OPERAÇÃO POLICIAL EM RANCHO ALEGRE CULMINA EM PRISÕES E APREENSÕES.‏

A partir de 06h00 da manhã do dia 07 de Junho de 2013, foi desencadeada na cidade de Rancho Alegre, área de atuação da 1ª Cia do 18º BPM, com Sede Geral em Cornélio Procópio, uma Operação Policial Militar que visou o cumprimento de 10 Mandados de Busca e Apreensão.

Ao final das buscas, efetuadas tanto a residencias, como a estabelecimentos particulares, foram apreendidos os seguintes ilícitos: 73 comprimidos de anabolizantes, oriundos de descaminho (Paraguay), que se encontravam em uma Academia de Musculação pertencente a um Conselheiro Tutelar de Rancho Alegre; 01 espingarda que se encontrava na residência de uma também funcionária do Conselho Tutelar local; 01 motocicleta com o chassi suprimido que se encontrava em posse de um adolescente, e finalmente, 61 comprimidos de pramil junto a uma buchinha de cocaína que se encontravam na casa de um morador da cidade.

Os quatro implicados, três adultos, e um adolescente, seguiram encaminhados para as respectivas medidas legais pertinentes, ou seja, lavratura de flagrante delito; inquérito policial, e propositura de medida socioeducativa.

Trinta e dois policiais militares, auxiliados por um helicóptero da GRAER deram consecução à exitosa Operação Policial.


Seção de Comunicação Social do 18º BPM
2ª Ten. Amanda - Oficial P/5
Sd Contardi - Auxiliar P/5

Em Curitiba, mãe e filha se reencontram depois de 25 anos

O encontro, nesta sexta-feira (07) foi possível devido às investigações do deputado federal Fernando Francischini, também vice-presidente da CPI do Tráfico de Pessoas.
Mãe e filha, separadas por quase 25 anos, se reencontraram nesta sexta-feira (7), em Curitiba. O reencontro, marcado por muita emoção e expectativa, foi fruto do trabalho do deputado federal Fernando Francischini, que também é vice-presidente da CPI do Tráfico de Pessoas. O que ficou internamente conhecido como “Caso Aisha” , pois havia suspeita de tráfico de crianças, mostrou-se ao final uma situação mais simples, a chamada “adoção à brasileira” (quando a família registra como seu o filho de outra pessoa). O caso aconteceu em 1988, quando Taciane, a mãe biológica, então com 16 anos de idade, engravidou. O namorado, mais velho, encontrou na possibilidade da doação do bebê uma forma de garantir uma vida digna para a filha. Pai e mãe estavam desempregados e sem condições financeiras para criá-la. Patrícia, a bebê, foi entregue a uma mulher em um hotel no centro de Curitiba. Desde este dia, mãe e filha nunca mais se encontraram. O deputado Francischini, que é delegado federal, investigou em sigilo, entre outras denúncias, o caso de Patrícia, que possuía duas certidões de nascimento. Patrícia foi ouvida pelo vereador Chico do Uberada, na Comissão de Segurança da Câmara de Vereadores de Curitiba, que apresentou o caso ao deputado e à CPI do Tráfico de Pessoas. Desde então, há um mês, o deputado federal Fernando Francischini iniciou a investigação em três estados para encontrar a mãe biológica de Patrícia, que atualmente mora no Rio Grande do Sul. O encontro foi proporcionado por conta também do trabalho em parceria com a polícia civil do RS. “Descobrimos que não foi tráfico de crianças, mas um caso de adoção à brasileira. Durante as investigações, localizamos a mãe biológica da jovem e por uma questão de cidadania e respeito decidimos proporcionar esse encontro. Hoje concluimos este caso com um final feliz, de realmente agregar novamente uma família. Agora me considero o padrinho desse novo batismo”, comemora Francischini Encontro Depois de quase 10 horas de viagem, do Rio Grande do Sul a Curitiba, Taciane, hoje com 40 anos de idade, estava muito emocionada para o encontro com a filha Patrícia, de 25 anos. Taciane tem outras duas filhas e dois netos, já Patrícia é casada e mãe de duas filhas pequenas. Depois de entregar a filha para uma desconhecida em um hotel no centro de Curitiba, Taciane esteve uma vez em Curitiba para procurá-la, mas não teve sucesso na busca. Em entrevista à imprensa, ela que nunca esqueceu o sorriso de sua filha e que era seu sonho encontrá-la. Patrícia soube aos 10 anos que era adotada. Desde este momento começou a busca para descobrir suas raízes. No encontro com a mãe biológica, em meio às lágrimas, disse que a tinha perdoado e que vão permanecer em contato. “Não posso julgar a minha mãe. O que temos que fazer é conversar e contar uma a outra como foram todos esses anos”, afirmou. Em breve, a família de Patrícia viaja para o Rio Grande do Sul para conhecer os demais familiares.

