Morre no Sul agricultor que viajou 50 km com serra elétrica na barriga

 

Lucas Azevedo
Do UOL, em Porto Alegre
r
  • Divulgação / Hospital Vida & Saúde
    Steinmedc cortava lenha em casa, em Campina das Missões (RS), quando ocorreu o acidente
    Steinmedc cortava lenha em casa, em Campina das Missões (RS), quando ocorreu o acidente
Morreu na madrugada deste sábado (15) na cidade gaúcha de Santa Rosa (a 495 km de Porto Alegre), na região noroeste do Estado, o agricultor Gregório Steinmetz, 56, que, na última segunda-feira (10), teve de viajar por 50 quilômetros com uma serra elétrica circular cravada no abdome.
Steinmetz havia se acidentado em casa enquanto cortava lenha, na cidade vizinha de Campina das Missões, e foi socorrido e transferido de ambulância para o hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa. A cirurgia para retirada do equipamento foi bem-sucedida. Entretanto, devido ao histórico de saúde do agricultor, houve uma piora que o levou à UTI. 
 
Conforme o hospital, Steinmetz morreu às 4h15 deste sábado depois de um choque séptico (infecção), devido ao infarto mesentérico do intestino. Este problema ocorreu em função de uma arritmia cardíaca na última quarta-feira. O paciente também era hipertenso e transplantado de rim. 
 
No dia do acidente com a serra, Steinmetz foi atendido pela mulher, Frida Maria Steinmedc, que convenceu o marido a não arrancar a máquina do corpo. Ele foi atendido no pequeno hospital do município, mas encaminhado ao Vida e Saúde. Por todo o trajeto, uma enfermeira viajou segurando a serra para evitar que a lâmina se movimentasse e ampliasse o ferimento.    
 
A operação em Steinmedc durou duas horas e meia. "A cirurgia foi um sucesso, e o paciente está tendo uma recuperação satisfatória", disse na quarta-feira o médico Maurício Romano. Segundo ele, a lâmina, que fez um corte de dez centímetros em seu abdome, não atingiu nenhum órgão vital. Ainda assim, ele não resistiu.

Incêndio destrói fábrica de roupas no Paraná


Redação Bonde

Uma fábrica de roupas foi destruída por um incêndio por volta das 9h deste sábado em Cianorte, no noroeste do estado.

Um curto-circuito teria causado as chamas. Por ser inflamável, o material até então produzido na empresa ajudou a alastrar o fogo.

Os funcionários que estavam na fábrica conseguiram sair a tempo e não ficaram feridos. Doiscaminhões dos bombeiros foram usados no combate às chamas.

Idosa é amarrada e torturada por ladrões em Londrina


Redação Bonde




 

Uma idosa de 65 anos foi amarrada, amordaçada e torturada por ladrões durante a manhã deste sábado (15) na residência onde ela mora com o marido, no jardim Leonor, na zona oeste de Londrina.

Segundo a Polícia Militar (PM), a dupla de ladrões invadiu a casa por volta das 11h. Eles chegaram a agredir e torturar psicologicamente a idosa antes de amarrá-la. A mulher disse que os dois procuravam por uma quantia específica em dinheiro.

Depois de revirar a casa e não encontrar nada, a dupla fugiu levando alguns objetos. Ainda conforme a polícia, os assaltantes procuravam por R$ 20 mil, que teriam sido ganhos por um dos filhos da idosa.

A mulher sofreu ferimentos leves, mas não precisou de atendimento médico. Ela só está muito abalada, segundo a PM.

Os ladrões seguem foragidos.

Caminhão Bitrem sai da pista e capota na BR 369 deixando vazar líquido inflamável

Em Cornélio Procópio, por volta das 8h da manhã de sexta feira (14), um caminhão bitrem saiu da pista e capotou em uma curva da BR 369, próximo à antiga Concristo, caindo em uma ribanceira, na saída para Londrina, deixando vazar uma imensa quantidade de líquido inflamável. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Econorte e IAP (Instituto Ambiental do Paraná) se deslocaram para o local e segundo o subtenente Lázaro do Corpo de Bombeiros, uma grande equipe foi acionada, pois mais de quarenta mil litros de álcool vazava do caminhão e um incêndio de proporções sem precedentes poderia ocorrer. A área foi isolada e espuma foi jogada em torno do veículo. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves, apresentando contusões e um corte na testa. Após receber atendimento, o condutor foi encaminhado ao pronto-socorro da Santa Casa de Cornélio Procópio. Para os bombeiros, o caminhoneiro foi salvo pela mão divina, visto a gravidade do acidente e o risco de uma explosão. De acordo com o agente Chaib da PRF, a prioridade era isolar a área e manter a segurança do local, mantendo afastados os curiosos e tentando evitar que os motoristas trafegassem pela área do acidente em alta velocidade, que é muito difícil por se tratar de uma rodovia. Para o IAP, representa pela pessoa de Devanil José Bonni, chefe entidade em Cornélio Procópio, todas as medidas necessárias tomadas para não contaminar os mananciais de abastecimento da cidade serão acompanhadas de perto pelos técnicos do IAP. Devanil acredita que os mananciais não serão afetados, porém o forte cheiro do álcool deve permanecer mais alguns dias.temporada no nordeste
http://nationalnoticias.blogspot.com.br

Campos sem flores

Apicultura paranaense tem dificuldade para expandir área; criação de polos de produção e profissionalização do setor são alternativas

A expansão de áreas anteriormente não utilizadas para a agricultura e o desmatamento nas áreas de Mata Atlântica, no Paraná, têm prejudicado o crescimento da apicultura no Estado, segundo avalia Sebastião Gonzaga, presidente da Associação Paranaense de Apicultores (APA). Ele afirma que onde chega a soja, o milho ou o trigo, houve uma redução significativa na produção de flores, cujo néctar é essencial para a produção de mel. Contudo, a apicultura paranaense tem se concentrado em algumas localidades em que a produção agrícola não consegue chegar, como regiões montanhosas, por exemplo. 

Os municípios de Prudentópolis, Arapoti e Ortigueira, localizados nos Campos Gerais, são hoje os maiores polos de produção de mel do Estado. Segundo Gonzaga, devido à falta de espaço para a expansão da atividade, a única solução para manter o crescimento desse setor é a profissionalização. De acordo com o presidente, manejo, genética e rainhas com alto potencial produtivo são algumas das saídas que podem aumentar a rentabilidade de quem trabalha com apicultura. 

O Paraná possui hoje em torno de 40 mil produtores apícolas. A maioria, afirma Gonzaga, é de pequenos e médios. "A produção de mel só acontece 90 dias por ano, o que o torna um produto sazonal. Mesmo assim, criar abelha ainda é uma atividade vantajosa", sustenta o presidente da APA. Gonzaga cobra mais empenho das autoridades agropecuárias do Estado no fomento da atividade. Segundo ele, há regiões no Paraná, como a Norte, onde há colmeias em que abelhas passam restrição devido à falta de áreas verdes. Além disso, acrescenta o presidente, o setor sofre com a falta de organização. 

Gonzaga acredita que, se houvesse mais incentivo à construção de casas de mel, que funcionariam como se fossem cooperativas, seria mais um reforço para os produtores se estabilizarem no mercado. O presidente completa que, quando há a união de agricultores que criam um produto com uma marca regional, além de agregar valor à produção, viabiliza-se a comercialização não só de mel, mas também de outros produtos que podem vir das colmeias, como o própolis e a cera. "O conhecimento traz a rentabilidade aos produtores", completa o presidente da APA. 

Produção
O Paraná é o segundo maior produtor de mel do País, ficando somente atrás do Rio Grande do Sul. De acordo com o último dado obtido pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), em 2011, o Paraná produziu 5,40 mil toneladas de mel, representando 12,5% da produção nacional. No mesmo ano, a produção brasileira fechou em 41,60 mil toneladas de mel. 

Ainda segundo dados do Deral, a produção paranaense em 2011 foi a menor desde 2005. Porém, à época, o Paraná era o terceiro maior produtor, chegando a ser o segundo a partir de 2006. O presidente da APA acredita que, com o aumento da procura pela profissionalização, o Estado entrará na disputa do primeiro lugar na produção nacional de mel. 
http://www.folhaweb.com.br

Comissão provisória assume Corol em ‘transição amigável’

A transição entre a atual administração da Corol Cooperativa Agroindustrial e a comissão provisória, eleita por associados para intervir na entidade, ocorreu ontem de forma amigável, na sede de Rolândia. Porém, os diretores executivos destituídos não estiveram presentes e foram representados por um assessor jurídico, que informou o fim da disputa judicial pelo comando da associação. 

Presidente da comissão provisória e do Sindicato Rural de Cambé, João Menolli foi à sede da Corol acompanhado de integrantes do grupo e afirmou que espera assumir a Corol nesta segunda-feira. Questionado se houve algum tipo de acordo para facilitar a transição, ele negou. "Foi pacífico, não houve pedido de contrapartida. Até acho que não há o que ser descoberto, foi má gestão, mesmo." 

Menolli não quis anunciar ontem propostas para a cooperativa e disse que apenas coordenará o levantamento de bens e dívidas, antes de convocar novas eleições em no máximo 60 dias. A equipe técnica, afirma, já está contratada. Ele admitiu, porém, que havia montado chapa para concorrer à presidência da Corol e que é preciso apressar as negociações de dívidas e com parceiros, como a Cocamar Cooperativa Agroindustrial. "Hoje, 70% a 80% dos associados que eram da Corol são da Cocamar. Foi feito negociação lá atrás e não foi concluída. Temos de descobrir o porquê e o que aconteceu realmente." 

O advogado Anacleto Giraldeli Filho, que representa a comissão, disse que o próximo passo é lavrar um documento para a transição. "Tão logo a ata de transmissão da posse seja assinada, a comissão vai tomar posse e começar a designar os técnicos para fazer os levantamentos." 

No vermelho em mais de R$ 300 milhões, a Corol entrou em crise em 2009 e não saiu mais. As dívidas fizeram com que a cooperativa tivesse problemas para conseguir crédito e 600 cooperados assinaram 903 Notas de Crédito Rural (NCRs), que totalizavam R$ 15 milhões, como garantia para financiamentos. A entidade não pagou as NCRs e cerca da metade dos associados teve o nome protestado, o que foi o estopim para a destituição da diretoria. 

Despedida
Depois de encabeçar a cooperativa por mais de 30 anos, Eliseu de Paula foi sucinto ao se despedir. "Não sou candidato, meu mandato já terminaria e terminou ontem (anteontem). Acabou de maneira não muito agradável, mas fazer o quê?" 

Ele confirmou que a transição foi feita de forma amigável e resumiu o histórico dele à frente da Corol em poucas palavras. "Foram 30 anos bons e três ruins. É o que posso dizer."
Fábio Galiotto
Reportagem Local

Romanelli pode ser presidente estadual do PMDB

Exclusivo: O deputado Luis Cláudio Romanelli(foto) pode ser o próximo presidente do diretório do PMDB do Paraná na eleição marcada para o dia 15 de dezembro, em Curitiba. A possibilidade foi admitida por ele em longa entrevista, por telefone, concedida ao npdiario na noite desta quarta-feira, dia sete.
Ele, porém, fez questão de indicar outros nomes que poderão assumir o comando no lugar do atual presidente, Waldyr Pugliesi, como o do deputado federal Osmar Serraglio. Lideranças como Orlando Pessuti e Roberto Requião não parecem ser alternativas viáveis, na avaliação de Romanelli,pois não trariam renovação ao partido,que hoje - no Paraná - está mais próximo do PSDB de Beto Richa, embora continue na base do governo federal de Dilma Rousseff(PT) inclusive com o vice-presidente Michel Temer.
"São divergências quase insanáveis e, por isso acredito que o apoio em 2014, por exemplo, será ao Beto e não para Gleisi" Hoffmann (senador eleita e atual ministra-chefe da Casa Civil).Os dois devem ser os principais candidato ao Palácio Iguaçu, com o tucano tentando a reeleição.
Romanelli lamentou que,atualmente, as legendas não possuem identificação com o eleitorado e nem sustentação ideológica, "estamos fragmentados em 33 siglas no Brasil, sem nenhuma estrutura partidária", afirmou.
O parlamentar está cumprindo "jornada dupla", como apontou, pois também é secretário estadual do Trabalho e manterá, até o final deste ano, o gabinete no legislativo.Lá, promove intensas articulações tanto com a bancada de apoio governista quanto com a oposição, visando também o orçamento de 2013.Em janeiro, voltará a ser somente secretário e, em seu lugar, assumirá o suplente,o ex-secretário de Saúde do Paraná,Gilberto Martin.

Está confirmada uma audiência pública, segundo ele, sobre a Copa do Mundo 2014 para a manhã do dia 13 próximo, no plenarinho da Assembleia Legislativa.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai iniciar as obras de recuperação da estrada de Jacarezinho a Ribeirão Claro e Xavantes. O anúncio foi feito nesta quarta-feira por Romanelli.  
“ Essa é uma obra muito importante para a região e agradeço ao governador Beto Richa e ao secretário de Infra-Estrutura e Logística, Pepe Richa, por terem atendido às nossas reivindicações. A recuperação asfáltica é extremamente necessária para melhorar a segurança da rodovia, onde circulam muitas cargas agrícolas e também há grande movimento de veículos”,sublinhou.

O deputado, por outro lado,lamentou sua prevista ausência no dia 24 deste mês(um sábado) na quarta edição do Encontro da Imprensa, Clubes Sociais e de Serviço emSanto Antônio da Platina.Garantiu, no entanto, que enviará um representante.Ele já tem compromisso agendado em Maceió(AL), para um encontro nacional de secretários de Trabalho. 

EXEMPLO PARA OUTRAS CIDADES - JATAÍZINHO RECEBE VEÍCULO ZERO KM COMPRADO COM RECURSOS PRÓPRIOS



Jataízinho acaba de receber mais um veiculo 0 km, para atendimento do Class, este foi comprado com recursos próprios, dinheiro economizado para retribuição de melhor atendimento a todos da assistencia social, não é financiado, foi pago a vista. É o dinheiro do povo investido para o povo.

Casal é encontrado morto no Paraná


do bonde




 

Um casal foi encontrado morto na madrugada desta sexta-feira (14) na casa em que morava na rua Ibiporã, bairro Palmirinha, em Ponta Grossa.

Julio Cesar de Lara e Evelin Cristina Wendler de Lara, ambos de 32 anos, estavam deitados em uma cama com ferimentos causados por arma de fogo na região da cabeça.

Segundo a tenente Natália Marangoni de Oliveira, um parente do casal que não tinha notícia dos familiares há dias resolveu ir até a residência. Sentindo o forte odor de putrefação mesmo do lado de fora da casa, o familiar resolveu chamar a polícia.

No local onde estavam os corpos, foi encontrado um revólver calibre 38 com duas cápsulas deflagradas e três intactas. De acordo com o Instituto Criminalística, foi encontrado uma perfuração na cabeça de cada uma das vítimas, sem demais escoriações que indicariam uma possível luta corporal.

A polícia investiga o caso, e trabalha com hipótese de homicídio seguido de suicídio.

Tio e padrasto são presos, acusados de estuprar menina de 11 anos em Sabáudia

Dois homens foram presos no final da noite dessa quinta-feira (13), em Sabáudia (51 km de Londrina), acusados de abusar sexualmente de uma menina de 11 anos. A ocorrência foi registrada em uma residência do Jardim Renascer.

Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 23h45, a mãe da vítima já estava em seu quarto quando notou a falta do marido, de 25 anos. Ela se levantou e flagrou o rapaz na sala, com sua filha de 11 anos sem as calças.
Ao questionar o que estava acontecendo, a menina disse que o padrasto ainda não tinha feito nada, mas ela já havia sido molestada anteriormente por um tio de seu pai biológico.
O homem de 56 anos teria estuprado a garota e a ameçado para que não contasse nada a mãe. A mulher acionou a Polícia Militar que prendeu o padrasto e o tio, que sempre levava a menina para passear em seu sítio.Pauline Almeida

Dívida ‘estratosférica’ pode quebrar Petrobras, diz Procuradoria


Impedida de importar e exportar petróleo há uma semana em razão de uma dívida de R$ 7,3 bilhões, a Petrobras pode “quebrar” e gerar “caos” no mercado de ações caso pague o débito “estratosférico”, segundo o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro.
A Folha teve acesso ao parecer da procuradoria no processo que tramitou no TRF-2 (Tribunal Regional Federal da Segunda Região).

Agricultor que ficou com serra na barriga respira por aparelhos no RS

Segundo o hospital em Santa Rosa, paciente está em estado crítico.
Problema cardíaco do agricultor evoluiu para uma isquemia mesentérica.

Do G1 RS

O homem que percorreu cerca de 50 quilômetros com uma serra elétrica cravada na barriga está em estado crítico e respira com a ajuda de aparelhos, segundo o hospital. Ele está internado desde segunda-feira (10) no Hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul.
O problema cardíaco apresentado pelo agricultor Gregório Steinmedc evoluiu para um quadro de isquemia mesentérica, que, segundo os médicos, é a falta de circulação de sangue na região do intestino. Para tentar desobstruir os vasos que ligam o coração ao intestino, Gregório Steinmedc passou por uma nova cirurgia no final da tarde de quinta-feira (13).
Morador do município de Campina das Missões, o homem de 56 anos precisou viajar até a cidade vizinha e aguardar por uma cirurgia por cerca de duas horas na segunda-feira (10) para retirar a serra que ficou cravada na barriga. Ele usava a motosserra para cortar lenha no galpão de casa quando sofreu o acidente.
Serra elétrica cravada em abdome de agricultor no RS (Foto: Hospital Vida e Saúde/Divulgação)Serra elétrica ficou cravada na barriga de agricultor
no RS (Foto: Hospital Vida e Saúde/Divulgação)
Gregório Steinmedc pediu ajuda à esposa Frida Maria Steinmedc. O casal deixou a residência em Campina das Missões e, após um primeiro atendimento no município, soube que teria de viajar até o hospital em Santa Rosa.
A cirurgia durou duas horas e meia. Segundo o cirurgião Maurício Romano, responsável pelo procedimento, o corte causado pela motosserra teve 10 cm de profundidade, mas não perfurou nenhum órgão vital. A postura da mulher do agricultor e das enfermeiras que o atenderam ainda em Campina das Missões salvaram a vida dele, diz o médico.
Além do problema com a serra, Gregório Steinmedc sofre com alterações cardíacas é hipertenso e já passou por um transplante de rim, segundo o Hospital Vida e Saúde
.

Justiça destitui diretoria da Corol


Decisão provoca cancelamento de eleição de ontem para que comissão provisória escolhida tome posse e faça auditoria na cooperativa
Fotos: Anderson Coelho
Associados da Corol comemoraram ontem, durante reunião na Arcol, decisão do TJ de destituir atual diretoria
Marino Marson, produtor em Cornélio Procópio e ex-cooperado da Corol, reclamou de ter o nome no Serasa por causa das NCRs assinadas para a cooperativa
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) reconsiderou decisão anterior e validou a destituição da diretoria da Corol Cooperativa Agroindustrial, que dará lugar a uma comissão provisória escolhida em assembleia de associados no último dia 28. A eleição para os conselhos administrativo e fiscal da entidade, marcada para ontem na Associação Recreativa Cultural Corol (Arcol), foi suspensa porque havia sido convocada pelo atual presidente, Eliseu de Paula, que deveria estar afastado do cargo. 

Cabe recurso da decisão em segunda instância do desembargador Luiz Sérgio de Lima Vieira, do TJ-PR. De Paula afirmou depois da reunião de ontem que pretendia apelar. "Vou recorrer para por a cooperativa em boas mãos", disse. Ele completou que já não se sente mais na direção da entidade e que só ficaria se a Justiça assim determinasse. À noite, no entanto, o advogado que representa a comissão provisória, Anacleto Giraldeli Filho, informou que representantes do presidente da Corol se prontificaram a fazer uma transição pacífica, para colocar fim à novela judicial. O grupo vai às 10h de hoje à sede da Corol para tomar posse. 

Giraldeli Filho explicou que o desembargador havia suspendido os efeitos da Assembleia Geral Ordinária (AGO) do último dia 28, para comprovar a participação dos associados no abaixo-assinado usado para convocar a reunião. "Ele reconsiderou o despacho e tornou válida todas as deliberações que foram tomadas naquela assembleia, razão pela qual essa (de ontem) perdeu o efeito", disse. Na ocasião, foi eleito um grupo interventor para substituir os conselheiros da Corol. 

Presidente da comissão provisória e do Sindicato Rural de Cambé, João Menolli afirmou que é preciso fazer uma auditoria dos ativos e passivos da cooperativa, para começar a renegociar as dívidas o mais rápido possível. "É uma caixa preta, não sabemos o que tem dentro, e vamos descobrir, em nome dos associados." 

Segundo o balanço da Corol sobre 2011, as dívidas passam de R$ 300 milhões. Durante a assembleia do dia 28, os associados levantaram a hipótese de que o valor poderia chegar ao dobro, mas ontem Menolli não quis arriscar um número antes de uma auditoria, que ele acredita que fique pronta em até 50 dias. A apresentação dos números da gestão em 2012 não foi feita ontem, antes da suspensão da reunião. 

Entenda o caso
A Corol entrou em crise em 2009 e começou a ter dificuldades para conseguir crédito nos bancos. Depois de tentar uma fusão com a Cocamar, a cooperativa de Rolândia acabou por arrendar parte da estrutura para o grupo maringaense e continuou com as dívidas, o que estremeceu a relação entre ambos. 

Como garantia para os financiamentos em nome da Corol, 600 cooperados assinaram 903 Notas de Crédito Rural (NCRs) em 2009, que deveriam ter sido pagas pela associação. O estopim da revolta dos produtores rurais aconteceu quando foram executados pela dívida e ficaram com os nomes na lista negra do Serasa. Eles se revoltaram e, sob coordenação de sindicatos rurais de cidades da região, pediram a destituição da diretoria da Corol em assembleia à revelia do comando da cooperativa.
Fabio Galiotto
Reportagem Local

INCÊNDIO EM OFICINA SERÁ INVESTIGADO, HÁ SUSPEITA DE TER SIDO CRIMINOSO


chagas, o caminhão do Jean meu sobrinho,foi ateado fogo,dentro da oficina do tonho.Foi na madrugada de quinta feira.Foi evitado um mal maior. Graças ao trabalho da polícia militar,que agiu tão rápido,e apagaram o fogo.vamos saber o nome dos policiais em trabalho nesta madrugada para agradece-los.a gravação da câmara da oficina, esta sendo analisada por perito profissionais para que chegamos ao suspeito.

Genito Severino

JATAIZINHO TRÊS PESSOAS SÃO PRESAS EM POSSE DE DROGAS, ARMAS, E OBJETOS.‏

A partir de 06h00 da manhã do dia 13 de Junho de 2013, equipes PMs da cidade de Jataizinho, campo de atuação da 3ª Cia do 18º BPM, efetuaram o cumprimento de alguns Mandados de Busca e Apreensão em residências do Conjunto Antonio Vieira; Vila Pavão, e Bairro Milton Felix Pessoa, o que em decorrência, culminou na apreensão de vários objetos oriundos de ilicitude, além de drogas e armas.
Somente em uma das casas foram apreendidos: 01 motocicleta Honda CG Today (89), vermelha, de placa CTY-7038; 01 revólver calibre 32 junto há mais 09 cartuchos (05 deflagrados); 01 espingarda de retrocarga; 02 rodas de motocicletas; 52 buchinhas de maconha, totalizando oitenta e seis gramas; 01 motor de popa (náutica), e 01 bicicleta amarela.

Nas outras duas residências foram apreendidas pequenas porções de maconha e a quantia de R$449,00 reais em dinheiro. Cabe frisar que os respectivos moradores das casas revistadas, a saber, dois homens (Hisnaquey, 23 anos, e Maurício, 25 anos), além de uma mulher por nome, Ana Paula, 23 anos eram, in tese, conhecidos e cúmplices entre si, e portanto, seguiram conduzidos junto aos bens, drogas e armas apreendidos.
A ação policial militar, devidamente respaldada pelo Poder Judiciário através de Mandados Judiciais, se deu em razão de indícios suficientes colhidos através de denúncias anônimas, e serviço de monitoramento que já vinha sendo realizado há algum tempo. Logo, evidencia-se o empenho com que os policiais militares do 18º BPM, que abrange Cornélio Procópio e mais 20 Municípios da Região, vem diuturnamente dispensando em prol da população.

Seção de Comunicação Social do 18º BPM
2ª Ten. Amanda - Oficial P/5
Sd Contardi - Auxiliar P/5

Projeto de Canziani é aprovado e estação ferroviária de Apucarana recebe nome



Comissão de Cultura da Câmara Federal aprova nome à estação ferroviária de Apucarana


A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o projeto de lei no. 6.603/2009, de autoria do deputado federal Alex Canziani (PTB), que denomina de Centro Histórico Cultural Estação Ferroviária Nadir Glade" a estação ferroviária de Apucarana. O projeto foi aprovado a partir do relatório favorável do deputado federal Marcelo Almeida (PMDB), que agora acompanhará a tramitação final da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

A estação ferroviária de Apucarana recebeu o nome de Nadir Glade por meio de lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores. Entretanto, a estação funciona num prédio da década de 40, de patrimônio da União, que conserva a arquitetura original e foi tombado pelo patrimônio histórico-cultural. Assim, se faz necessário uma lei federal para que a homenagem a um dos pioneiros da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) com o nome do centro cultural.

O projeto também já tem parecer favorável da Comissão de Viação e Transporte da Câmara. Almeida promete pedir celeridade na tramitação do projeto na CCJC.


Fonte: AN Notícias

Londrina: homem é encontrado morto com lesões na cabeça Redação Bonde


Redação Bonde




 

Um homem de 31 anos foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (13) em Londrina. Após denúncia anônima, uma equipe da Polícia Militar foi até a Vila Marízia, na zona leste da cidade. O corpo estava em um terreno baldio no cruzamento entre as ruas Carlos Chagas e Vital Brasil.

De acordo com a Polícia Militar, o rapaz foi identificado como sendo Paulo Henrique de Souza, de 31 anos. Ele sofreu vários ferimentos na cabeça. Foram encontradas no local pedras e uma faca com sinais de sangue. A vítima não possui passagens pela polícia.

Cantor é morto a pedradas no Paraná


Um cantor amador foi morto a pedradas durante a madrugada desta quinta-feira (13) no bairro Lagoa da Pedra, em Campo Magro (região metropolitana de Curitiba). 

Segundo a polícia, o homem não identificado teria se apresentado na noite de quarta (12) e se envolvido em uma confusão. O responsável por matar o cantor segue foragido. 

O corpo do homem foi encontrado na manhã desta quinta. Ele apresentava as calças abaixadas. O cadáver foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Curitiba, onde deve passar por exames. (com informações da rádio Banda B)
Redação Bonde

Morador de Santa Mariana perde a vida em acidente na BR 369‏







Patrick Aparecido da Silva, de 28 anos de idade, morador de Santa Mariana, perdeu a vida na madrugada, após colidir seu veículo Chevrolet/Astra contra uma árvore, no Km 67 da BR 369, próximo à ponte do Rio Laranjinha, entre Santa Mariana e Bandeirantes, por volta das 21h45 de quarta feira (12).
Havia um rapaz ao lado de Patrick no interior do veículo, identificado como Márcio Leandro Landi, de 35 anos que ficou seriamente ferido e após ser atendido por equipes de socorro, foi levado para a Santa Casa de Cornélio Procópio em estado grave.
Não se tem informações de como ocorreu o choque, mas pra se ter idéia da violência do impacto do carro contra a árvore, o motor foi ejetado do veículo, vindo a parar a cerca 40 metros de distância do local do acidente. O carro ficou totalmente destruído.
Policiais rodoviários federais estiveram no local, isolando a área e fazendo a segurança.
Patrick era funcionário da Câmara Legislativa de Santa Mariana. Seu Corpo foi levado pela Funerária Cristo rei até a cidade de Campo Mourão, onde esta sendo velado.

CRÉDITOS PARA - WWW.ANUNCIFACIL.COM.BR

SANTA CECILIA DO PAVÃO PERDE RECURSOS POR FALTA DE PROJETO

O ministro Marcelo Crivella divulgou o resultado do processo seletivo instituído pela Portaria nº 77/2013, quanto à habilitação e seleção de propostas para a ação de aquisição de patrulha mecanizada, composta por escavadeira hidráulica e trator de esteiras no valor de R$ 980 mil. 

Esta seleção faz parte da adesão ao Projeto de Aquicultura da Prefeitura Municipal de Pinhalão/PR e Ministério da Pesca e Aquicultura, através do qual será implantada uma Unidade de Beneficiamento e Abatedouro de Peixe, além de Fábrica de Farinha e de Ração.

Para habilitação o município precisava apresentar proposta por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV), no programa 5800020130001, “Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar no Brasil através da Aquisição de Máquinas”, até 30 de abril com Plano de Trabalho; Projeto Básico e Lei Municipal instituindo o Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar. 

O município de Santa Cecília do Pavão não cadastrou nenhuma proposta. Já Nova Santa Barbara apresentou projeto básico e plano de trabalho, porém a proposta foi desclassificada por falta de Lei Municipal. 

Na região foram contemplados os municípios de Assai, Congonhinhas, Curiúva, Figueira, Nova Fátima, Nova América da Colina, Santo Antonio do Paraíso Sapopema, São Sebastião da Amoreira, São Jeronimo da Serra e mais outros 100 municípios no Paraná.


A Portaria nº 77/2013 para aquisição de máquinas foi publicada com a relação de propostas classificadas, através da Portaria nº 1 de 04 de junho de 2013.

PREFEITO ADIR LEITE INSPECIONA A CONSTRUÇÃO DE IMPORTANTE PONTE EM SÃO JERONIMO DA SERRA

Prefeito Adir vistoriando a construção da Ponte que liga o Bairro da Gamela ao Assentamento Paulo Freire.

Prefeito Adir, Secretário de Obras Euzébio Truber e demais funcionários na construção da ponte.

 Colocação das Madeiras na construção da ponte.

 Funcionários trabalhando na construção da ponte.
Uma obra muita esperada pela Comunidade do Assentamento Paulo Freire e moradores do Bairro da Gamela, no Município de São Jeronimo da Serra, era a construção da Ponte que liga os dois bairros e que nas últimas chuvas acabou sendo mais danificada ainda do que estava.

Nos últimos anos o poder público do município deixou muitas comunidades passando por dificuldades por não manter as pontes em totais condições de uso, com madeiramentos correndo perigo de desabar e o Prefeito Adir Leite prometeu que iria consertar e deixar em ordem as estradas e isso tem sido sua grande preocupação, já que o município é muito extenso e precisa demais da manutenção.


 Com uma ótima atuação na fase macrorregional, o município de Assaí garantiu a participação em quinze modalidades na Final da 60ª Edição dos Jogos Escolares do Paraná.

 A fase final dos Jogos Escolares acontece em Guarapuava ainda em junho (categoria B, ensino fundamental) e em Foz do Iguaçu, em agosto (A, ensino médio), com a participação de 30 atletas assaienses.

Veja a classificação de Assaí

Tênis de Mesa

Individual masculino A
1º lugar Lucas Miya Colégio  - Colégio Carrão
2º lugar Marcelo Hayashi - Colégio Carrão

Individual masculino B
1º lugar Lucas Nomura - Colégio Barão
2º lugar Thiago Kushima - Colégio Barão.

Individual feminino A
1º lugar Rosana Hayashi -  Colégio Sesi

Individual feminino B
1º lugar Leina Takamatsu – Colégio Barão
2º lugar Gabriella Leite - Colégio Barão.

Dupla masculino B
1º lugar Gustavo Gunji e Daniel Ueno -  Colégio Barão.

Atletismo

Corrida 400 m rasos – Fem. A
1º lugar  Leticia Lika Saiki      -  Sesi   

Salto em distância – Masc. A
  lugar Luiz Vinicius  Shirai   -   Sesi

Revezamento medley
2º lugar  Lucas Gabriel da Silva Batista; Gustavo Chigaki; Luis Vinicius Shirai;  Luis Victor Shirai  - Sesi                       


Corrida 250 m rasos – Fem. B
1º lugar  Barbara Maciel    - IFV                
2º lugar  Gabrieli dos Santos  - Walerian Wrosz  
         
Corrida 1.000 m rasos – Fem. B
2º lugar   Barbara Danusa Leonel  - Barão

Arremesso de Peso
1º lugar  Bruna Matsunaga     - IFV

Lançamento de Dardo
1º lugar  Amanda Maciel        - IFV

Salto em Distância – Masc. B
1º lugar Vinicius  Ohara   - Barão            

Futsal Feminino B       
1º lugar – Colégio Conselheiro Carrão

Volei de Praia Masculino A
2º lugar – Colégio Sesi

Na fase macrorregional a delegação de Assaí conquistou 12 medalhas de ouro,07 de prata e 05 de bronze.
Na avaliação do secretário de Esportes Neto Monteiro, Assaí teve uma brilhante atuação nos Jogos Escolares do Paraná “ Nossos atletas estão de parabéns pelo empenho, esforço e atuação nos Jogos Escolares do Paraná. Pela primeira vez Assaí garante a participação em quinze modalidades na fase final da competição, estaremos levando 30 atletas para disputa final. Meus agradecimentos a equipe da secretaria de esportes, aos professores e diretores dos colégios Carrão, Barão, Walerian Wrosz, Sesi e IFV, e ao governo municipal pelo grande incentivo que tem dado ao esporte, implantando novas escolinhas esportivas como o atletismo e o tênis de mesa, que na oportunidade foram destaque durante as fases eliminatórias da 60ª edição dos Jogos Escolares do Paraná. Ficaremos na torcida e na expectativa e conquistar medalhas na fase final”.


Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí