Cantor sertanejo Tinoco morre aos 91 anos em São Paulo

Morreu, aos 91 anos, à 1h40 desta madrugada de sexta-feira, no Hospital Municipal Doutor Ignácio Proença de Gouvêa, na Mooca, zona leste da capital paulista, o cantor sertanejo José Perez, mas conhecido como Tinoco, da dupla Tonico e Tinoco, que se desfez em 1994 com a morte de Tonico, seu irmão. 

Segundo José Carlos Perillo Perez, filho e empresário do cantor, o pai não vinha lutando contra alguma enfermidade considerada "gravíssima" e passou mal na tarde de quinta-feira, quando foi internado no hospital, onde deu entrada com crise respiratória por volta das 15 horas. Os médicos afirmaram aos familiares, segundo estes, que, pelos sinais apresentados pelo cantor, ele havia sofrido um enfarte dois dias atrás, apesar de não ter sentido sintoma algum em casa. Antes de falecer, Tinoco teve duas paradas cardíacas no hospital, afirmaram os parentes. 

Reprodução


Segundo José Carlos, o pai estava relativamente bem. "Inclusive na quarta-feira ele gravou para o programa da Inezita Barroso lá no Teatro Franco Zampari, na Avenida Tiradentes. A apresentação vai ao ar no próximo dia 20", afirmou o filho do cantor. O velório de Tinoco terá início às 10 horas no Cemitério Quarta Parada, no bairro do Belém, na zona leste. O enterro está marcado para as 17 horas no Cemitério da Vila Alpina, também na zona leste. 

João Salvador Perez, o Tonico, faleceu no dia 13 de agosto de 1994 ao cair da escada do prédio onde morava. O último show da Dupla Tonico & Tinoco foi na cidade mato-grossense de Juína, em 7 de agosto de 1994. Em 60 anos de carreira, Tonico e Tinoco realizaram cerca de mil gravações, divididas em 83 discos que venderam mais de 150 milhões de cópias, realizando cerca de 40.000 apresentações em toda a carreira.

FAMÍLIA É FEITA REFÉM DE BANDIDOS EM IBIPORÃ


Uma família foi roubada e feita refém por cerca de 12 horas na madrugada desta quinta-feira (3), em um sítio localizado próximo ao Pico do Guarani, área rural de Ibiporã. Segundo informações preliminares da Polícia Militar, de 10 a 13 homens invadiram a propriedade e anunciaram o assalto.

A família foi feita refém e liberada somente na parte da manhã. Os bandidos fugiram com dois caminhões, dois carros e uma moto da família, além de objetos pessoais.

HOMEM DE 78 ANOS FICA GRAVEMENTE FERIDO AO CAIR DE TELHADO


Um homem de 78 anos ficou gravemente ferido na manhã desta quinta-feira (3) por volta das 10h ao cair do telhado de uma residência na rua Via Láctea, no Jardim do Sol, na região oeste de Londrina.

De acordo com o subtenente Cruz, do Corpo de Bombeiros, a vítima sofreu grave ferimento na cabeça e teve que ser encaminhada ao Hospital Universitário (HU). Os socorristas informaram que a vítima teve intenso sangramento no local do ferimento.

A assessoria de imprensa do hospital informou que Aristides Vargas está sendo avaliado pela equipe médica e ainda não há informações sobre o estado de saúde dele..

UMA PESSOA FICA FERIDA EM ACIDENTE ENTRE MOTO E CARROÇA


Um acidente envolvendo uma motocicleta e uma carroça deixou uma pessoa ferida na noite de quarta-feira (2), na avenida Angelina Ricci Vezozzo, conjunto Semiramis, zona norte de Londrina. Os veículos trafegavam sobre a ponte do Ribeirão Quati quando o motociclista não viu a carroça e causou a colisão.

O motorista da moto, Adriano Rodrigues, de 29 anos, sofreu ferimentos na perna e na cabeça e foi levado para o hospital. Já o condutor da carroça e seu acompanhante tiveram apenas lesões leves e foram liberados no local.

PR: homem tenta se suicidar após matar a mãe estrangulada



Um homem de 42 anos assassinou a própria mãe, no início da tarde desta quarta-feira (2), em residência localizada na rua Leila Gulin Geronasso, no bairro Boa Vista, em Curitiba. Alex Gonçalves, de 42 anos, matou por estrangulamento Juraci da Silva Gonçalves, de 58.

Após cometer o crime, o acusado tentou se suicidar. Ele se entupiu de remédios e precisou ser encaminhado ao posto de saúde do bairro para passar por uma lavagem estomacal.

O irmão de Gonçalves informou à polícia que o assassino não tinha problemas com drogas e também negou que ele estava passando por problemas pessoais. Além de matar a mãe, o homem estrangulou, ainda, os dois gatos que moravam na casa.

Após receber atendimento médico, o acusado foi autuado em flagrante pelo homicídio e encaminhado para o 4º Distrito Policial de Curitiba. (com informações da rádio Banda B)

Namorada de traficante morre após engolir cocaína no PR



Uma jovem de 21 anos morreu após engolir buchas de cocaína durante operação policial realizada na vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial de Curitiba. Rebeca da Silva era namorada de um traficante preso na iniciativa. Para escapar do flagrante, ela engoliu a droga, mas acabou passando mal.

A jovem recebeu atendimento no Hospital do Trabalhador de Curitiba, mas morreu devido aos efeitos causados pela droga.

Na manhã desta quarta-feira (2), quase uma semana depois da operação, a família de Rebeca foi até a Delegacia de Homicídios retirar a ficha de necrópsia do corpo. A polícia investiga agora se foi o namorado da moça que a obrigou a engolir a cocaína. (com informações da rádio Banda B)

Idoso morre atropelado por carro desgovernado em Londrina

No início da noite de hoje (2), um homem de 74 morreu vítima de um atropelamento por carro desgovernado no cruzamento entre as Ruas Bahia e Pirapó, região central de Londrina. 

O acidente ocorreu por volta das 18h30, quando um carro que estava estacionado na rua Bahia se soltou e atingiu o idoso, pressionado o contra o muro de uma residência na esquina da rua Pirapó. José Motesco entrou em óbito antes da chegada da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

Sergio Ranalli/Equipe Folha


O motorista estava em horário de trabalho no momento do acidente se apresentou muito abalado e acompanhou o andamento dos trabalhos, sem explicação para o que teria ocorrido com o automóvel. Apenas uma testemunha presenciou o momento do acidente e seria levada para a delegacia de polícia para dar esclarecimentos sobre as circunstâncias do acidente. 

O automóvel, um Vectra vermelho, ano 98, foi encaminhado para a garagem da Polícia Civil para passar por perícia. do bonde

Piercing no mamilo salva vida de jovem no Paraná

Um piercing no mamilo salvou a vida de um jovem no Paraná no último sábado (27).


Durante uma briga por causa de sua namorada, ele levou três tiros, porém apenas um deles pegou de raspão. Os outros foram desviados por causa do acessório de metal.


O suspeito foi preso. O jovem tinha colocado o acessório há poucos dias.

Foragido da Polícia de Assaí é recapturado em Ibiporã


do portal Tudo Ibiporã
A Polícia Militar de Ibiporã recebeu uma informação, via denúncia anônima no sábado (28), de que um foragido da Justiça da cidade de Assaí estaria em uma residência na Rua Riachuelo, no Jardim Brasília. No local os policiais do serviço reservado encontraram Christiano Ferreira Vilha – conhecido pelo apelido de Dentinho. Diante da situação o jovem foi preso e entregue à Delegacia da cidade.

Segundo o superintendente Aparecido Donizete de Lima, Christian fugiu do Fórum daquele município após um descuido dos policiais. “Na sexta-feira, dia 27, ele foi levado ao Fórum da cidade de Assaí e numa desatenção dos policiais ele acabou fugindo. Veio à nossa cidade, onde residem os seus familiares, e no sábado houve a informação de que ele estava nas imediações de sua casa”, contou.

Na manhã desta segunda-feira (30) ele foi recambiado para Assaí para que possa terminar de cumprir a sua pena. Dentinho já conta com algumas passagens pela Delegacia de Ibiporã. Ouça no áudio ao lado a entrevista completa feita pelo apresentador J. Campos – do Programa Rota 21, com o policial civil Aparecido Donizete de Lima.

JOVEM DE 22 ANOS É MORTO A TIROS EM IBIPORÃ


Um rapaz de 22 anos foi assassinado a tiros na noite de terça-feira (1º), na avenida Londrina, jardim San Rafael, em Ibiporã. Alisson Adson Ferreira, também conhecido como "Galo" tinha diversas passagens pela polícia. Ele é acusado de homicídios, assaltos e teria saído da cadeia recentemente. 

O jovem estava saindo de um bar quando foi baleado. Segundo testemunhas, dois homens passaram pelo local e efeturaram os disparos. Alisson foi atingido no pescoço, peito e abdômen. Socorristas do Siate chegaram a se deslocar até o local, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu. 

A suspeita é de que o crime pode ter sido motivado por um acerto de contas.

Corpo de homem decapitado é encontrado dentro de lago em Cascavel


Um corpo decapitado foi encontrado na tarde de hoje(1º) dentro do lago do Parque Tarquíneo, no Bairro Parque São Paulo, em Cascavel.
O corpo foi avistado por guardas patrimoniais, que logo em seguida acionaram a polícia.
Foi preciso do auxílio do Corpo de Bombeiros para a retirada do corpo que segundo o Instituto Médico Legal é de um homem.
A cabeça também estava dentro do lago.
Uma mochila, e alguns pertences pessoais da vítima foram recolhidos pelo Instituto de Criminalística. Não havia nenhum documento que pudesse ajudar na identificação.
Investigadores do Setor de homicídios da Polícia Civil estiveram no local e estão investigando o crime.


(Rádio Educadora/CGN)

Quadrilha assalta ônibus e prende viajantes no bagageiro



Um ônibus da empresa O.M Turismo foi assaltado na madrugada desta terça-feira (1º) por volta das 4h30 na cidade de Itaguajé (110 km ao norte de Maringá).

O ônibus, que seguia de Foz do Iguaçu para Goiânia, foi abordado por um veículo Monza com quatro elementos armados, que atiraram para o alto até a parada do carro.

Dois assaltantes entraram no ônibus armados com pistolas e renderam o motorista e os passageiros. O condutor foi obrigado a levar o ônibus até um canavial, onde a quadrilha assaltou os viajantes, levando aproximadamente R$ 4,5 mil, além de objetos particulares.

Em seguida, 22 passageiros e o motorista foram trancados apenas de roupa íntima no bagageiro do veículo. A Polícia Rodoviária de Colorado, que atendeu a ocorrência, só foi informada do assalto no início da manhã aproximadamente às 9h30.
bonde

NA CONTRA MÃO MOTORISTA CAUSA ACIDENTE COM DUAS MORTES

Um acidente grave fez duas vítimas fatais por volta das 5h30 da manhã desta segunda-feira (30), na BR-369, próximo a Sadia. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Cambé, um Gol parou para abastecer em um posto de combustível da região e voltou para a rodovia na contramão. 

Um veículo Strada que seguia pela BR-369 no sentido de Rolândia não conseguiu evitar a colisão e bateu frontalmente com o Gol. Dois passageiros do Gol, Aldo Hiroshi e Vanderlei Baio, morreram no local. Já o condutor do Gol, Alan Santana Leal, de 28 anos e o motorista da Strada, Sebastião Bernardo dos Santos, 51, ficaram feridos. Eles foram socorridos e levados para a Santa Casa de Cambé. 

De acordo com o Soldado Zanin, do Corpo de Bombeiros de Cambé, no momento em que os socorristas chegaram ao local do acidente, a Strada estava pegando fogo. "Por sorte o motorista já tinha deixado o veículo", contou. Às 7h40 da manhã a pista sentido Cambé-Rolândia ainda estava interditada e o trânsito era desviado pela via marginal. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a pista foi liberado por volta das 8h.

IDOSA LEVA GARRAFADA NA CABEÇA


Uma idosa de 63 anos foi agredida, por volta das 15h deste domingo (29), na residência onde mora, na rua Lagoa Negra, no jardim do Lago, em Rolândia. 

Irene Aparecida de Moraes levou uma garrafada na cabeça do próprio marido. Após desferir o golpe, o homem tentou enfiar parte do objeto no tórax da idosa. 

Familiares que estavam na casa conseguiram apartar a briga e evitar uma tragédia. Irene sofreu um corte extenso na testa e ferimento superficial no tórax. 

Ela foi atendida por socorristas do Siate e encaminhada para o Hospital São Rafael. O agressor foi levado à Delegacia de Rolândia para prestar esclarecimentos.

ENTEADO MATA PADRASTO A TIJOLADAS


Um jovem de 20 anos assassinou o padrasto, no final da noite de sábado (28), no bairro Santa Ângela, em Campo Largo (região metropolitana de Curitiba). Yago Felipe de Carvalho Rosa é usuário de crack. 

Ele se utilizou de um tijolo para matar Daniel Policiano Alves, de 54 anos. Segundo a polícia, o jovem assassinou o padrasto depois que o mesmo se recusou a dar dinheiro para ele. 

Carvalho foi autuado em flagrante pelo homicídio e encaminhado para a Delegacia de Campo Largo. Antes de ser levado, o jovem quase foi linchado por vizinhos da vítima. (com informações da rádio Banda B)

AFTOSA - Paraná abre primeira etapa da campanha de vacinaçã



O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, lançou neste sábado (28), em Castro, a primeira etapa da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa. Todos os bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade devem ser vacinados entre os dias 1° e 31 de maio. A expectativa do Governo do Estado é imunizar 100% dos animais nessa faixa etária, o equivalente a 4,3 milhões de cabeças.

A vacinação deve ser comprovada pelos produtores até o dia 31 de maio, nas unidades veterinárias da secretaria. O produtor que não vacinar seus animais será multado em R$ 101,84 por cabeça. A próxima etapa da campanha será realizada em novembro.
Para Ortigara, a mobilização representa um desafio para o Governo do Estado e o setor produtivo, que buscam o reconhecimento do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação. “Essa é uma medida que vai dar segurança aos mercados mais disputados, que querem comprar carnes de locais com plena sanidade”, afirmou.
Segundo o secretário, o Paraná está na reta final para entrar com o pedido de reconhecimento de área livre de aftosa sem vacinação. A solicitação será encaminhada após uma avaliação técnica sobre o desempenho dos serviços de sanidade e das condições do rebanho paranaense – o que deverá ocorrer após a realização das duas etapas da campanha de 2012.
“A febre aftosa é uma doença contagiosa, que causa prejuízos econômicos sérios aos produtores. Por isso, o custo da vacina não deve doer no bolso. Doerá mais se o produtor deixar de vacinar e colocar em risco toda a estratégia do Estado”, afirmou.
Ortigara ainda destacou a criação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), autarquia que será vinculada à secretaria e vai atuar nos serviços de sanidade e inspeção da produção agropecuária. “O governo vai contratar, via concurso público, cerca de 500 profissionais que serão fiscais e educadores. A ideia é educar os produtores primeiro, para depois autuar os refratários”, disse.
PRODUTORES – O lançamento da campanha aconteceu na chácara Salomons, de propriedade de Charles Salomons, especializada em gado leiteiro. “Vacinar os animais é um investimento, não um custo”, afirmou o produtor.
“Estamos cientes de nossa responsabilidade. Sabemos que, sem sanidade, não conseguiremos mercado”, disse Franz Borg, presidente da cooperativa Castrolanda.
“Não adianta nada um produtor vacinar e o vizinho, não”, acrescentou Roelof Hermannes Rabbers, presidente do Conselho Municipal de Sanidade de Castro. Segundo ele, o conselho fará uma parceria com o sindicato rural da região para ampliar a mobilização entre os produtore

MILHO - Estado deve colher 31 milhões de toneladas de grãos



O Paraná deverá colher este ano uma produção recorde de milho de segunda safra. Levantamento divulgado nesta sexta-feira (27) pela Secretaria da Agricultura indica produção de 9,97 milhões de toneladas – 4,2% superior à estimativa anterior. Com o aumento na produção de milho, somado ao crescimento da área plantada com feijão e à reavaliação da quebra na safra de verão, a estimativa é que o Estado produza 31,02 milhões de toneladas de grãos de verão e inverno – 290 mil toneladas a mais do que o previsto em março.



O novo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura foi divulgado nesta sexta-feira (27). De acordo com a secretaria, houve uma reavaliação na quebra de safra da produção de verão (prejudicada pela estiagem do início do ano) e uma revisão na expectativa de produção do milho da segunda safra. O clima está favorecendo as culturas da segunda safra que estão em campo e as expectativas apontam para uma colheita maior do que se previa para o milho e feijão.



A estimativa anterior para a segunda safra de milho era de uma colheita de 9,56 milhões de toneladas. Com a reavaliação da área ocupada pela cultura, espera-se agora uma produção de 9,97 milhões de toneladas. Caso essa estimativa se concretize, será o maior volume de produção de milho de todos os tempos para esse período do ano.



SAFRA DE VERÃO – Em relação à safra de grãos de verão, o levantamento do Deral do mês de abril também revisou a quebra de safra de soja, que está em 24% na comparação com a safra do ano passado. Na previsão do mês passado, a produção estimada era de 10,71 milhões de toneladas, e agora se esperar encerrar a colheita da safra 11/12 com um volume de 10,76 milhões de toneladas de grãos colhidos (um aumento de 0,5%).



O milho cultivado na primeira safra também apresentou uma redução na expectativa de perdas. A quebra de safra que estava estimada em 17% caiu para 16%, devendo ser colhidas 6,4 milhões de toneladas.



FEIJÃO – A primeira safra de feijão 11/12 já está fechada e o resultado refletiu a insatisfação dos produtores, considerando os preços praticados durante a comercialização da safra anterior. A área plantada foi 28% menor, caindo de 344 mil hectares ocupados na safra 10/11 para 249 mil hectares na safra atual. A queda na área plantada contribuiu com a redução na produção que caiu de 534 mil toneladas colhidas no ano passado para 353 mil toneladas este ano (uma redução de 34%).



Com a melhora nos preços, a área plantada com feijão na segunda safra avançou de 171 mil hectares no ano passado para 209 mil hectares neste ano. A expectativa de produção sobe de 278 mil toneladas colhidas no ano passado para 377 mil toneladas em igual período deste ano (um aumento de 21%).



TRIGO – Como era esperado, a área plantada com trigo caiu de 872 mil hectares, conforme a previsão do mês passado, para 785 mil hectares. A previsão de produção é de 2,26 milhões de toneladas, se não houver alterações em função do clima daqui para frente. Em compensação, a área que não foi ocupada pelo trigo registrou o avanço do milho da segunda safra, que teve uma expansão de 17%, passando de 1,69 milhão de hectares ocupados no ano passado para 1,98 milhões de hectares neste ano.



O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, faz um alerta sobre a importância da manutenção do plantio de trigo no Paraná, para que os produtores tenham mais opções de culturas no inverno e garantam melhores resultados durante o ano. "Se o produtor paranaense abandonar o trigo, ficará dependente apenas da segunda safra de milho, o que pode não ser interessante em alguns momentos", afirma.



PREÇOS – “O prejuízo com a quebra da produção na safra paranaense de grãos neste ano está sendo compensada, em parte, pelo aumento nos preços pagos aos produtores”, diz o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni. Houve aumento nos preços da soja e do feijão. “O milho teve uma ligeira queda nos preços pagos aos produtores, mas está havendo um volume de produção que compensa com a elevação na renda”, explicou.



Os preços da soja pagos aos produtores reagiram no mês de abril. Segundo acompanhamento do Deral, conforme a cotação de 26 de abril, houve aumento de 10% em relação ao mês passado e de 33% em relação aos preços pagos aos produtores no mesmo período do ano anterior. A soja está cotada em R$ 54,50 a saca, embora produtores em Ponta Grossa estejam sendo remunerados em até R$ 61 a saca para entrega da produção nas indústrias da região. Há um mês, a média de preços pagos pela soja ao produtor era de R$ 49,50 a saca – há um ano, ele recebia R$ 40,96 a saca.



A comercialização da soja está sendo favorecida pela queda de produção do grão na América do Sul. As lavouras do Brasil e Argentina sofreram com a estiagem do início do ano e a oferta do grão reduziu, contribuindo para a queda nos estoques mundiais de soja. "Está ocorrendo o efeito gangorra. Ou seja, cai a produção, mas elevam-se os preços", comentou Simioni.



O feijão foi o produto que mais proporcionou aumento de preço ao produtor. A saca do feijão de cor está sendo comercializada em torno de R$ 189,00, 22% acima do preço praticado há um mês, quando o produtor recebeu em média R$ 155,00 a saca pelo mesmo produto. Em relação ao ano passado, o feijão subiu 154% no preço pago ao produtor, que recebia em média R$ 74,41 a saca em abril de 2011.



O feijão preto também subiu de preço, embora num ritmo menor. O produto, comercializado atualmente em torno de R$ 90 a saca, está com preço 7% acima do que vinha sendo comercializado há um mês, quando foi vendido por R$ 84 a saca. Está 34% acima dos preços praticados há um ano, quando custava em torno de R$ 67,21 a saca.



O milho registrou ligeira queda nos preços, em função do aumento de preço. No entanto, o produtor está tranquilo com a elevação na renda. Atualmente, o milho está sendo comercializado em torno de R$ 21 a saca – 8% abaixo do mês passado, quando o produto foi vendido em torno de R$ 23 a saca. Em relação ao ano passado, o preço do milho pago ao produtor era de R$ 23,67. A redução nos preços é de 11,3%.



O preço atual do trigo pago aos produtores é de R$ 26 a saca no mês de abril, valor 5,3% acima dos preços pagos há um mês, quando estavam em R$ 24,70 a saca. Mas em relação aos preços praticados há um ano, houve uma queda de 2,8%. Em abril do ano passado, o trigo estava cotado em torno de R$ 26,76 a saca.

CORNÉLIO PROCÓPIO - Dupla rouba distribuidora de bebidas e é presa



Reginaldo Tinti / anuncifacil.com.br
Um jovem de 20 anos foi preso e um de 17 apreendido após roubar uma distribuidora de bebidas no centro de Cornélio Procópio. Segundo informações do Anuncifácil, a ação aconteceu na noite de sábado (28).


Policiais militares passavam pelo local quando um homem, que testemunhou o assalto, informou sobre a ocorrência aos PMs. A polícia fez um cerco na região e prendeu os bandidos nos fundos de uma residência.



A PM suspeitou do local ao avistar o muro quebrado. O dinheiro e outros pertences roubado também foram recuperados pela polícia. Os dois haviam escondido os objetos em uma das janelas da casa. A arma utilizada no crime foi apreendida no quintal de outra residência da região.



Os jovens já tinham passagens pela polícia. Eles foram autuados em flagrante por assalto a mão armada e ficaram detidos na 11ª SDP de Cornélio.