TRIBUNA de AMOREIRA | Blog do Chaguinhas: PREFEITO ADIR LEITE CONFIRMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚ...

TRIBUNA de AMOREIRA | Blog do Chaguinhas: PREFEITO ADIR LEITE CONFIRMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚ...: EM PROGRAMA DE RÁDIO, DA LÍDER AM DE ASSAÍ, NESTE SÁBADO À TARDE, O PREFEITO DE SÃO JERONIMO DA SERRA, ADIR LEITE(PSDB), CONFIRMOU QU...

Hollande sanciona lei sobre casamento homossexual na França

Paris, 18 mai (EFE).- O presidente francês, François Hollande, promulgou neste sábado a lei sobre o casamento homossexual, o último trâmite para sua aplicação efetiva, que deverá se tornar uma realidade a partir do fim deste mês com a realização das primeiras uniões.
O texto legislativo promulgado hoje por Hollande foi publicado no Diário Oficial um dia depois que o Conselho Constitucional anunciasse sua plena aprovação, decisão que acabou com as esperanças dos direitistas da União por uma Maioria Popular (UMP), que tinha recorrido à decisão.
O chefe do Estado já havia anunciado que tinha intenção de sancionar a lei assim que recebesse a sentença dos magistrados do Constitucional para pôr fim à controvérsia com os opositores, que organizaram inúmeras manifestações nos últimos meses para evidenciar sua reprovação à medida.
Apesar da decisão de Hollande, os opositores, apoiados por uma parte importante da UMP, advertiram que não vão interromper os protestos e convocaram uma nova concentração para o próximo dia 26.
Na noite de ontem, centenas de pessoas se manifestaram no entorno da praça do Panteão de Paris, mesmo sem ter pedido autorização. Segundo o ministério do Interior, o ato gerou incidentes com as forças da ordem, e um agente ficou ferido após ser agredido.
Anteriormente, Hollande também advertiu que garantirá que 'a lei será aplicada em todo o território com plena efetividade e que não aceitará atos que se possam perturbar os casamentos'.
A Prefeitura de Montpellier indicou hoje que vai facilitar algumas derrogações nos mecanismos de aplicação do novo texto legislativo para que os primeiros casamentos homossexuais possam ser realizados a partir do dia 29 de maio nessa cidade do sul da França.
A data citada é ainda mais próxima do que a que o governo francês havia trabalhado até agora, já que a ministra da Família, Dominique Bertinotti, chegou a assegurar que os primeiros casamentos homossexuais poderiam ser realizados em meados de junho.


Grêmio também sai da Libertadores

O Grêmio perdeu para o Independiente de Santa Fé na Colômbia por 1 a 0, nessa quinta-feira (16/5) e está eliminado da Libertadores. O gol da vitória colombiana saiu dos pés de Medina.
Os gaúchos jogaram pelo empate, mas não resistiram à pressão de Bogotá. O Santa Fé enfrenta o Real Garcilaso-PER nas quartas-de-final.
Com isso, o Brasil perde o quarto representante apenas nas oitavas da competição: apenas Fluminense e Atlético Mineiro seguem com chances de representar o país em uma eventual decisão.
O clima no El Campin era de decisão. Afinal de contas, Santa Fé e Grêmio disputavam uma vaga para as quartas-de-final. A torcida colombiana fez o seu papel e empurrou os anfitriões para cima dos brasileiros.
A partida começou como já se esperava. Precisando da vitória, os donos da casa pressionaram nos minutos iniciais principalmente com chutes de longe. Aos cinco minutos, Torres arriscou de fora da área, mas Dida segurou.
Quando tinha a oportunidade, o Grêmio arriscava. No minuto seguinte, Vargas recebeu e chutou forte da entrada da área, mas seu xará, o goleiro Vargas, espalmou.
A altitude influenciou favoravelmente aos colombianos. Além das finalizações perigosas, o Santa Fé investiu em bolas aéreas. Aos 18 minutos, o lance mais incisivo: Borja recebeu cruzamento e cabeceou a bola na trave.
Os donos da casa tiveram uma outra chance aos 42 do primeiro tempo com Cuero, mas Dida se mostrou seguro e evitou o gol.
O Imortal ainda assustou na marca de 43 minutos. André Santos aproveitou a chance dentro da área para finalizar com força, mas Vargas mandou pra fora.
Apesar de ser mais incisivo, o Santa Fé não conseguiu encurralar o Grêmio. Enquanto a equipe comandada pelo auxiliar Roger Machado aos poucos saia nos contra-ataques. O primeiro tempo terminou em 0 a 0.
O Grêmio se comportou melhor no início do segundo tempo, pois além de conter o adversário, conseguia sair perigosamente nos contra golpes.
Entretanto, o Santa Fé continuava senhor do jogo e arriscava nas finalizações. Aos 20 minutos, Dida apareceu bem. Valdés aproveitou um cruzamento na área e subiu livre de cabeça para grande intervenção do goleiro, que conseguiu ser rápido para evitar que o atacante aproveitasse o próprio rebote. Aos 31 uma chance de ouro ao Grêmio, Vargas não conseguiu aproveitar erro da zaga e o goleiro foi mais rápido para evitar o gol.
No momento em que o time brasileiro era melhor, o Santa Fé mostrou eficiência. Aos 35 do segundo tempo, Medina passou por dois zagueiros e mandou na saída de Dida. Um belo gol, e 1 a 0 no escore.
A partir daí, o Grêmio tentou acelerar o jogo, mas claramente ficou desesperado. O duro golpe sofrido na parte final do duelo fez o time brasileiro se atirar para o ataque.
O Imortal ainda teve uma chance clara aos 48 minutos do segundo tempo. Depois de cruzamento da direita, Camilo Vargas espalmou errado, na sobra, Vargas teve a bola do jogo, mas pegou mal na bola e isolou a classificação do Grêmio para as quartas-de-final.
Fim de jogo, festa na Colômbia. Com a eliminação do Grêmio, o Brasil tem apenas dois representantes daqui pra frente na Libertadores. 



ASSAÍ GANHA MAIS UMA LÓJA

LOJA ORTOBOM SE INSTALA EM ASSAÍ


A cidade de Assaí ganha mais uma novidade, a LOJA ORTOBOM que fica na AV. Rio de Janeio N 340, com colchões de primeira qualidade e garantia de até 10 anos. 
O Gerente Ronaldo esteve nos estúdios da Rádio Líder e falou com  Edimar Santos sobre esta novidade que se intala em Assaí.
"Não só a cidade de Assaí, mas toda a região ganha com a vinda da Loja Ortobom, esperamos criar raízes por aqui oferecendo um produto de primeira qualidade para todas as familias da região, e estamos cobrindo qualquer oferta". Palavras do Gerente da Loja Ortobom RONALDO.


COBRA JIBOIA PERCORRE 1.700 KILOMETROS PRESA NO CHASSI DE CAMINHAO, E VIAJA DO ESTADO DO MATO-GROSSO ATÉ O PARANÁ

Nesta quinta feira, dia 16 de maio de 2013, por volta das 15hs, recebemos um telefonema de um caminhoneiro de 44 anos de idade, morador na cidade de Bela Vista do Paraíso, que relatou para a equipe de serviço da Polícia Militar Ambiental do pelotão de Londrina que havia encontrado um animal silvestre preso ao chassi de seu caminhão articulado, conhecido na região por Bi-trem.
O motorista do caminhão informou aos policiais militares ambientais que havia carregado o seu caminhão com soja na cidade de Confresa, estado do Mato Grosso, e enquanto fazia o trajeto de 1.719 km para a cidade de Londrina , estado do Paraná, parou o caminhão na estrada por ter tido um problema de freio em uma das rodas da carreta.
Ao entrar embaixo da carroceria para identificar e resolver o problema mecânico, avistou algo que inicialmente ele narrou como parecido a um pássaro ou animal sujo de terra e poeira da estrada, e que estava preso ao chassi do veiculo.
Ao limpar o local para a retirada do animal percebeu que era uma cobra Jibóia de aproximadamente dois anos de idade, que estava viva e sem ferimentos, tinha peso de cerca de quatro kilos e tamanho de aproximadamente um metro e setenta centímetros de comprimento.
O caminhoneiro levou um susto ao identificar o animal, e mesmo com pessoas falando para ele sacrificar a cobra e receio de acidente com ela, demonstrou consciência ambiental ao conseguir apanhar a jibóia e acondicioná-la sem ferimentos em uma caixa, para depois encaminhá-la a um posto de policial ambiental.
Depois de descarregada a carga, o caminhoneiro, que relatou acompanhar através da imprensa os trabalhos de cuidados com animais silvestres desenvolvidos pelo nosso Batalhão, ligou para nossa equipe para providenciar o devido resgate e reinserção do animal na natureza.
Imediatamente a equipe policial se deslocou para o posto de Bombeiro Civil da cidade de Bela Vista do Paraíso, realizaram o resgate da Cobra Jibóia, cientificamente conhecida por “Boa constrictor constrictor”.
A Jibóia é uma serpente não venenosa que impressiona pelo seu tamanho, atingindo tamanhos de cerca de 3 a 4 metros de comprimento, alguns espécimes atingem até medir até 5 metros.
No Brasil é a segunda maior cobra, perdendo em tamanho apenas para a Sucuri, seu habitat são as copas das árvores das florestas da América do Sul e da América Central, podendo ser encontra em diversos locais, como na Mata Atlântica, restingas, mangues, no Cerrado, na Caatinga e na Floresta Amazônica.
A cobra Jibóia será encaminhada para veterinário e biólogo que analisará suas condições de saúde, e se saudável, será solta em área de proteção ambiental permanente, provavelmente na região o mais longe do risco possível de acidentes com seres humanos.
Toda a nossa equipe parabeniza o caminhoneiro que felizmente teve bom senso de preservação ambiental e encaminhou a cobra Jibóia com vida, para que possa continuar sua responsabilidade dentro do sistema ecológico e equilíbrio ambiental.
As ações de proteção ambiental são ordem direta de nosso Governador Beto Richa e nosso comandante do BPMA, o Tenente Coronel Chade Elias Geha, relembrando toda a sociedade, que todo cidadão pode ser um defensor da natureza e ajudar no combate ao crimes ambientais denunciando a qualquer hora, em todo o estado do Paraná os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733 em Londrina e região.

‘Família Paranaense’ tem meta de atingir 84% dos municípios até 2014


Criado em 2012, o Família Paranaense é coordenado pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e reúne 17 secretarias estaduais, além dos municípios. O programa tem como objetivo ajudar paranaenses a ingressar no mercado de trabalho, e assim melhorar a renda familiar. Em todo o Paraná, cerca de 30 mil famílias, de 130 municípios, foram atingidas pelo programa. A meta do governo agora é que o programa esteja em 84% dos municípios até o final de 2014, envolvendo de 100 mil a 106 mil famílias.
“O programa tem porta de entrada e de saída”, diz a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Ela explica que durante dois anos é realizado um trabalho intenso para que a família supere sua condição e possa caminhar com as ‘próprias pernas’. “Uma família emancipada é aquela que deixa de depender de benefícios, resgata sua autoestima e constrói um novo projeto de vida. Este é o objetivo do Família Paranaense”, afirma Fernanda.
A partir do segundo semestre deste ano, o Governo do Estado entrará com apoio extra de renda, de forma a complementar o que as famílias recebem do Bolsa Família Para isso, o governo estadual irá destinar R$59 milhões para atender 106 mil família, neste e no próximo ano.

Plantio Direto ainda apresenta deficiências no Paraná

Encontro de especialistas em solo aponta a ausência da rotação de cultura como principal motivo do enfraquecimento da técnica

A utilização de uma só cultura nas safras de verão e inverno pode até ser rentável quando os preços de algumas commodities agrícolas estiverem bons. Mas para o solo, a monocultura tem sido, em longo prazo, um vilão para o sistema de plantio direto que, segundo especialistas, está perdendo cada vez mais qualidade e eficiência. O assunto foi uma das questões mais debatidas durante a III Reunião Paranaense de Ciência do Solo, ocorrida entre os dias 7 e 9 de maio em Londrina, que reuniu diversas empresas e entidades para debater o plantio direto e outras questões relacionadas ao solo. 

De acordo com Arnaldo Colozzi Filho, presidente da comissão organizadora do evento, o assunto foi escolhido porque os produtores paranaenses estão deixando de seguir as orientações recomendadas para a obtenção de um sistema eficiente de plantio direto, principalmente no que diz respeito à não adoção do sistema de rotação de culturas. Rafael Fuentes, especialista em solos do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), explica que o produtor pode plantar soja no verão e milho no inverno. Porém, ele destaca que é necessário diversificar pelo menos uma parte dessa área. 

Para Fuentes, o agricultor precisa mudar de atitude. "Não tem uma receita pronta, mas se o agricultor plantar soja com milho no verão a cada três anos, por exemplo, ele já consegue melhorar um pouco a qualidade do seu plantio direto", observa. No inverno, ele também recomenda, a cada três anos, destinar um terço da área para o plantio de aveia, nabo ou ervilha, culturas que retém alto teor de matéria orgânica no solo. Fuentes critica os produtores dizendo que eles estão muito acomodados com as culturas tradicionais. 

Na opinião do especialista em impactos nos sistemas de produção agrícola da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ricardo Ralisch, o desenvolvimento do sistema de plantio direto parou depois de 40 anos de crescimento. "O plantio direto bem aplicado é um sistema que torna a atividade agrícola sustentável, reduz os custos de produção e aumenta a produtividade", completa o professor. 

Segundo ele, uma das razões para que a técnica não tenha sido aplicada de forma plena é o fato de o sistema de produção ser baseado no livre mercado. "Isso foi bom em determinado momento porque aconteceram grandes mudanças no sistema produtivo. Por outro lado, a total liberdade trouxe obstáculos econômicos." Ralisch explica que o mercado dita aos produtores o que devem ou não plantar. "Os produtores são imediatistas porque o sistema os induz", completa o professor. 

Ralisch enfatiza que é preciso discutir a atividade agropecuária, mostrando aos produtores e para a população que vive nas cidades qual é o papel do setor na economia, no meio ambiente e na sociedade. Uma solução apontada pelo especialista para fomentar a adoção do sistema de plantio direto é a criação de crédito direto para quem implanta rotação de culturas em sua área. "Os agricultores que adotam o sistema deveriam ser beneficiados também com taxas de juros diferenciadas", completa. 

Foco
Realizado a cada dois anos, o encontro de ciência do solo, que iniciou em 2009, já passou pelas cidades de Pato Branco, no Sul do Paraná, e pela Capital. "A nossa ideia é percorrer todas as grandes regiões produtoras do Estado para debater os problemas desses locais", revela Arnaldo Colozzi Filho, membro da organização do evento. Ao todo, segundo ele, foram mais de 620 inscritos, contando com a participação de 115 instituições de pesquisas.
http://www.folhaweb.com.br

NOVO COMANDANTE DO 18º BPM PRESIDE SOLENIDADE AO PATRONO DA PMPR EM CORNÉLIO PROCÓPIO.‏



Ás 09h00 da manhã do dia 17 de Maio de 2013, oconteceu no auditório do Campus / UENP de Cornélio Procópio (PR-090), a solenidade de comemoração ao dia do Patrono da PMPR, Coronel Joaquim Antonio de Moraes Sarmento.

Por ocasião da data festiva aos militares estaduais paranaenses, o novo Comandante do 18º BPM, Ten. Cel. Geraldo Moliani, recém alocado na cidade de Cornélio Procópio, esteve presidindo a abertura e encerramento do cerimonial. 

Durante o evento que visou não somente relembrar os feitos do herói e modelo de policial militar a ser seguido, também foram entregues "Menções Honrosas" e "Medalhas de Prata e Bronze" para os policiais militares do 18º BPM que se destacaram ao longo da carreira.

Dentre algumas das autoridades civis e militares que se fizeram presentes, citamos: o Coronel PM da RR José Antonio Pereira ( aqui representando o Prefeito Municipal de Cornélio Procópio); o Delegado Chefe da 11ª SDP, Dr luiz Carlos Mãnica; o Presidente do CONSEG de Cornélio Procópio, Sr Assad Amin; a Vereadora Municipal Márcia de Souza Soares (representando a Câmara Municipal de Cornélio Procópio); o Comandante do 3º Sgb do Corpo de Bombeiros, Capitão BM, Fábio Roberto de A. Thereza; o Comandante do Posto Rodoviário de Polícia Militar em Cornélio Procópio, 3º Sargento PM Odair José da Silva; e Representando o Deputado Estadual Pedro Lupion, o Sr Makoto Miyamoto Junior.

Antes de finalizar a solenidade, o Coronel Moliani teceu lisonjas aos seu novos comandados e também aos policias militares agraciados com as medalhas e menções honrosas. Deixou claro, que o espírito de luta em prol da paz, bem como, o exemplo de caráter peculiar ao Patrono da PMPR devem ser virtudes inerentes ao policial paranaense.

Seção de Comunicação Social do 18º BPM
2ª Ten. Amanda - Oficial P/5
Sd Contardi - Auxiliar P/5

Timão se apega à decisão antes de definir futuro

Diretoria ainda estuda forma de entrar com um protesto na Conmebol contra o árbitro paraguaio Carlos Amarilla


São Paulo - Ser eliminado nas oitavas de final da Libertadores, ainda que contra o Boca Juniors, não estava mesmo nos planos do Corinthians. Segundo Tite, é hora de "juntar os cacos" para o jogo de domingo, contra o Santos, que vale o título de campeão paulista. E, depois disso, pensar no futuro. "Estamos absorvendo [...] Temos a possibilidade, três ou quatro dias depois, de sermos melhores do que o Santos e poder conquistar o título paulista." 

Voltar do litoral com um título traria alívio imediato à decepção do gol de Riquelme e à omissão do árbitro paraguaio Carlos Amarilla. O discurso de todos os corintianos após a partida foi o mesmo: antes de mais nada, há uma decisão de campeonato pela frente. 

Até domingo, a filosofia adotada pelo clube é a de não fazer nenhum grande movimento - e isso inclui, por exemplo, o futuro de Jorge Henrique, ainda uma incógnita. 

Mas na sequência, só volta a jogar no dia 25 maio, pelo Campeonato Brasileiro, que, assim como o Paulista, já ficou mais pesado para o Corinthians. "Não há dúvidas de que o Corinthians vai entrar no Brasileiro com mais força", disse o diretor de futebol do clube, Roberto de Andrade. 

Sem a Libertadores, o Corinthians poderá dar mais descanso aos jogadores, recuperar lesionados, como Renato Augusto, e fazer a pré-temporada que não conseguiu fazer após o Mundial do Japão. 

Até a Copa das Confederações, serão seis jogos - Santos, pelo Paulista, Botafogo, Goiás, Ponte Preta, Cruzeiro e Portuguesa - antes da pausa de quase um mês. "Vamos ver como a gente redireciona (o planejamento da temporada)", disse Tite. "Confesso que não pensei nisso ainda. A gente vem numa sequência de jogos decisivos no Paulista, Ponte, São Paulo, nesse meio tempo o jogo com o Boca lá, o jogo contra o Santos, o jogo da volta contra o Boca...", afirmou. "Não estava nos nossos planos." 

Segundo Roberto de Andrade, o planejamento para a temporada "não muda uma vírgula". "Não estamos negociando a saída de nenhum jogador, e continuamos de olho no mercado como sempre ficamos", disse. 

O clube confirmou ontem acerto com o volante Maldonado, 33, que não joga desde o ano passado, com contrato até o fim de 2013. Ele chega para ser reserva de Ralf, cujo reserva, Guilherme Andrade, sofreu lesão no joelho e não voltará a jogar antes de cinco meses. 

Protesto
A diretoria do Corinthians se reuniu na tarde de ontem para estudar com o seu departamento jurídico a melhor forma de entrar com um protesto na Conmebol contra o árbitro paraguaio Carlos Amarilla. O Corinthians reclama de dois pênaltis em Emerson e dois gols anulados, um de Romarinho e outro de Paulinho.
Lucas Reis e Marcel Rizzo
Folhapress

MORADORES DE SÃO JERONIMO DA SERRA VÃO GANHAR EQUIPAMENTOS DE AQUECIMENTO SOLAR


PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JERÓNIMO DA SERRA REALIZOU NO DIA 16/05/13, COM A PRESENÇA DA COPEL E COHAPAR, REUNIÃO COM MUTUÁRIOS,  PARA APRESENTAR O PROJETO QUE BENEFICIARA OS MORADORES DO CONJUNTO SOLIDARIEDADE COM EQUIPAMENTO DE AQUECIMENTO SOLAR.



ASSAÍ - Workshop reúne lideranças políticas e comunidade do Pau Dalho do Sul‏













Em continuidade ao projeto “Pau d”Alho: Um mundo de coisas, com coisas de todo o mundo”, a Escola Municipal Rural Padre França Wolkers realizou um workshop cultural reunindo o Secretario Estadual do Meio Ambiente Luiz Eduardo Cheida, o deputado estadual Tercílio Turini, a primeira dama Ildeney Molin Vicente, secretários municipais, vereadores, cooperativas, comunidade escolar e produtores rurais locais.
O objetivo do workshop é a integração e participação de todos, tralhando a escola, a família e a comunidade, através de um resgate cultural, avanços para a agricultura e de preservação do meio ambiente. 
O secretário estadual do Meio Ambiente Luiz Eduardo Cheida expôs a política de cultura de valorização para os proprietários rurais que atuam de amneira correta quanto a prevervação ambiental, onde  o Governo do Estado está beneficiando os agricultores que mantêm a preversavação ambiental, a mata ciliar de RPPN - Reservas Particulares do Patrimonio Natural acima do estabelecido pelo código florestal, com o pagamento a partir de agosto através do Biocrédito, e o incentivo para produção de produtos orgânicos para a merenda escolar.
Buscando a integração de todos, o workshop cultural contou ainda com palestras apresentadas por técnicos da Emater levando informações aos agricultores sobre o cultivo do abacaxi e a psicultura como novas alternativas de renda, além da participação da secretaria de Assistência Social onde foi explanado sobre o programa compra direta, que hoje beneficia 47 pequenos agricultores e 13 entidades da cidade. A cozinha central recebe os produtos diretamente dos agricultores melhorando e enriquecendo a merenda escolar das crianças e das pessoas assistidas pelas entidades sociais.
O workshop finalizado por um autêntico almoço na roça, servido a todos os presentes.


Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Londrina diz que trio só sairá para o Palmeiras com venda

Clube paranaense não aceitará empréstimo por Wendell, Bruno e Wéverton. Negociações pararam por conta do jogo e retornarão agora

O Palmeiras continua negociando a contratação do lateral-esquerdo Wendell, do volante Bruno e do atacante Wéverton, todos do Londrina. Porém, o clube paranaense diz que não aceitará empréstimo.
– Demos uma parada nas negociações por conta do jogo na Libertadores e agora estamos retomando. Ou eles compram os jogadores ou não tem negócio. Empréstimo não nos interessa – disse o gestor Sérgio Malucelli.
José Carlos Brunoro está cuidando da negociação diretamente com o empresário dos atletas. Por conta do jogo com o Tijuana, as tratativas ficaram de lado e serão retomadas a partir de agora.
Umas das situações que ainda faltam ser acertadas é justamente se os jogadores irão para o Verdão por empréstimo ou definitivamente.

http://www.lancenet.com.br

2º CRPM / 18º BPM: PRESO APÓS EFETUAR DISPARO DE PISTOLA EM NOVA SANTA BÁRBARA.‏

No início dessa madrugada de 16 de Maio 2013, por volta de 01h00, equipe PM da cidade de Nova Santa Bárbara, campo de atuação da 3ª Cia (Assaí), do 18º BPM, com Sede Geral em Cornélio Procópio, conseguiu retirar de circulação uma pistola calibre 765 FN Browning, que se encontrava em posse do condutor de um veículo Ford Courier, um homem de 42 anos. A arma se encontrava municiada com sete cartuchos intactos, sendo que, no interior do veículo ainda foram localizadas mais 31 munições do mesmo calibre; duas facas e um facão.

Cabe frisar que o detentor da arma, cerca de duas horas antes, havia efetuado um disparo contra um ex-cunhado, com a idade de 46 anos, e em seguida fugiu dirigindo o veículo Ford/Courier.

Em posse das informações repassadas pela vítima (que não sofreu ferimento), a equipe PM empreendeu diligências pela cidade que culminou na localização do autor do disparo, bem como, na apreensão da pistola e munições.

Seção de Comunicação Social do 18º BPM
2ª Ten. Amanda - Oficial P/5
Sd Contardi - Auxiliar P/5

Sábado é dia do Bota Fora contra a Dengue


Todos Contra a Dengue
O governo municipal retoma a operação de limpeza com o Bota Fora contra DENGUE, neste sábado (18).
O arrastão de combate a Dengue acontecerá nos conjuntos Planalto , Novo Horizonte, Vila São Pedro, Vila Nova Esperança e Av José Ulisses Batista.
Os agentes de saúde, secretários municipais e servidores municipais  estarão retirando lixo e entulhos  que acumulem água, eliminando possíveis focos e criadouros do mosquito transmissor da dengue.
O Governo Municipal conta com a colaboração da comunidade local, em antecipar a limpeza dos quintais, retirando todo e qualquer material que possa acumular água e colocando nas calçadas.
Na sexta-feira (17) os agentes de endemias estarão distribuindo sacos para os moradores já recolherem o lixo. As caçambas da Sanetram também estarão distribuídas em pontos estratégicos para retirada de entulhos.


Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

VEM AÍ A MAIOR FESTA DA REGIÃO 1ª EXPONAC - EXPOSIÇÃO DE NOVA AMÉRICA DA COLINA


DESABAFO DE INTERNAUTA


Estou aqui pra relatar algo chato que aconteceu comigo enquanto cidadã de santa cecilia do pavão... eu disse que não ia postar mas não vou ficar calada não... acontece que o excelentissimo senhor secretario de saúde pediu educadamente que eu postasse aqui já que era moda.... bom eu pedi uma ajuda ao mesmo em relação ao remédio de minha mãe e a única coisa que eu queria dele era uma resposta se sim ou não... comprar eu ja tava comprando mesmo... e ele com toda boa vontade de pessoa seria e dedicada me fez correr atras dele durante 15 dias me enrrolando... chegou a falar pra mim ir na farmacvia que a receita tava la e que tava tudo certo e eu fui... chegando la.. nada... fui atras dele e ele disse que havia perdido e pediu que eu pegasse outra que ele ja ia resolver... fui lá no médico e peguei... entaum ele veio e me disse que não ia assinar que não podia,, ate ai tudo bem se ele não tivesse me feito de palhaça todo esse tempo.. e pra acabra qdo falei pra minha amiga do lado que tava nervosa por causa disso ele na maior educação veio e disse: compra,,, ou posta no facebook pra ver se consegue algo... achei uma total falta de consideração.. de humilhação, de abuso de poder e descaso... se ele faz isso comigo que trabalho com ele...imagina com o rsto do povo que precisa... estou indignada... passei ate mal o dia todo por causa disso,,, mas tudo bem..conheço meus direitos e onde ir atras deles... mje humilhar é uma coisa, mas debochar da doença da minha mãe como se não fosse nada é outra coisa.... acho que prefeitos e equipes deviam ter tempo de experiencia,não prestou no começo tem que cair fora e dar lugar pra quem quer fazer as coisas certas... vai aqui meu desabafoooo...
CONFORME SOLICITAÇÃO, POSTAMOS O DEPOIMENTO DE LUCIANA SANTOS

Acidente com caminhão tira vida de assaiense em Ponta Grossa


acidente fatal na BR 376


Colisão traseira em outro caminhão provocou a morte do assaiense Valentim Aparecido Maciel, de 54 anos, na madrugada desta quinta-feira, 16 de maio, na rodovia BR 376, no Km 528, em Ponta Grossa (PR).
Segundo informações, Maciel conduzia seu caminhão carregado de legumes, de Assaí rumo a Curitiba, quando, na região de Ponta Grossa, bateu na traseira de uma carreta Scania.
Por causa do violento choque, ele teve morte instantânea. O corpo foi recolhido ao IML (Instituto Médico Legal), de Ponta Grossa .
Valentim Aparecido Maciel
http://www.revelia.com.br

Teste do Pezinho passa a diagnosticar mais duas doenças no Paraná

A partir deste mês, o teste do pezinho ofertado no Paraná poderá diagnosticar mais duas doenças, além das cinco que já constavam no exame. Isso será possível porque o Paraná foi um dos quatro estados do país habilitados na Fase IV do Programa Nacional de Triagem Neonatal, que garante a oferta do diagnóstico e tratamento da Hiperplasia Adrenal Congênita e da Deficiência de Biotinidase.

Além das duas novas doenças, o teste diagnostica a Fenilcetonúria, Hipotireodismo Congênito, Fibrose Cística, Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias. Todos os tratamentos são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A inclusão das doenças não mudará o procedimento de coleta de sangue, realizado nos primeiros dias de vida do bebê e que utiliza quatro gotas de sangue do calcanhar da criança. A mudança ocorre no processamento do teste, que no Paraná é feito pela Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE), sediada em Curitiba.

Segundo a superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, o Paraná sempre foi referência na área de triagem neonatal e a nova habilitação contribui para a melhoria do cuidado com os recém-nascidos, conforme preconiza a Rede Mãe Paranaense. “O teste do pezinho permite o diagnóstico precoce dessas doenças, que se não tratadas corretamente podem ocasionar diversas complicações, inclusive levar a morte”, destacou.

A partir da detecção de alguma doença, a criança é encaminhada para uma consulta no ambulatório da FEPE, em Curitiba. Também são realizados exames complementares para confirmar a doença. Se o diagnóstico der positivo, o paciente é encaminhado imediatamente para o tratamento na unidade de referência para a sua doença.

Hoje o Estado conta com quatro serviços de saúde credenciados para oferecer os tratamentos: Hospital de Clínicas da UFPR, Hospital Pequeno Príncipe, Hemepar e FEPE.

De acordo com a habilitação, as crianças diagnosticadas com Hiperplasia Adrenal Congênita e a Deficiência de Biotinidase no Paraná serão tratadas e acompanhadas no Hospital de Clínicas da UFPR, em Curitiba.
TRIAGEM NEONATAL - O teste do pezinho deve ser realizado preferencialmente após 48 horas do nascimento e antes da alta hospitalar. O exame ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças que podem levar à deficiência intelectual e causar outros tipos de sequelas.

Com a Rede Mãe Paranaense, o Estado está qualificando o atendimento à gestante e ao bebê em todos os municípios. Em dois anos, o Paraná já conseguiu reduzir o índice de mortalidade infantil em 4%, registrando 11,6 óbitos a cada mil nascidos vivos, enquanto a média nacional é de 15,6 a cada mil nascidos vivos.

HISTÓRICO - No Estado, a triagem neonatal foi iniciada em 1987 com pesquisas da FEPE sobre a Fenilcetonúria. Na década de 90, outras doenças foram incluídas nas pesquisas, o que culminou no credenciamento da FEPE como o primeiro Serviço de Referência em Triagem Neonatal do país em 2001.

Atualmente, a FEPE realiza em média 15 mil testes do pezinho por mês e cobre a demanda de todos os municípios do Estado

http://www.sesa.pr.gov.br

Chefe da regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Elizanete Terol de Pinho,vai esta em assai

Na tarde desta quarta-feira (15) o prefeito Luiz Mestiço recebeu em seu gabinete a Chefe da regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Elizanete Terol de Pinho, que veio apresentar o Programa Família Paranaense e AFAI, com a presença da secretária de Assistência Social Olga Tanno e da assistente social Edna Tiemi Utiamada.
O programa Família Paranaense, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (Seds), tem como atribuição articular as políticas públicas de várias áreas do Governo, visando o desenvolvimento, protagonismo e a promoção social das famílias que vivem em maior situação de vulnerabilidade e risco no Paraná. Objetiva estabelecer uma rede integrada de proteção às famílias por meio da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas de acordo com a necessidade de cada família e das especificidades do território onde ela reside.
“ O município de Assaí também estará aderindo ao programa do Governo do Estado, e com trabalho conjunto entre todas as secretarias municipais estaremos nos comprometendo a melhorar o atendimento das famílias de baixa renda”, comenta o prefeito Luiz Mestiço.

Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

ASSAI - Prefeito recebe medalhistas dos Jogos Escolares do Paraná‏







O esporte de Assaí vive um momento ímpar, prova disso foi a grande atuação nos 60º Jogos Escolares do Paraná – Fase Regional, que aconteceu na cidade de Cornélio Procópio.

Na manhã desta quarta-feira (15) o prefeito Luiz Mestiço recebeu todos os medalhistas de ouro. Os atletas são estudantes dos colégios Conselheiro Carrão, Barão do Rio Branco, Walerian Wrosz, Sesi, IFV e APAE.
Ao todo foram conquistadas 55 medalhas, sendo 27 de ouro, 16 de prata e 12 de bronze, nas modalidades atletismo, futsal masculino e feminino, voleibol masculino e feminino e tênis de mesa, colocando Assaí em 1º lugar no quadro de medalhas da fase regional de Cornélio Procópio, sendo o município destaque entre as 19 cidades participantes.
O secretário de esporte  Neto Monteiro, atribui o mérito ao desempenho de cada atleta e ao grande incentivo que o governo municipal vem dando ao esporte, através das escolinhas esportivas.
O tênis de mesa de Assaí conquistou as medalhas de ouro de todas as categoria 9 - individual e duplas nas modalidades A e B no masculino e feminino.
Outro feito inédito foi a atuação da delegação assaiense na modalidade atletismo, conquistando 16 medalhas de ouro em salto em distância, arremesso de peso, 1500 mts, 100 mts, 400 mts, 250 mts, 75 mts  e 200 mts nas categorias masculino e feminino e especial.
“ É com muito orgulho que recebo a todos vocês medalhistas dos Jogos Escolares, que esta grande conquista na fase regional  sirva de exemplo e para a atuação na fase macrorregional, e que vocês conquistem vários títulos novamente. O mérito é do desempenho individual de cada um, que somados se torna possível a conquista nos esportes coletivos também. O governo municipal dará apoio total para as próximas fases, e as escolinhas esportivas estão de portas abertas para treiná-los ainda mais. Parabéns a cada um, e que na fase macrorregional o resultado seja o mesmo”, comenta o prefeito Luiz Mestiço.
O prefeito ressaltou e parabenizou ainda o esforço dos professores de educação física, dos diretores das escolas e da equipe da secretaria de esporte.
Todas os atletas estarão participando da fase macrorregional que acontecerá na cidade de Wenceslau Braz, de 05 a 08 de junho.
Veja a atuação dos colégios na conquista das medalhas:
Colégio Sesi
·         Futsal Masculino A – ouro
·         Voleibol Masculino A – prata
·         Voleibol Feminino A – bronze
·         Tenis de mesa individual  Feminino A  - ouro
·         400 mts feminino – ouro
·         Salto em distância feminino – ouro
·         200 mts masculino – ouro e bronze
·         100 mts masculino – ouro
·         Salto em distância masculino – ouro

Colégio Conselheiro Carrão
·         Futsal Feminino B – ouro
·         Futsal Feminino A – prata
·         Tenis de mesa individual masculino A – ouro e prata
·         Tenis de  mesa dupla masculino A – ouro
·         Tenis de mesa  individual feminino B - ouro

Colégio IFV
·         Volei Feminino B – ouro
·         Arremesso de peso feminino – ouro
·         250 mts feminino - ouro


Colégio Barão do Rio Branco
·         Tenis de mesa individual feminino B – prata
·         Tenis de mesa dupla feminino B – ouro
·         Tenis de mesa individual masculino B – ouro e prata
·         Tenis de mesa dupla masculino B – ouro
·         250 mts masculino – ouro
·         75 mts masculino – bronze
·         Salto em distância masculino – ouro
·         Arremesso de peso feminino – prata
·         100 mts feminino – prata
·         75 mts feminino – bronze
·         Salto em distância masculino – bronze
·         Arremesso de peso masculino - prata




Colégio Walerian Wrosz
·         75 mts feminino – ouro
·         250 mts feminino - prata

Apae
·         Futsal C – prata
·         100 mts  masculino DI – prata e bronze
·         Salto em distância masculino DI – ouro
·         Arremesso de peso masculino DI – ouro
·         1500 mts masculino – ouro
·         100 mts masculino PC  - ouro
·         100 mts masculino DI – ouro
·         Salto em distância PC - ouro


Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí