional. Máquinas avançam rapidamente para implantar lavouras em época favorável à colheita recorde

O plantio da safra de soja e milho de verão chega à metade no Paraná nos próximos dias, cobrindo 2,5 milhões de hectares em cinco semanas de operações, conforme o Depar­­tamento de Economia Rural (Deral). Na região de Toledo, onde tratores e plantadeiras rodaram no fim de semana, a tarefa foi praticamente concluída.
O estado é o mais adiantado no cultivo da safra de verão, que avança rapidamente também em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em período que promete safra cheia. A semeadura atinge 20% dos 28 milhões de hectares a serem dedicados à soja no país, que tenta alcançar recorde de 89 milhões de toneladas.
Os trabalhos estão adiantados em relação ao ano passado ou às últimas três safras no Paraná, com vantagem de pelo menos 5 pontos nas duas comparações. O predomínio do sol na última semana permitiu rápido avanço das plantadeiras até ontem.
Foto: José Rocher/Gazeta do Povo
O estado deve ter dias nublados com pancadas de chuva e trovoadas em todas as regiões agrícolas até o próximo sábado, o que reduz o ritmo do plantio mas não interrompe os trabalhos no campo. Enquanto a tarefa começa a ganhar ritmo no Sul e no Centro-Leste, já existe soja com 15 centímetros e milho com 35 centímetros no Oeste.
Mato Grosso, que mantinha quadro inverso, com cinco pontos de atraso em relação ao ritmo do plantio da safra 2012/13, aperta o passo nesta semana. As previsões meteorológicas estão se confirmando com chuvas de mais de 10 milímetros intercaladas por dias de sol, que permitem o avanço das máquinas no maior produtor de soja do país.
Em Guaíra, onde o cultivo teve largada, milho chega a 35 cm e soja a 15 cm de altura em época de clima favorável. Foto: José Rocher/Gazeta do Povo
De acordo com Instituto Mato-Grossense de Economia Agropepecuária (Imea), os produtores locais também estão ultrapassando a marca de 2,5 milhões de hectares plantados de soja, que tradicionalmente deixa o milho de lado no verão. Como nesta temporada a oleaginosa tende a ocupar 8,3 milhões de hectares (com 17,3% de crescimento sobre 2012/13, conforme o Imea), a área plantada representa um terço das lavouras.
Em Mato Grosso do Sul, as plantadeiras devem atingir 1 milhão de hectares nos próximos dias – 45% do plantio de soja e milho. Conforme os técnicos da Federação da Agricultura do estado (Famasul), o plantio deve ser encerrado em um mês e meio.

JOVEM DE Nova Santa Bárbara SOFRE ACIDENTE


As vítimas são do Paraná e estavam trabalhando na região (o Adilson Caetano, tinha 24 anos, é de Nova Santa Bárbara,  filho do Sr. João Batista Caetano).         


José Edivan dos Santos Oliveira e Adílson Caetano morreram por volta das 20h de ontem (20), vítimas de um acidente na rodovia MS-276, na entrada do Distrito de Lagoa Bonita, em Deodápolis (MS).

As quatro pessoas estavam em um Celta que bateu em uma placa de aderência, arrancou uma árvore e foi parar no canteiro central. As vítimas são do Paraná e estavam trabalhando para uma firma que presta serviços à uma usina da região. Segundo informações, José e Adilson estavam no banco de trás, sem sinto de segurança.Josimar Júnior Balbino e um homem identificado apenas como Joel, foram socorridos e levados para o Hospital Municipal Cristo Rei, em Deodápolis. No entanto, às 22h, Josimar precisou ser levado ao Hospital de Dourados, com suspeita de Traumatismo Craniano Encefálico (TCE).

(Com informações do MS Cidades) 

Polícia divulga fotos de fugitivos do 4ºDP em Londrina




A Polícia Civil divulgou nesta tarde as fotos dos detentos que fugiram do 4º Distrito Policial de Londrina na madrugada desta segunda-feira (21).
Segundo informações da polícia, os presos saíram da carceragem por um túnel no espaço do exaustor. Uma chapa foi retirada durante a fuga.
Eles foram identificados como: Bruno Gonçalves Franco Alves, Daniel Andrade Moraes, Diego Valotto, Gabriel Francisco de Oliveira, Wesley Honorato dos Santos e André Flávio.
A população pode repassar informações sobre o paradeiro dos fugitivos pelo disque-denúncia no telefone 197. A pessoa não precisa se identificar. A polícia está realizando diligências, mas ainda não localizou nenhum fugitivo.
Atualmente, o 4º DP tem 98 presos, no entanto, a capacidade é para 24 detentos.
No sábado (19), três detentos fugiram da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL). Um deles acabou morrendo durante um confronto policial no início da manhã de domingo (20). Os outros dois seguem foragidos.
Fonte: Portal Bonde - http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3–769-20131021&tit=policia+divulga+fotos+de+fugitivos+do+4%BAdp+em+londrina