Cooperativa Integrada e Governo do Paraná lançam programas para melhoria nas pulverizações de agrotóxicos

A Cooperativa Integrada, Secretaria da Agricultura do Paraná e Emater/PR acabam de lançar o ‘Projeto Mais’ e a etapa estadual do programa ‘Acerte o Alvo’, duas iniciativas que buscam capacitar profissionais da assistência técnica e produtores rurais de todo o Paraná para garantir a excelência na aplicação de agrotóxicos. O evento de lançamento contou com a presença do Secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, além do corpo técnico da Integrada e lideranças de instituições de pesquisa e extensão rural de todo o Estado.

O Acerte o Alvo surgiu em 2004, em Londrina, devido problemas com a deriva de agrotóxicos na região. Agora, o programa será levado para todos os municípios paranaenses. “O programa surgiu da união de diversos elos do setor produtivo. O objetivo de todos é ter mais qualidade nas pulverizações para que o problema da deriva seja resolvido em curto prazo”, explica Nelson Harger, coordenador estadual de Grãos do Emater e articulador do programa.

O evento de lançamento dos programas também homenageou os gestores iniciais do Programa Acerte o Alvo, entre eles o gerente Técnico e de Insumos da Integrada, Seisuke Ito.  Após o lançamento, os mais de 300 participantes do evento puderam visitar no campo estações demonstrativas sobre tecnologias de aplicação e destinação correta de embalagens de agroquímicos. 

Projeto Mais

O Acerte o Alvo é um programa do Governo do Paraná que vai abrigar e dar suporte para todas as ações e projetos da iniciativa privada. A Integrada é pioneira neste sistema de parceria e participa do Acerte o Alvo desde a implantação do programa em londrina, dez anos atrás.

Agora, a cooperativa dá mais um passo com o lançamento do Projeto Mais, que busca reduzir o problema da deriva e garantir para os 7 mil cooperados mais qualidade e mais eficiência em suas pulverizações, além de facilitar o acesso a equipamentos e tecnologias modernas de aplicação. 

“A Integrada vai oferecer treinamento para os agricultores e também para os mais de 90 engenheiros agrônomos e técnicos da cooperativa”, explica Irineu Baptista, gerente técnico da Integrada. 

Ele ressalta que a melhoria nas aplicações resulta em mais qualidade para o ambiente e para a rentabilidade dos produtores. “Quando melhoramos as aplicações, é possível reduzir a carga dos produtos utilizados, contribuindo para reduzir os custos de aplicação e mantendo a qualidade ambiental e a saúde de to
dos”, diz.
http://www.integrada.coop.br

José Genoino pede aposentadoria por invalidez na Câmara

O deputado federal José Genoino entrou nesta quarta-feira (4) com pedido de aposentadoria por invalidez na Câmara dos Deputados. A informação é do seu advogado, Luiz Fernando Pacheco. “O estado de saúde dele recomenda repouso e inspira cuidados”, diz o defensor.
Segundo Pacheco, foi protocolado junto com o pedido na Câmara um laudo médico assinado pelo médico Roberto Kalil, relatando o histórico de saúde do petista.
Questionada sobre os efeitos do pedido, a assessoria jurídica da Câmara irá levantar quais são os resultados imediatos.
O deputado, então presidente do PT no auge do mensalão, foi condenado no escândalo a 6 anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que ele participou de negociações com os partidos beneficiados pelo esquema e com os bancos que emprestaram recursos para o mensalão.
Genoino foi internado em julho após sofrer uma isquemia cerebral –obstrução da circulação sanguínea no cérebro– que foi prontamente revertida. Ele teve alta no dia 20 de agosto.
O STF pode concluir nesta quinta (5) o julgamento do caso ao analisar um dos principais pontos dessa fase do processo: se aceita reavaliar os casos de 12 réus cujas condenações ocorreram com ao menos 4 votos a favor de sua absolvição.
Caso o tribunal defina que esse tipo de recurso não é válido, a Procuradoria-Geral da República afirmou nesta quarta estar pronta para pedir a prisão imediata dos condenados no mensalão, o maior escândalo do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).
http://www.fabiocampana.com.br

Paraná abre caixa preta do pedágio

O Governo do Paraná reuniu todas as informações sobre os contratos de pedágios e aditivo, firmados ao longo de 16 anos de concessão na internet. Os contratos originais e termos de ajustes dos seis lotes de concessão podem ser acessados no www.infraestrutura.pr.gov.br – no banner “saiba mais sobre Pedágio”.
Os documentos, em arquivos PDF, têm todos os dados referentes ao contrato das concessões, e o aditivo firmado em 2002 que postergou ou retirou obras do contrato original. O DER vai colocar ainda neste mês os termos de ajustes administrativos estabelecido após 2002. Estes termos de ajustes também alteraram o projeto original, da mesma forma que o aditivo de 2002.
O contrato de pedágio, firmado em 1997, começou a cobrança em 1998. No mesmo ano, houve redução unilateral pelo Governo do Estado, cuja decisão foi derrubada na justiça em 2000. Em 2002, foi firmado um termo aditivo, retirando obras, que somam mais de 487 quilômetros de duplicações, marginais e terceiras faixas. De 2003 a 2008 aconteceram alguns ajustes administrativos, que retiraram novas obras, como as duplicações entre Foz do Iguaçu e Cascavel e de Guarapuava e Palmeira, além das terceiras faixas entre Guarapuava e Ponta Grossa.
Por causas destas mudanças, há quase 200 ações pendentes na Justiça questionando as alterações de pedágios. Entre as ações, há pedidos de reparações financeiras pelos atrasos em aplicar a reposição inflacionária anual prevista em contrato, no período de 2003 a 2010. A atual gestão conseguiu suspender os processos judiciais, buscando a negociação com as concessionárias.
www.fabiocampana.com.br

Ministério da Pesca lança campanha do peixe em Curitiba



O brasileiro tem paladar para comer mais peixe a ponto de abrir espaço a um salto de 100% na produção interna? Para o governo federal, a resposta é sim. E o que falta é estímulo ao consumo.
O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, lança nesta quinta-feira (5) pela manhã, em Curitiba, a 10ª Semana do Peixe do Paraná. A campanha tem o objetivo de estimular o consumo de pescado no país, valorizar o pescado nacional e fortalecer a modernização da atividade pesqueira e o desenvolvimento da aquicultura (criação de pescado) em propriedades rurais, reservatórios públicos e no litoral.
Os brasileiros ainda consomem menos pescado do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aponta o governo federal. A média do consumo atual é de 9 quilos por habitante/ano, quando o ideal seria pelo menos 12 quilos (a média mundial chega a 18 quilos/habitante/ano), compara.
O Ministério da Pesca argumenta ainda que o Brasil possui as maiores reservas de água doce do planeta e um extenso litoral, “todas as condições de ter um papel relevante neste mercado, a exemplo do que ocorre com outros tipos de carne”.


O lançamento da campanha do peixe ocorre no Mercado Municipal de Curitiba, com a presença do governador Beto Richa, do prefeito de Curitiba Gustavo Fruet e do superintendente federal da Pesca e Aquicultura do Paraná, José Antonio Faria de Brito.

SOLENIDADE DE ARRIAMENTO DA BANDEIRA - 05 DE SETEMBRO






SOLENIDADE DE ARRIAMENTO DA BANDEIRA - 05 DE SETEMBRO

O Prefeito Alexandre Basso participou, na tarde desta quinta-feira, 5 de setembro, da solenidade de arriamento da Bandeira, juntamente com a Primeira-Dama Tânia Basso, funcionários da Sede Administrativa, Tributação, Secretaria de Ação Social, populares e Fanfarra 

Assaí anuncia a liberação do início da construção do Fórum Eleitoral




Na manhã desta quinta-feira (5) o prefeito Luiz Mestiço recebeu a visita do coordenador da Comissão de Obras do TER Edilson Queiroz da Silva para liberação do início da construção do Fórum Eleitoral de Assaí.
O prefeito esteve acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores Amarildo Apº Correia , do secretário de Obras Orlando Menegazzo Filho, do engenheiro Wagner Mukai e do representante da construtora responsável pela obra Carlos Alberto Sturion de Paula, visitando o terreno onde a obra será construída.
 O prédio será construído no conjunto paraíso na rua dep. Francisco Escorsin próximo ao centro de educação infantil Pingo de Gente e receberá investimento de 400 mil reais entre a construção, mobiliários e equipamentos, em 240m² de construção.
Dentro de 20 dias a construtora dará início à construção , que tem prazo de entrega previsto para seis meses.
A obra contará com três módulos, sendo; área de atendimento a eleitores, cartório eleitoral, depósito de urnas e estacionamento, espaço esses que tem a finalidade de proporcionar um bom atendimento á população.
“A construção desse novo espaço, é a garantia de mior conforto e comodidade para o eleitorado quando  precisarem do atendimento do Fórum Eleitoral”, comenta o prefeito Luiz Mestiço.


Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Assaí futsal segue líder do grupo no Campeonato Paranaense‏


Após vencer a equipe de Rebouças no último sábado (31) por 4X1 o Assaí Futsal segue líder do grupo D com 10 pontos no Campeonato Paranaense Série Bronze.
Assaí está na liderança após três vitórias e um empate e a dois jogos da semifinal.
O próximo confronto será contra a equipe de Jacarezinho no sábado dia 7 de setembro às 20hrs no ginásio de esportes Yoshihiro Nonomura.
“Faltam quatro jogos. E com mais duas vitórias a equipe assaiense garante acesso na Chave Prata. Neste jogo decisivo e em casa,  contamos com a participação da torcida assaiense” comenta o técnico José Luis Silva.


Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Ladrões batem carro roubado em Cambé

Uma casa que fica em um condomínio fechado no Bratislava foi invadida por 4 homens armados na cidade de Cambé. O crime aconteceu na noite desta terça-feira (3). O grupo deixou o local com vários objetos da família e o carro modelo Corolla, que posteriormente foi abandonado continuaram fuga em outro veículo, um Honda City. Eles seguiram sentido Londrina.
Houve perseguição pela BR-369. Quando a viatura da PM se aproximou do carro dos assaltantes, o motorista do Honda City perdeu o controle do veículo e bateu em outro carro. O acidente deixou uma criança de 5 anos ferida. Ela foi atendida pelos socorristas do Siate e encaminhada ao Hospital Evangélico de Londrina.
Após a batida, houve uma nova troca de tiros. Um dos assaltantes, Fernando dos Santos, de 26 anos, morreu no local devido ao trauma causado pela colisão. Rafael Tiago Pereira, de 20 anos foi baleado e encaminhado ao hospital. A polícia prendeu ainda Marcos Alan Lopes, de 19 anos, e apreendeu um adolescente de 16 anos. Com o grupo, foi encontrado um revólver calibre 32 













 http://www.portalcambe.com.br

Prefeito busca novos projetos com a Cohapar‏

O Prefeito Luiz Mestiço foi recebido pelo  secretário estadual da Habitação e presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche em seu gabinete nesta terça-feira (3) em Curitiba.
A reunião de trabalho se deu para tratar dos projetos habitacionais que o município vem desenvolvendo em parceria com os governos estadual e federal.
No município de Assaí a Cohapar já disponibilizou  a construção da 453 moradias do Cidade Alta I II e III, que passará a ser denominado Conjunto Habitacional José Richa, que estão na reta final com previsão de entrega das chaves no início do mês de outubro, mais 10 moradias rurais que já forma entregues no mês de maio e já disponibilizou mais 60 moradias rurais que estão na fase de aprovação dos cadastros.
Também está em processo de análise e comprovação de documentação para atender 476 famílias com a titulação de imóveis.
Está previsto para o dia da inauguração e entrega das chaves das 453 moradias do Conjunto José Richa a liberação de recursos para construção de novas moradias para famílias assaienses.
“Estamos recebendo apoio irrestrito do Governo do Estado, e esta parceria com a Cohapar vem efetivar nossa meta de levar moradia digna e qualidade de vida para as famílias assaienses tanto da zona urbana quanto na rural”, comenta o prefeito Luiz Mestiço.



Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Calil Hannouche e Edimar Santos adquiriram 50% da Rádio Nativa AM de Cornélio Procópio



Os empresários Calil Hannouche e Edimar Santos, adquiriram 50% da Rádio Nativa AM Cornélio Procópio e formaram uma Rede de emissoras no Norte Pioneiro, sediadas em Andirá, Carlópolis, Ribeirão do Pinhal, Assai e Curiúva.

A Rede de Emissoras Nativa, começa operar nos próximos dias.

COCA-COLA PAGA US$ 1,8 BI PELA PARANAENSE SPAIPA

A Spaipa tem sede em Curitiba (PR) e atende 399 cidades no Estado do Paraná e 336 no Estado de São Paulo. A empresa possui duas fábricas em cada Estado: em Curitiba e Maringá, no Paraná, e em Marília e Bauru, em São Paulo

SÃO PAULO, (Reuters) - A Coca-Cola Femsa, uma joint venture entre a Coca-Cola e a varejista mexicana e engarrafadora Femsa, anunciou neste sábado acordo para a compra de 100 por cento do controle acionário da indústria de bebidas brasileira Spaipa, por 1,85 bilhão de dólares.
O acordo representa mais um passo da companhia na consolidação no Sistema Coca-Cola Brasil, segundo uma nota divulgada pela empresa, que já é a maior desse sistema.
"A Spaipa, que atua em todo o Paraná e em mais da metade do Estado de São Paulo, contribui de forma importante para reforçar a posição de liderança da Coca-Cola Femsa dentro do Sistema Coca-Cola", disse.
Em junho deste ano, a Coca-Cola Femsa adquiriu a Companhia Fluminense de Refrigerantes, engarrafadora com atuação em parte dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, por 448 milhões de dólares.
O negócio anunciado neste sábado foi a sétima aquisição da empresa desde a decisão de entrar no Brasil, quando assumiu o controle da Panamco, que atuava no litoral e em parte do interior do Estado de São Paulo, assim como nas regiões metropolitanas de Campinas e da capital paulista, além de todo o Mato Grosso do Sul. Em 2008, a empresa comprou a Remil, franquia com atuação em Minas Gerais.
"Há uma grande complementaridade entre os territórios da Coca-Cola Femsa Brasil e os que pertencem à Spaipa. Isso nos permitirá ganhos logísticos e maior eficiência no atendimento de nossos clientes", disse o presidente da Coca-Cola Femsa Brasil, José Ramón Martínez, em comunicado.
Ele observou que a aquisição das operações da Spaipa traz boas possibilidades de crescimento para a companhia.
A Spaipa tem sede em Curitiba (PR) e atende 399 cidades no Estado do Paraná e 336 no Estado de São Paulo. A empresa possui duas fábricas em cada Estado: em Curitiba e Maringá, no Paraná, e em Marília e Bauru, em São Paulo.
Além disso, a Spaipa conta com sete centros de distribuição, 6 mil funcionários e 445 caminhões para atender 116 mil pontos de venda e 17,2 milhões de consumidores.
Em 2012, Spaipa vendeu 236 milhões de caixas unitárias de bebidas, gerando uma receita líquida de cerca de 929 milhões de dólares.
Com a aquisição, a Coca-Cola Femsa Brasil amplia também a sua capacidade produtiva no país, que passa de 680 milhões para mais de 1,1 bilhão de caixas unitárias por ano. O número de colaboradores diretos crescerá cerca de 40 por cento, e o total de consumidores atendidos passa de quase 50 milhões para 66 milhões.
O acordo já foi aprovado pelo Conselho de Administração da Coca-Cola Femsa, mas a transferência da gestão da operação não acontecerá de imediato, pois depende ainda de aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Adicionalmente, a Coca-Cola Femsa buscará aprovação desta transação junto a The Coca-Cola Company.
OUTROS INVESTIMENTOS
Para desenvolver as estratégias de crescimento no mercado brasileiro de bebidas, a Coca-Cola Femsa Brasil lembrou em nota que "está investindo mais de 340 milhões de dólares somente em ampliação de capacidade de produção e logística".
No final de 2013, começa a operar a primeira de duas etapas do novo Centro de Distribuição de Sumaré (SP), nas quais serão investidos 37 milhões de dólares.
A empresa também está construindo uma unidade fabril em Itabirito (MG), que terá capacidade anual para produção de 2,1 bilhões de litros, equivalente a um incremento de aproximadamente 47 por cento em relação à produção atual da fábrica de Belo Horizonte. Os investimentos na construção e implantação da unidade são da ordem de 258 milhões de dólares.
Na unidade de Jundiaí, estão sendo investidos 53 milhões de dólares na construção de um armazém vertical totalmente automatizado e na instalação de uma nova linha de PET, com capacidade de produzir 72 mil garrafas PET por hora.
Hoje, a fábrica de Jundiaí, maior da Coca-Cola no mundo em volume de produção, possui capacidade produtiva de 300 milhões de caixas unitárias por ano.
(Por Roberto Samora)

VEM AÍ A FESTA DAS NAÇÕES!!!


Vem aí a I Festa das Nações de Assaí !

Serão três dias de festa.

De 04 a 06 de outubro no Centro de Eventos Toyosaburo Ikeda.
A festa contará com atrações musicais, apresentações culturais, restaurantes típicos e parque de diversões.

Dia 04/10 – Apresentação Grupo Folclórico Alemão – Rotkappen e Show com Bonde do Forró
Dia 05/10 – Apresentação Grupo Folclórico Português – Os Lusíadas e Show com Falamansa
Ingressos serão vendidos a R$10,00, nos pontos de vendas: Gata Bacana, Josianne, Elegance, Bonitão, Farmácia Murao e na Savio Sorvetes em São Sebastião da Amoreira.

Dia 06/10 – Festival de Cultura com apresentação das escolas a partir das 11horas; Show de Prêmios e Show com Cowboys do Asfalto – Entrada Franca.
Realização Provopar de Assaí e apoio do Governo Municipal.

Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

evento para terceira idade

Com o objetivo promover saúde, bem estar e interação para a terceira idade, o Governo Municipal através da secretaria de Cultura e Turismo e em parceria com a Triunfo/Econorte organiza um dia todo especial para todos os idosos de Assaí.
O evento “ Viver Bem pra Viver mais Feliz” acontecerá no dia 19 de setembro no auditório do Colégio Barão do Rio Branco,  com diversas atividades:
Palestra sobre qualidade de vida com a Dra. Albanira Pançan, e prevenção de acidentes domésticos com o Subtenente Euclides Tadeu da Silva.
Momento de beleza com direito a corte de cabelo, maquiagem, manicure  e designer de sobrancelhas com os profissionais: Herminho, Wilma, Hissae, Luzia e Aracilda.
Palestra com orientações sobre a prática de atividades físicas na terceira idade, assim como ginastica e alongamentos com três fisioterapeutas.
A secretaria de Saúde estará disponibilizando  4 enfermeiros que estarão realizando testes de glicemia e  aferindo pressão.
Coffee break e um grande baile com a dupla Denil e Diney.
“ Nesse projeto de  inserção social e cultural dos idosos de Assaí, queremos proporcionar a população da melhor idade mais qualidade de vida e bem estar social”, comenta a secretáris de Cultura Cida Maria.
Todos os idosos acima de 50 anos podem participar. Maiores informações na Secretaria de Cultura – 3262-5456.

Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

HOMEM MATA ASSALTANTE QUE AGREDIA SENHOR DE 70 ANOS E VAI PRESO


O crime aconteceu em um posto de combustível da rua Carlos Gomes, por volta das 15h desta terça-feira, na Vila Portes, quando Valmir Rabaiori, de 46 anos, presenciou um assalto e tentou defender a vítima. Ele esfaqueou o assaltante, que acabou morrendo no local. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal e ainda não foi identificado.

Valmir informou que estaria defendendo um senhor de cerca de 70 anos, que estava sendo agredido pela vítima que portava uma faca, neste momento ele tomou a faca e esfaqueou o agressor. “Eu não matei por sem-vergonhice, fui me defender e tem prova”, disse. Ele foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil.

Fonte: Rádio Cultura Foz
Fotos: Dante Quadra

Quadras Esportivas‏

Governo Municipal conquista uma nova quadra poliesportiva que será implantada na Escola Maria José da Silva Santos.
Através de um investimento de 510 mil reais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE a escola Municipal Profª Maria José da Silva Santos ganhará uma quadra poliesportiva coberta, com vestiários, arquibancadas e todos os equipamentos esportivos em 980,40 m² de construção.
A quadra será construída no terreno abaixo da escola.
O Governo Municipal já recebeu a primeira parcela de R$ 127.500,00 referente a construção do novo espaço esportivo.
Outra grande conquista para área da educação e do esporte foi a tão esperada cobertura da quadra esportiva da Escola Pe França Wolkers que receberá investimento do FNDE de 185 mil reais.
“Estamos trabalhando incansavelmente para melhorar a cada dia a infraestrutura e qualidade de vida da população de Assaí. Essas quadras cobertas significam  maior segurança às crianças que não estarão mais praticando as atividades físicas expostas ao sol”, comenta o prefeito Luiz Mestiço.

Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Vândalos destroem catracas recém-instaladas no Colégio Olavo Bilac



O Colégio Estadual Olavo Bilac foi vítima de atos de vandalismo no último fim de semana. Na sexta-feira (30) os vândalos invadiram o colégio e destruíram uma das três catracas da entrada do colégio e, no domingo (1º), destruíram outra.

Segundo a diretora, Maria Regina Nicolau, as catracas haviam sido recém-instaladas. “A empresa veio para instalar as catracas semana passada. Esta semana íamos cadastrar os alunos para já no final desta semana elas entrarem em funcionamento”, relatou.

As catracas foram instaladas por solicitação dos próprios alunos que pediam mais segurança. “Nós temos no colégio, deste o ano passado, um grupo de diálogo que é formado por alunos, professores e membros da direção. E foi por meio da solicitação deste grupo mediador que nós decidimos colocar as catracas no colégio. Buscamos atender um pedido dos alunos e também trazer mais segurança para este espaço que é de formação e de cidadania”, explicou a diretora.

Apesar dos atos de vandalismo a direção da escola afirmou que as catracas serão mantidas. “As catracas serão mantidas. Já contatamos a empresa responsável e esta semana mesmo elas serão reinstaladas e, em breve, estarão funcionando”.

A diretora informou ainda que a equipe do colégio fez um Boletim de Ocorrência e as responsabilidades já estão sendo apuradas. E pede à comunidade e aos pais que dialoguem com os filhos sobre a importância de se respeitar o espaço escolar.

“Queremos chamar a atenção da população que, mesmo estando em um espaço de formação, infelizmente também estamos suscetíveis a este tipo de ação de vândalos. Então pedimos aos pais que conversem com os seus filhos e que os instruam, que todas as medidas que escola toma, como a necessidade de autorização para sair do colégio em horário de aula, ou a colocação das catracas, é para a segurança deles [alunos]”, finalizou a diretora.


www.tudoibipora.com.b

Paraná vai colher mais de 36 milhões de toneladas de grãos

No Paraná, a safra de grãos 2012/13 caminha para a reta final e sinaliza para um resultado recorde, acima de 36 milhões de toneladas, mesmo com as ocorrências climáticas sérias durante o seu percurso, como estiagem, seguida de excesso de chuvas e mais recentemente com a incidência de fortes geadas sobre as lavouras.

A pesquisa mensal do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, referente ao mês de agosto, informa que a safra total de grãos da safra 2012/13, considerando o período de verão, inverno e terceira safra, está estimada em 36,8 milhões de toneladas.

Neste resultado já estão incorporadas as perdas decorrentes das fortes geadas que aconteceram entre os dias 24 e 25 de julho, avaliadas em 2 milhões de toneladas de grãos correspondentes aos prejuízos nas safras de trigo e milho da segunda safra. O café também sofreu com as geadas e deverá perder até 62% da safra, mas só em 2014.

O milho da segunda safra, que registrou uma pequena perda de 960 mil toneladas até as geadas de julho, dessa vez não foi mais atingido porque toda a safra já estava em maturação, na reta final para a colheita, o que ajudou a escapar do rigor do clima essa semana. Não fossem os problemas de clima como seca, seguida de chuvas e depois de geadas, a segunda safra de milho teria sido mais um recorde, disse a técnica do Deral, Juliana Tieme Yagushi.

http://www.integrada.coop.br

Vídeo do SBT mostra depoimento de vítima de Gaievski

HOMEM MORRE CARBONIZADO APÓS BRIGA COM SOBRINHO


Uma briga familiar terminou de forma trágica no final da noite deste domingo (1), na Rua José Risseto, no bairro Santa Felicidade em Curitiba. Felipe Gabriel Ferreira da Luz, 63 anos, bebia com o sobrinho em casa durante a tarde, quando houve uma discussão e agressão física, sendo que o senhor acabou expulsando o sobrinho da residência. No final da noite por volta das 23h30, quando Felipe já dormia, o sobrinho retornou e colocou fogo na casa. Ele não conseguiu sair e morreu carbonizado. Várias equipes do Corpo de Bombeiros foram até o local mas ao chegarem a residência já estava tomada pelas chamas. Após 3 horas de muito trabalho, o corpo foi localizado pelos bombeiros totalmente carbonizado. O sobrinho segue foragido.
Plantão 190

OCORRÊNCIAS ATENDIDAS DIAS 31 DE AGOSTO E 01 DE SETEMBRO PARA 02 DE SETEMBRO DE 2013

DIRIGIR SOB INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL ASSAÍ: Ás 13h00 do dia 31 de Agosto, equipe PM logrou êxito em abordar, na Rua Rio de Janeiro, a um veículo VW/Gol (prata) que havia escapado minutos antes de uma abordagem da Polícia Rodoviária Militar Estadual. Por ocasião da abordagem, foi verificado que o condutor do veículo se encontrava visivelmente embriagado, conforme aferido sequencialmente em teste etilométrico na proporção de 0,65 MG/L. Como se não bastasse, o referido condutor também não era habilitado. Logo, encaminharam-no junto ao veículo apreendido para o devido procedimento legal.


ATENDIMENTO EM LOCAL DE ÓBITO ASSAÍ: Ás 14h00 do dia 01 de Setembro, equipe PM deslocou mediante solicitação a determinado trecho da Rua Orlando Gregório, onde em um pasto ao fundo de uma residência foi encontrado enforcado em uma árvore o corpo do Sr Otaviano Vieira, 54 anos. O local foi mantido preservado até a remoção do corpo pelo Órgão competente. Restando diligências no intuito de descobrir se se trata de suicídio ou homicídio.

Semana da Pátria em assai






A secretaria de Educação deu início as atividades alusivas à Semana da Pátria com a concentração cívica de autoridades, professores e alunos das escolas municipais, estaduais e particulares para hasteamento da bandeira do Brasil e execução do Hino Nacional.
Na manhã desta segunda-feira (2) foi a vez dos alunos do Colégio Barão do Rio Branco e da escola municipal Rotary Club.
Ao longo da semana todos os alunos participarão da concentração cívica.

Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Aviso de utilidade pública - Assaí‏

A  COPEL informa que fará melhorias na rede elétrica de Assaí, na quarta-feira (dia 04). Por isso, trechos da avenida Rio de Janeiro, ruas Domingos Julião, Frederico Prudencio de Andrade, Joaquim Brandão Vieira, Joaquim Mateus da Silva, José Carlos de Carvalho, Madrid, Niteroi ficarão sem luz entre 09h15 e 11h45. 
O desligamento só será realizado se o tempo estiver bom. 

Em caso de dúvida, ligue para a Copel: 0800 51 00 116, ou acesse o site www.copel.com 



Att,
Sandra Mary
DAMNRT / VCQNRT
(Divisão de Controle de Qualidade Norte)


6ª Etapa do Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa‏







Na manhã deste domingo (1) Assaí sediou a 6ª Etapa do Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa, o maior evento da modalidade no estado do Paraná.
Ao todo mais de 300 atletas participou do campeonato que envolveu 16 clubes de tênis de todo o Estado: Londrina, Maringá, Cascavél, Toelto, Curitiba, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Rolândia, Francisco Beltrão, Quatro Pontes, Ponta Grossa, Goioerê, Campo Mourão, Turvo e Cruzeiro do Oeste.
Os atletas buscam vaga para o Campeonato  Brasileiro de Tênis de Mesa, marcado para Bento Gonçalves (RS), de 30 de outubro a 2 de novembro.
O prefeito Luiz Mestiço esteve acompanhado do Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná e atleta da seleção de Curitiba Dr Luiz Taro Oyama e o presidente da Federação de Tênis de Mesa do Paraná Emerson Jeronimo durante as competições no Ginásio de Esportes Yoshihiro Nonomura.


Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí