Vazão das Cataratas bate recorde no ano; veja fotos


O volume de água nas Cataratas do Iguaçu está cinco vezes acima do normal. As fortes chuvas em todo o estado nos últimos dois dias permitiram uma cheia no Rio Iguaçu, chegando a 7,5 milhões de litros de água por segundo nas cachoeiras, a maior vazão do ano.
A expectativa era que o volume atingisse 8 milhões de litros por segundo até o final do dia. Para o final de semana estão previstas mais chuvas em todo o Paraná, incluindo as três regiões do Rio Iguaçu. Até então, a maior vazão registrada, foi atingida em maio, quando chegou a 4,4 milhões de litros por segundo.
A alta vazão propiciou um grande espetáculo aos visitantes das Cataratas, mas colocou em alerta a equipe de administração do Parque Nacional do Iguaçu. Atingindo pouco mais de 8 milhões de litros no volume, a interdição das passarelas sobre o rio é necessária como medida de segurança. Outro evento programado para o final de semana, o Luau das Cataratas, foi suspenso.



SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA TAMBEM VAI TERÁ MANIFESTAÇÃO...

DOMINGO - 16:00 HS - PRAÇA GEREMIAS LUNARDELLI - NO CENTRO DE SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA -

MOVIMENTO INDEPENDENTE - CRIADO POR UMA GATORA DE APENAS 15 ANOS.
http://tribunadeamoreira.blogspot.com.br/

MCCE divulga ranking da corrupção por partido

Do MCCE - Com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral divulgou um balanço com os partidos com maior número de parlamentares cassados por corrupção desde 2000. O DEM, com 69 cassações, tem o equivalente a 9,02% de todos os políticos cassados no período de apuração, sendo o campeão.
Veja, abaixo, o ranking da corrupção COMPROVADA em cada partido e clique aqui para acessar o dossiê na íntegra. 



ASSAI BATE AMOREIRA SEGUE ADIANTE NO JOGOS ABERTOS


SÃO SEBASTIÃO DA  AMOREIRA 1 GOL
Mesmo com muita chuva em Ribeirão do Pinhal a programação continuou. Segundo o coordenador geral, Aureliano José da Silva Filho, em virtude do número de competições no município a realização dos jogos das semifinais do basquetebol foi transferida para o ginásio “Quinzão” de Cornélio Procópio. Duas partidas do basquetebol definirão o confronto da grande final que acontecerá no domingo (23). A partir das 17h deste sábado, Jacarezinho enfrenta a equipe de Assaí e no próximo jogo Cornélio pega Andirá. 

Foram seis goleadas nos jogos de futsal que aconteceram no ginásio de Esportes Marcionílio Serra, “Tigrão”. Com nível técnico equilibrado, os confrontos do MB definiram os semifinalistas. O técnico da equipe de Assaí, José Luís Silva, que venceu São Sebastião da Amoreira, por 4 a 1 nas quartas de final, reforça que vai brigar pela vaga na final no jogo contra Cornélio Procópio. “Tivemos oito vice-campeonatos, já Cornélio vem com o favoritismo, a equipe veio com várias goleadas, mas vamos trabalhar para reverter”, disse. 
ASSAI  4 GOL 
Os jacarezinhenses seguem invictos. Desta vez golearam a equipe de Congonhinhas por 6 a 1, no último jogo da rodada. O técnico Beto Araújo, afirma que a equipe tem chance do título por apresentar uma campanha 100% até agora. “Vamos enfrentar a equipe de Bandeirantes na semifinal, que se classificou por critério técnico, esperamos fazer um bom jogo e definir a vaga para a grande final”, destaca. 

Já pelo FB, as semifinais foram marcadas por duas goleadas. A atleta platinense, Anelise Bertolino Pereira, marcou quatro gols na semifinal contra a equipe de Cornélio Procópio. O jogo terminou em 7 a 1, definindo vaga para o confronto que decidirá o título contra as assaíenses, que também garantiram vaga após vitória de 5 a 1 contra Jataizinho. 

A fase regional dos Jogos Abertos do Paraná é realizada pela Secretaria de Estado do Esporte, conta com a parceria das prefeituras municipais e dos escritórios regionais do esporte. 

COM/SEES
William Bilches
facebook.com/SecretariaEsporteParana
http://www.flickr.com/photos/secretariadoesportepr 






resultado dos jogos abertos de riberão do pinhal

Santo Antonio do Paraiso 01 Banderantes 02
Santa Amelia 01  Cornelio Procopio 06
SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA 01 x ASSAI 04
JACAREZINHO 06 CONGONHINHAS 01

santo antonio do paraiso placar 01








banderantes placar 2


VEJA IMAGENS DO ACIDENTE NA PR-090 QUE DEIXOU DUAS PESSOAS FERIDAS


crédito para ASSAIONLINE -










Na tarde desta sexta feira, 21 de junho, por volta das 14h50m ocorreu uma colisão longitudinal na PR-090, em frente à empresa COCAMAR de Santa Cecília do Pavão.
Os envolvidos foram um Fiesta preto placa ATG 0689 de Londrina PR, e uma camionete Ford F1000 placa AEI2801 de Assai, conduzida pelo senhor João Antal de Moraes que nada sofreu.
No veículo Fiesta havia 4 pessoas sendo uma  criança de três anos, que nada sofreu,  a Senhora Dina  Nunes Sampaio de 50 anos,  esposa do condutor sofreu ferimentos na cabeça e uma fratura aberta na perna direita,  um adolescente E.F.N.C de 15 anos que sofreu ferimentos leves e  o condutor do veiculo senhor Gercino Sampaio 54 anos, sem ferimentos.
Os ocupantes do Fiesta são de Nova Santa Bárbara.
A mulher  e o adolescente  foram encaminhados para o Hospital de São Jerônimo da Serra e não corre risco de morte.
Estiveram trabalhando no local Polícia Rodoviária, SAMU, ambulância de São Jerônimo da Serra.

FONTE - www.assaionline.com.br

Posto comercializava gasolina com adição de 70% de etanol


Redação Bonde com MP/PR




 

A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba, com reforço do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizou, na quarta e quinta-feira (19 e 20), operação de fiscalização de postos de combustíveis em Curitiba.

Também participaram da operação: o Inmetro, a Secretaria da Fazenda, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Comitê Sul Brasileiro de Qualidade de Combustíveis. 

Foram vistoriados, ao todo, cinco postos. Em três deles foram constatadas irregularidades: um estabelecimento que fica na Avenida Senador Salgado Filho, no Uberaba, tinha todas as bombas de combustível fora de especificação. O proprietário foi notificado e preso, em flagrante, por receptação, porque estava com um carro fruto de roubo. 

O segundo posto, no bairro Cajuru, comercializava gasolina com adição de 70% de etanol, quando o determinado, pela ANP, é de 25%. O responsável pelo estabelecimento foi preso e encontra-se à disposição da Justiça. O terceiro, no bairro Bigorrilho, foi interditado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente por falta de licença.

Os postos sem irregularidades ficam nos bairros Portão e Centro Cívico. O Ministério Público, no entanto, não fornece o nome das empresas

Segundo a Promotoria, a atividade de fiscalização é realizada regularmente todos os meses na capital. E com a criação, por iniciativa do Ministério Público, do Grupo Estadual de Combate às Irregularidades no Mercado de Abastecimento de Combustível (GECIMAC), passou a ser realizada também em todo Estado do Paraná.

ACIDENTE AGORA A POUCO NA PR-090


Aconteceu por volta das 15:00 hs, desta sexta-feira, um acidente envolvendo dois veículos da região, na PR-090, em frente à Empresa COCAMAR.

Segundo informações, são dois veículos envolvidos no acidente, um Ford Fiesta, com placas de Nova Santa Bárbara e uma camionete F1000.

Maiores informações a qualquer momento.

Vândalos disfarçados de manifestantes

Vândalos disfarçados de manifestantes que foram presos ontem. O da esquerda é conhecido por E.T. famoso no Largo da Ordem, já foi preso algumas vezes traficando drogas na região central. Quebrou tudo e tocou horror. O da direita, além de quebrar as coisas atirou a barra de ferro que está na mão contra os profissionais da imprensa! Tipo de pessoas que não acrescentam em nada a manifestação, só estragam! Peço que os manifestantes ajudem a denunciar esses bandidos!

Delegacia de Homicídios prendeu o rapaz que matou uma garota de 16 anos a pedradas quando ela ia pra escola.


DELEGADO RUBENS RECALCATTI APRESENTA BANDIDO QUE MATOU MENINA DE 16 ANOS A PEDRADA, VÍTIMA ESTAVA INDO PRA AULA E FOI MORTA NO TRAJETO DA ESCOLA, BANDIDO FICOU COM O CELULAR DA VÍTIMA

Cidade realiza manifestação nesta sexta-feira, 21

.Nesta sexta-feira, 21 de junho, jovens de Assaí realizam uma manifestação a partir de 18 horas, saindo da avenida Rio de Janeiro, em frente à Metalúrgica Veipa.
Os organizadores do evento em Assaí são Stephanie Temístocles, Cleder Tavares, Rafael Elias Oliveira, Márcia Oura, Gabriel Chagas, Carlos Júnior e Bruno Kasecker.
Segundo os organizadores, “vamos protestar pelas pautas nacionais, mas não seremos tolos de não olhar para o próprio umbigo! Temos problemas por aqui e podemos falar deles. Não faremos uso de violência, apenas nos reuniremos com cartazes e nossas vozes”.
A manifestação em Assaí acompanha uma série de eventos em cidade do Brasil, neste 21 de junho. A passeata deve ter o mesmo intuito das que vem acontecdo em são Paulo e Rio de Janeiro. O grupo da cidade deve protestar pelo preço abusivo cobrado pelo pedágio e também pela passagem principalmente no trecho entre Assaí e Londrina, tanto pela linha convencional quanto pelas circulares.
Participantes do movimento são convidados a levarem cartaz, faixas e apitos.
Além da manifestação desta sexta, há previsão que os assaienses se juntem em novo protesto na próxima segunda-feira, 24 de junho, em frente à praça de pedágio de Jataizinho, na rodovia PR 369.

Menina cai de prédio mas é salva por homens na rua




BBC Brasil





 

Os pais da menina chinesa Qiqi, de pouco mais de dois anos, têm muito o que comemorar. Ela foi salva por um grupo de homens que amorteceram a queda da garota de um prédio de cinco andares.

Qiqi, que passa bem, teve apenas um pequeno arranhão no rosto. A garotinha teria sido deixada dormindo sozinha em casa. Ao acordar, ela teria escalado a janela e pulado. 

Dois dos homens que ajudaram a salvar a menina sofreram estiramento muscular nos braços.

DUPLA TRAFICANTE É PRESA EM BANDEIRANTES COM QUASE 1 QUILO DE MACONHA.‏

Equipe Policial Militar da Sede da 2ª Cia do 18º BPM, em Bandeirantes, conseguiu retirar de circulação dois indivíduos com as idades de 18 anos, os quais vendiam papelotes de maconha próximo à uma Distribuidora de Bebidas, localizada na Rua Victal Tamandaré, Vila Maria.

Os dois acusados, Tiago e Diego, não perceberam a chegada da equipe PM, uma vez que havia uma aglomeração de pessoas naquela localidade, possivelmente usuários. Num primeiro momento, durante revista pessoal, foi apreendida uma bucha grande de maconha pesando quinze gramas; entretanto, a dupla infratora acabou por confessar que armazenava um tablete da mesma substância entorpecente na residência de um deles, localizada na Rua Benjamin Caetano Zambom.

Lá chegando, foi localizado e apreendido no fundo do quintal (dentro de um balde), mais oitocentos e sessenta e cinco gramas de maconha. Com isso, um e outro receberam voz de prisão e seguiram conduzidos junto às drogas apreendidas para lavratura de flagrante delito.

Seção de Comunicação Social do 18º BPM
2ª Ten. Amanda - Oficial P/5
Sd Contardi - Auxiliar P/5

DROGAS PREPARADAS EM CASA SÃO APREENDIDAS EM CORNÉLIO PROCÓPIO.‏

A partir de 10h15m do dia 20 de Junho de 2013, motivada por denúncias anônimas, equipe PM da Sede do 18º BPM, em Cornélio Procópio, efetuou monitoramento e diligência que culminou na apreensão em flagrante de um adolescente de 17 anos, morador na Rua Abilon Souza Naves, Jardim Bela Vista, periferia da urbe.

O jovem infrator mantinha em sua residência, mais especificamente em seu quarto, 09 papelotes de cocaína; 05 tabletes de maconha pesando mais de meio quilo (seiscentos e oitenta e três gramas); 01 balança de precisão; 158 cápsulas de embalagem de cocaína junto com certa quantidade de amido de milho, que provavelmente seria misturada na cocaína.

Cabe frisar que já há algum tempo recaíam acusações sobre a atitude delituosa do jovem infrator no que diz respeito ao tráfico de drogas. Logo, encaminharam-no junto ao material ilícito apreendido para lavratura de ato infracional.

Seção de Comunicação Social do 18º BPM
2ª Ten. Amanda - Oficial P/5
Sd Contardi - Auxiliar P/5
Foto gentilmente cedida pelo site: www.anuncifacil.com.br

PM DE ANDIRÁ RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA EM MEIO A MILHARAL.‏

Ás 11h05m da manhã do dia 20 de Junho 2013, equipe PM da cidade de Andirá, campo operacional da 2ª Cia do 18º BPM, recebeu denúncia anônima de que uma motocicleta estaria escondida em meio a um milharal nos arredores da estrada rural São Jorge. 

Isto posto, imediatamente foi efetuada diligência por àquela área rural pela equipe de serviço, os quais por sua vez, conseguiram encontrar a motocicleta escondida em meio à plantação, a saber, uma Honda Twister, na cor preta, de placa DOP-1834, que havia sido furtada do município paranaense de Jacarezinho em data de 29/05/2013. Sequencialmente, a motocicleta foi removida para perícia e posterior devolução ao proprietário.

Seção de Comunicação Social do 18º BPM
2ª Ten. Amanda - Oficial P/5
Sd Contardi - Auxiliar P/5

lançamento livro‏

Na noite desta quinta-feira (20)  a escritora assaiense Carmen Lucia Haisi Rigoni realizou  o lançamento do seu livro: “Diário de Guerra- Anjos de branco:Serviço de Saúde da FEB na Itália salvando vidas (1944-1945).
O evento aconteceu no auditório da secretaria de Assistência Social e foi coordenado pela secretaria municipal de Cultura, e contou com a presença de familiares da escritora, amigos de infância e de trabalho, ex-alunos, diretores dos colégios estaduais e particular e, secretários municipais e dos vereadores Flavio José de Amorim e Antonio Menegildo Manoel.
Carmen Lúcia  é filha do ex vereador Carmelo Haisi  e foi professora de história em Assaí  durante dez anos no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, e estudante do Colégio Conselheiro Carrão., Nos dias atuais é professora de diversos cursos de Pós Graduação em Educação, na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa.
Em síntese a escritora diz que para os leitores que são apaixonados pela história esta  obra Diários de Guerra - Volume 1 - Anjos de Branco: O Serviço de Saúde da FEB na Itália Salvando Vidas (1944-1945) vai compor uma trilogia com outras publicações que brevemente vão estar disponibilizadas ao público interessado em conhecer melhor a participação brasileira na 2ª Guerra Mundial. Se o diário nº 1 trata com objetividade sobre o Serviço de Saúde da FEB durante a guerra, o diário nº 2 tratará da campanha dos combatentes brasileiros em território italiano, mostrando  momentos importantes da nossa participação no conflito mundial. Já o diário nº 3, vai marcar episódios ligados ao retorno dos combatentes ao Brasil.
Já a presente obra, retrata a história dos 176 médicos enviados para a guerra, os enfermeiros, homens e mulheres, os padioleiros e outros profissionais, que à custa de muito sacrifício, salvaram centenas de vidas.
 “Dentro da narrativa proposta neste trabalho, nos apropriamos dos testemunhos de todas essas personagens, muitos já organizados nas pesquisas acadêmicas, colhido pela história oral, ou publicadas como memórias, as quais nos preocupamos em referendar. Mas o enfoque maior foi dado aos Diários de Guerra dos combatentes, impressos ou manuscritos. Tais documentos foram as fontes primeiras que nortearam a tese de doutorado defendida na UFSC em 2009. Portanto, a pesquisa de hoje é uma adaptação, quando buscamos mostrar aos leitores o que aconteceu ao soldado brasileiro ferido, desde a sua locomoção, tipos de medicamentos e a tratamentos a que foram submetidos e como esses homens retornaram ao Brasil. São aspectos instigantes que ilustram e devem emocionar nossos leitores”, ressalta a escritora assiense Carmen Lucia Haisi Rigoni.





Governo lança pacate de melhoria de infraestrutura dos municípios‏

O prefeito Luiz mestiço acompanhou o Governador Beto Richa no Parque de Exposições Ney Braga em Londrina onde anunciou mais um pacote de R$ 400 milhões para melhorar a infraestrutura das cidades, com a presença  de secretários estaduais, deputados estaduais e federais e prefeitos do Paraná.
 É um novo sistema de financiamento com taxas de juros baixos para financiar projetos de prefeituras paranaenses.
É o melhor e mais generoso sistema de financiamento municipal do País. As prefeituras poderão acessar os recursos na Fomento Paraná e no Fundo de Desenvolvimento Urbano.
Os vereadores Waldenei Simões e Flavo José de Amorin acompanharam o prefeito.




Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

JOVENS SÃO PRESOS AO TENTAR VENDER DROGAS A PM

Policiais Militares realizaram a prisão de Bruno Leonardo Batista Amantino, 18 anos, vulgo “Carniça”, e apreenderam um menor (17 anos), flagrados vendendo drogas na Travessa Santa Maria, Centro de Santo Antonio da Platina.
            Quando um PM à paisana, em viatura descaracterizada, passava pelo local, foi abordado por Bruno, o qual lhe ofereceu drogas.  O PM por estar sozinho, prorrogou o flagrante, saiu, chamou reforço e retornaram ao local. No momento em que a viatura descaracterizada se aproximou, Bruno imediatamente abordou o carro e ofereceu a droga novamente.
            Bruno foi abordado e com ele os PMs apreenderam 17 pedras de “crack”.   O menor saiu correndo, mas foi alcançado de detido. Na fuga tentou dispensar a droga, todavia, os PMs visualizaram a ação e localizaram o entorpecente – 10 pedras de crack e dinheiro. Os dois indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia local.

Data: 21/06/2013
Fonte: BO 608450
Revisado e autorizado divulgação: 2º Ten. Renan – Chefe P5/2ºBPM

SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 2ºBPM

Londrina: motorista morre em colisão frontal com carreta


Redação Bonde

Um motorista morreu após se envolver em uma colisão frontal com uma carreta bitrem, por volta das 21h20 desta quinta-feira (20), na avenida Graciliano Ramos, em frente à Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários, no parque Industrial Cacique, na zona oeste de Londrina.

O carro modelo Jetta conduzido por Carlos Roberto Specian Filho, 40 anos, entrou embaixo do caminhão após a colisão frontal. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o condutor do veículo ficou preso às ferragens.

Ambulâncias do Siate e um caminhão do Corpo de Bombeiros foram acionados para atender a ocorrência, mas quando chegaram ao local o motorista já estava morto. O corpo dele foi retirado das ferragens e encaminhado para o Instituto Médico Legal de Londrina. O motorista do caminhão não se feriu. 

Prefeitura quer construir 7,5 mil moradias


Plano Municipal de Habitação prevê ainda a regularização de títulos de mil imóveis
Fotos: César Augusto
Na primeira etapa, que deve ser concluída em 12 meses, devem ser erguidas 230 unidades nas zonas Leste e Norte
O pedreiro Emerson Dias, morador do Residencial Abussafe, espera que a prefeitura invista em infraestrutura
Construir 7,5 mil moradias em Londrina até 2016. É o que prevê o Plano Municipal de Habitação, cujos detalhes foram divulgados ontem pelo prefeito Alexandre Kireeff e o presidente da Companhia de Habitação (Cohab) em Londrina, José Roberto Hoffmann. O objetivo é disponibilizar moradias dignas de forma sustentável e integradas a equipamentos públicos. 

Essa preocupação, aliás, foi reforçada em vários momentos durante a entrevista coletiva, para que não ocorra situação semelhante ao Residencial Vista Bela, na zona norte, onde os 12 mil moradores ainda sofrem com a falta de escolas, centros de educação infantil e unidade básica de saúde. 

De acordo com o prefeito, além da entrega de 7,5 mil unidades, até o final da gestão outras três mil deverão estar encaminhadas. Além disso, a estimativa é mais de mil imóveis sejam atendidos com a regulamentação fundiária. Um dos exemplos citados por ele são imóveis no Jardim Leste-Oeste (zona oeste) e Vila Marízia (região central). "Temos uma série de áreas que foram urbanizadas, mas que os moradores não têm o título da propriedade. Isso impede que eles façam investimentos em seus imóveis, como a comercialização", explica. 

As novas unidades habitacionais deverão atender uma demanda de 15,5 mil famílias que vivem atualmente no município com até três salários mínimos. "A prioridade é para as famílias com maior condição de vulnerabilidade habitacional. Esse esforço não atenderá a totalidade de moradia, mas dará condições dignas e de acesso a essas famílias", observa Kireeff. 

Hoffmann ressalta que o cadastro na Cohab segue os quesitos de necessidade. "Temos critérios em nível nacional e municipal, como ter residência fixa na cidade nos últimos cinco anos, lares que são chefiados por mulheres e até com conceitos de territorialidade, como a proximidade aos novos empreendimentos para que os equipamentos públicos que são utilizados por essa população sejam mantidos", afirma. 

O Plano Municipal de Habitação prevê gastos de R$ 770 milhões. Segundo Kireef, os recursos são estaduais, federais e até internacionais porque, além da construção das unidades habitacionais, há também um projeto urbanístico envolvido, como a recuperação de fundos de vale. "As fontes de recursos estão disponíveis, mas evidentemente que em ponto de tramitação. Eles serão liberados de acordo com os encaminhamentos e cronogramas", diz. A intenção agora é preparar rapidamente os projetos para que eles sejam apresentados ao governo federal. 

Em execução
Nesta primeira etapa, a administração já assinou o projeto que contempla 230 unidades habitacionais, distribuídas em quatro bairros na interseção das zonas Leste e Norte. As casas de 40, 86 e 39,95 metros quadrados estão com as obras em execução desde o mês de abril, quando o projeto foi assinado. 

A previsão é que as casas sejam entregues em 12 meses. Um dos canteiros de obras fica no Residencial João Abussafe (zona leste), onde devem ser entregues 54 unidades. "Eu creio que para o bairro vai ser muito bom. Aqui nós estamos muito abandonados e todos os dias eu acompanho a evolução dessa obra, torcendo para que seja bem feita", diz a moradora Dirce Barroso, ao lembrar que antes o terreno era tomado pelo mato e lixo. "Era muito bicho e muita insegurança". 

O pedreiro Emerson Aparecido Dias chegou ao bairro há 15 anos, quando foi fundado. "Tinham poucas casas e muito mato. Se a prefeitura investir em infraestrutura, vai ser bom, mas a questão da segurança e cuidado vai depender muito das famílias que forem morar aí", comenta. 

Na região norte, no Conjunto Jerônimo Nogueira, onde serão construídas 149 unidades, as máquinas da prefeitura já trabalham na terraplenagem do asfalto. O local deve receber primeiramente a infraestrutura básica e depois as novas moradias. Para o casal Almir e Ivanir Andrade, as novas construções vão garantir melhorias no bairro. "Ali era só mato, bicho e ponto de encontro de usuários de drogas. Acredito que vai melhorar aos poucos porque quando a gente chegou aqui, há 15 anos, era tudo abandonado. Vivíamos praticamente uma vida de cachorro", desabafa. 

No próximo mês, a previsão é que seja assinado o contrato para a construção de 1.218 moradias, entre casas e apartamentos, no Jardim Flores do Campo, na zona norte. Até agosto de 2014, a estimativa da prefeitura e Cohab é assinar mais 12 contratos, contemplando todas as regiões, inclusive os distritos.
Micaela Orikasa
Reportagem Local

Manifestação toma ruas do centro de Londrina


Movimento lembra morte de estudante ocorrida durante protesto há dez anos
Ricardo Chicarelli
Manifestantes picharam palavras de ordem na Câmara de Londrina
Theo Marques
Em Curitiba, cerca de 3,5 mil participaram do protesto de ontem
Londrina - Centenas de adolescentes, adultos e até idosos ocuparam o calçadão e saíram pelas ruas do centro no início da noite de ontem em mais uma manifestação em Londrina, a segunda da semana. O destino do grupo foi a prefeitura. Os organizadores reivindicam passe livre para estudantes e trabalhadores, descriminalização de movimentos sociais e fim da corrupção, além das melhorias nas áreas de saúde e educação. A iniciativa foi do Comitê Passe Livre e se proliferou pelas redes sociais. 

Durante a manifestação, ainda no calçadão, um grupo ligado a partidos políticos começou a agitar bandeiras. Após vaias e um princípio de discussão, o material foi recolhido e a situação tranquilizada. Palavras de ordem foram pichadas na Câmara Municipal. 

O protesto, que passou pela Avenida Duque de Caxias, coincidiu com os dez anos da morte de Anderson Amaurílio da Silva, que aos 21 anos, durante manifestação pelo passe livre, foi atropelado por um ônibus em frente ao Terminal Urbano. O acidente aconteceu no dia 13 de junho de 2003 e ele morreu 11 dias depois. Um novo protesto em Londrina está marcado para sábado. 

Capital
Em Curitiba, apesar da chuva forte e do anúncio de que as tarifas vão diminuir na capital, aproximadamente 3,5 mil pessoas participaram ontem do quarto protesto contra o aumento da tarifa de ônibus. O protesto foi marcado pela divisão dos manifestantes entre os que são contra e a favor da participação de membros de partidos políticos. 

Os manifestantes saíram mais uma vez da Boca Maldita onde, após algumas discussões, se dividiram por causa das divergências sobre a participação de membros de partidos. Mesmo assim, todos acabaram a manifestação em frente à Prefeitura de Curitiba. Alguns membros se muniam de pedras. 

Os manifestantes ainda defendem que o movimento continue com mais reivindicações, inclusive outras que envolvem a tarifa e o transporte público. Para o zootecnista Carlos Alexandre Demeterco, a queda representa somente uma parte da luta. "Continuar cobrando a redução para R$ 2,60 é uma forma de não deixar o movimento morrer", declarou. 

A universitária Bárbara Carolina Ratier da Silva critica o uso de verbas de outras áreas para compensar a queda na tarifa. Para ela, os manifestantes precisam reivindicar que isso acabe. "Uma coisa não deveria substituir a outra." 

A divisão dos manifestantes em dois grupos, após discussões entre os membros sobre a participação de partidos, deixou mais clara a rivalidade entre os grupos também na capital. O editor de filmes João Barreto diz que está cada vez mais cristalizada esta divisão, mas o foco deve ser lutar por serviços públicos mais justos. "Nós temos que pedir mudanças mais concretas, para a não utilização de serviços como transporte, saúde e educação para conquistar lucro." (Colaborou Rodrigo Batista/Equipe Bonde) 

Conscientização ambiental-Colégio Carrão

Passe Livre: manifestantes seguem para a prefeitura


Guilherme Batista - Redação Bonde




 

O Movimento Passe Livre (MPL) começou a realizar, por volta das 17h30 desta quinta-feira (20), uma manifestação no calçadão de Londrina, na esquina das avenidas Paraná e Rio de Janeiro. O comitê pede passagem de ônibus de graça para todos os estudantes - não só para os de Ensino Fundamental, como propõe o prefeito Alexandre Kireeff - e o fim do subsídio municipal do transporte coletivo. A manifestação também comemora os dez anos de MPL em Londrina e lembra a morte do jovem Anderson Amaurílio, atropelado em 2003 durante protesto realizado em frente ao Terminal Central.

Pelo menos mil pessoas participam da manifestação desta quinta-feira - estudantes, em sua maioria. Idosos também marcam presença. O movimento no calçadão cresceu de forma gradativa. Os organizadores fizeram a distribuição de cartazes, ensaiaram batuques em tambores de lata e testaram os equipamentos de som.

Os manifestantes estão fazendo uma passeata até a Prefeitura de Londrina, caminhando pela avenida Duque de Caxias.

Alguns manifestantes com bandeiras de partidos políticos foram vaiados. Houve um princípio de discussão e as bandeiras foram recolhidas.

A Polícia Militar (PM) não deve acompanhar a manifestação, assim como o que aconteceu na segunda-feira (17), quando mais de dez mil pessoas fizeram um grande protesto pelas ruas e avenidas de Londrina. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) faz o monitoramento da manifestação, fechando os pontos por onde os participantes passam a caminho do Centro Cívico.

(com informações de Paulo Monteiro, do NOSSODIA)

Mulher bate carro em árvore e capota em Londrina


Guilherme Batista - Redação Bonde




 

Um grave acidente foi registrado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 18h desta quinta-feira (20) na rua Tsuro Oguido, no conjunto Guilherme Pires, na zona leste de Londrina. Uma mulher teria perdido o controle do carro que conduzia pela via, batido o veículo em uma árvore e capotado. Ela chegou a ficar inconsciente após a batida. No entanto, a mulher conseguiu sair do carro antes da chegada dos socorristas do Siate.

Confusa e bastante agitada, ela não soube informar aos bombeiros o que teria motivado o acidente. A motorista sofreu contusão nos dois joelhos, cortes extensos na testa e no rosto, contusão em um dos braços e escoriações generalizadas. A mulher foi imobilizada pelos socorristas e encaminhada, fora de risco, para o Hospital do Coração de Londrina.

Idosa é atacada pelo pitbull de estimação em Ibiporã


Lucas Emanuel Andrade - Redação Bonde








Uma mulher de cerca de 60 anos foi atacada por um cachorro pitbull, na tarde desta quinta-feira (20), na área central de Ibiporã. A ocorrência foi registrada no quintal da sua própria casa, na avenida dos Estudantes.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Darci Maria Boltieri Cordeiro teve ferimentos por todo o corpo, principalmente na cabeça, tórax e abdômen. A idosa perdeu muito sangue e foi levada em estado grave para o Hospital Cristo Rei.

Familiares conseguiram segurar o pitbull e livrar a mulher. O animal foi amarrado e isolado em um canto da casa.

18º BPM PARTICIPA DE CAMPANHA DO AGASALHO PROVOPAR 2013


campanha do agasalhoDa redação da Rádio Web CP
O 18º BPM, com sede em Cornélio Procópio, acaba de iniciar sua participação na campanha do Agasalho 2013, promovida pela Provopar.
Sob o tema "Espalhe o Calor", a campanha objetiva angariar e coletar roupas de inverno, agasalhos e cobertores, que serão, porteriormente, entregues às famílias carentes do município.

As doações deverão ser encaminhadas à Sede do 18º BPM na Avenida XV de Fevereiro nº 706, cruzamento com Rua Goiás, Vila América. (com informações da Seção de Comunicação Social do 18º BPM). Atualizada às 14h46 de quinta-feira, 20-06