DOIS MOTOQUEIROS MORREM EM ACIDENTE NA PR-090 NESTA NOITE DE SEXTA-FEIRA















Por volta das 20:00 hs desta sexta-feira, dia 07 de junho, um acidente de natureza desconhecida, levou à óbito, dois motoqueiros que se envolveram em um acidente com um VW Saveiro.

A VW Saveiro de Placas AVJ-3475, de cor branca, da cidade de Sertanópolis, era conduzida por Rui Marcos Faria de Souza, de 28 anos, um dos condutores de uma das motocicletas era o Sr. Gilson Adriano Bueno, 39 anos, que conduzia uma motocicleta Suzuki, de Cor Prata, placa AQB-8035, que trabalhava em Londrina e residia em São Jeronimo da Serra.

Segundo informações no local, as duas motocicletas estariam seguindo na direção Assaí a Santa Cecília, enquanto que a Saveiro iria no sentido Santa Cecília a Assaí.

Ainda não se sabe as causas do acidente. As motocicletas de placas ABS-9967(ASSAI) e AQB-8035(LONDRINA). obs - o condutor da saveiro foi encaminhado para atendimento no Hospital Municipal de S.S. da Amoreira, com ferimentos, sem correr risco de morte.
http://tribunadeamoreira.blogspot.com.br/

Índios pedem audiência com Dilma no DF

Um grupo de indígenas faz um protesto em frente ao Palácio do Planalto e pede uma audiência com a presidente Dilma Rousseff. Eles querem ser ouvidos sobre a construção de usinas hidrelétricas no Pará.

A segurança no Palácio do Planalto foi reforçada. 

Mato Grosso do Sul

Na tarde desta quinta-feira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se reúne com representantes da tribo terena que invadiu uma fazenda no Mato Grosso do Sul. O objetivo do encontro em Brasília é buscar uma solução para que os índios deixem as fazendas ocupadas na região de Sidrolândia e Aquidauana a, respectivamente, 70 quilômetros e 139 quilômetros de Campo Grande.
Segundo o ministro da Justiça, o encontro foi combinado durante a reunião que ocorreu no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, nos dias 31 de maio e 1º de junho. Mediada pelo auxiliar da presidência do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e coordenador do Fórum de Assuntos Fundiários do conselho, juiz Rodrigo Rigamonte, o encontro reuniu representantes do Poder Judiciário, produtores rurais e lideranças indígenas. Como índios e ruralistas não chegaram a um acordo, Rigamonte se comprometeu a intermediar um possível encontro entre índios e ruralistas com representantes do governo federal.

De acordo com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), só em Sidrolândia e Aquidauana há 13 fazendas ocupadas desde meados da década de 1980. Em todo o estado, o número chega a 65.

Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), a disputa por terras, causa dos confrontos entre índios e fazendeiros, se arrasta desde pelo menos 1928. À época, o antigo Serviço de Proteção ao Índio (SPI, órgão substituído pela Funai em 1967) criou uma reserva terena com 2.090 hectares (um hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol oficial). A área ao redor da reserva havia sido cedida, legalmente, a colonos, na maioria vinda de outras regiões, estimulados pelos governos federal e estadual.

Após 1988, quando a Constituição Federal assegurou aos povos indígenas direitos às terras tradicionalmente ocupadas por seus antepassados, os terenas passaram a reivindicar a ampliação da reserva. Responsável por elaborar os estudos de identificação das terras indígenas, a Funai concluiu, em 2001, que os terenas têm direito a uma área de 17 mil hectares. Área engloba propriedades como a Fazenda Buriti, onde, no último dia 30, um índio foi morto durante ação policial de desocupação.

Fazendeiros recorreram à Justiça, retardando o andamento do processo. Mesmo assim, em 2010, o Ministério da Justiça decretou os 17 mil hectares já delimitados pela Funai como área destinada à posse e ao usufruto indígena.

Alegando estar cansados de esperar pela decisão final da Justiça e argumentando que o governo já reconhecera seus direitos à terra, os terenas ocupam cerca de 3 mil hectares para forçar a conclusão do processo demarcatório e a consequente retirada dos não índios da áre

noticias.band.

Nova América da Colina entregou 1400 cobertores da campanha "espalhe calor" do Provopar

Na manhã desta quinta-feira (06) a cidade de Nova América da Colina foi contemplada com cobertores para famílias cadastradas nos programas sociais do município. Com mais de 1000 cobertores formando dois corações, a população recebeu com carinho a doação promovida pela Provopar – Programa do Voluntariado Paranaense, através da Campanha Espalhe Calor.

A solenidade foi realizada Quadra de Esportes e contou com a presença de muitas pessoas entre autoridades, lideranças, equipe da Ação Social, famílias cadastradas, servidores e Secretários Municipais, Imprensa e demais convidados da região. A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Prefeito Alexandre Basso, Primeira-Dama Tânia, Silvana Maia (representando Provopar Estadual), Ana Carolina (representando a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social), Edimar Santos, Diretor da 18ª Regional de Saúde (representando o Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli), Vice-Prefeito Arnaldo Franco, Vereadores Bruno Alves da Silva, Francisco de Assis de Melo, João Maria dos Santos e Rosângela de Faria Siviero, Claudio Cordeiro, Secretário Municipal de Saúde, Sargento Lauro Roberto de Oliveira, Alexandre de Assis Gonçalves, Gerente do Sicredi e Sr. Angelo Storto (representando o Padre Alcides Andreata).
No evento a Primeira-Dama Tânia Basso, prestou uma homenagem ao PROVOPAR, à Secretária Fernanda Richa e ao Deputado Romanelli, em nome da administração municipal, fazendo a entrega de uma cesta com produtos do Programa Compra Direta, aos respectivos representantes, em agradecimento ao trabalho realizado em prol do município. 

Também foi entregue uma cesta à Sra Aparecidinha, representando todas as famílias atendidas pela Ação Social do Município.

Em seu discurso, o Prefeito Alexandre Basso fez um breve relato das conquistas nesses 5 meses frente ao Executivo, reforçou o seu compromisso de trabalhar incansavelmente pela população e convocou a todos para que sejam parceiros de sua Administração na busca do bem comum e da qualidade de vida do povo colinense.

A Campanha Espalhe Calor é uma promoção do Governo do Estado, através da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Provopar Estadual e RICTV.

Assaí já conquista 3 medalhas de ouro no primeiro dia dos Jogos Escolares do Paraná‏

Atletas assaienses participam da Fase Macro Regional da 60ª Edição dos Jogos Escolares do Paraná na cidade de Wenceslau Braz.
Com uma das maiores delegações dos últimos anos, a cidade de Assaí, participou da abertura oficial ontem, e na manhã desta quinta-feira (6) já iniciaram as competições que vai  até o dia 09/06.
São mais de 80 atletas, distribuídos em seis modalidades – Tênis de Mesa, Atletismo, Volei Masculino categoria A, Futsal Masculino A, Futsal Feminino  B e Volei de Areia  B, com grande expectativas de conquistas de medalhas.
Assaí ficou com a primeira colocação no quadro geral de medalhas na Fase Regional realizada em Cornélio Procópio, com27 de ouro, 16 de prata e 12 de bronze.
No início da manhã deste primeiro dia de competição, Assaí já conquistou três medalhas de ouro no atletismo: em salto em distância masculino A,  com o aluno Luiz Vinícius Shiray do Colégio Sesi;  arremesso de peso feminino B, com a  aluna Bruna Matsunaga do Colégio IFV e nos 400mts rasos feminino A, com a aluna Letícia Lika Saike do Colégio Sesi.
“Já iniciamos bem a participação de Assaí dos JEPS. Nas primeiras horas do início das competições já conquistamos 3 ouros. Nossos atletas estão de parabéns!”, comemora o secretário Neto Monteiro.
Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Turminha da Saúde convidam as crianças para a campanha de vacinação‏

A Turminha da Saúde, com os Backyardigans, o Michey e a Minie estiveram visitando as crianças dos centros de educação infantil, convidando todos a comparecerem nos postos de saúde mais próximos de suas residências para receber a vacina contra a Poliomielite e passear no trenzinho da alegria.
No próximo sábado (8) a secretaria de saúde estará de plantão imunizando todas as crianças menores de cinco anos. È imprescindível a apresentação da carteirinha de vacinação.
A Turminha da Saúde visitou o prefeito Luiz Mestiço em seu gabinete, e seguiram para as creches.
“A Saúde é o nosso bem mais precioso. E nossas crianças precisam estar imunes a esta doença. Peço a colaboração de todos os pais para o sucesso da campanha, que levem seus filhos menores de cinco anos para uma de nossas unidades de saúde”, comenta o prefeito Luiz Mestiço.


Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Ciência: Estudos mostram descoberta de origem do câncer de mama



Cientistas dizem ter descoberto origem do câncer de mama

Em sua essência, o câncer é uma célula entre milhões de outras que começa a funcionar mal. No caso do câncer de mama, na maioria das vezes essa célula maligna fica nos ductos que levam o leite da glândula mamária até o mamilo. Mas, por que ali e não em outra parte? O que há nesta região?

David Gilley, da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e Connie Eaves, do Laboratório Terry Fox da Agência para o Câncer em Vancouver, no Canadá, ficaram perplexos ao descobrir a resposta.

Em seu estudo, publicado na revista especializada Stem Cell Reports, eles explicam como descobriram que todas as mulheres - propensas ou não a desenvolver câncer de mama - têm uma classe particular de células-mãe com telômeros (estruturas que formam as extremidades do cromossomo) extremamente curtos.

Os cientistas se deram conta de que estes cromossomos, com as extremidades tão pequenas, fazem com que as células fiquem mais propensas a sofrer mutações que podem desenvolver o câncer.

Diferentemente de muitos estudos sobre o câncer, a investigação se deu em mulheres normais que doaram seus tecidos após terem se submetido a uma operação de redução de seios por razões estéticas.

"O que procurávamos eram possíveis vulnerabilidades em células normais que fizeram com que se tornassem malignas", explicou Gilley à BBC Mundo. 


Fonte: UOL

PREFEITO ALEXANDRE BASSO FEZ A ENTREGA HOJE PELA MANHÃ DE COBERTORES









Com a presença da comunidade de Nova América da Colina, de Vereadores, Autoridades, representantes do PROVOPAR, o Prefeito Xande e primeira dama Tânia Basso, entregaram hoje pela manhã, por volta de 1400(hum mil e quatrocentos) cobertores para pessoas carentes da cidade.

Essa ação, do Governo do Estado, via PROVOPAR, faz parte da campanha de inverno, Espalhando calor.