DOIS SUSPETOS DE ARROMBAMENTO EM IBIPORÃ SÃO PRESOS



Há a suspeita de que o carro possa ter alguma restrição em relação a furto ou roubo
Policiais militares do Serviço Reservado de Ibiporã detiveram, na manhã desta quinta-feira (27), duas pessoas que são suspeitas de cometerem furtos a residências. Jefferson Rangel Arruda, de 23 anos – conhecido pelo apelido de Orelha – e um adolescente, de 17 anos, foram abordados enquanto estavam vindo de Londrina a Ibiporã. A dupla estava em um Volkswagen Gol, geração V, de placas LPQ 4884, da cidade de Ourinhos.

No veículo havia várias ferramentas que possivelmente seriam utilizadas para arrombar as casas, foi o que destacou o policial civil Aparecido Donizete de Lima. “Os policiais desconfiaram deles em virtude de estarem em atitude suspeita. A partir disto, foi feita uma geral no veículo, onde foram encontrados um alicate de pressão, chave de fenda, entre outros utensílios que serviriam para o arrombamento de residências”, destacou.

Jefferson e o adolescente são pessoas que já tiveram passagens pela Polícia. “Eles foram trazidos à nossa Delegacia, foi feita uma checagem melhor na vida pregressa deles e foi descoberto que um deles, o Orelha, que é morador do Jardim Novo Amparo em Londrina, tem diversas passagens pela Polícia. O Adolescente que o acompanhava também tem algumas passagens por tráfico de drogas no município vizinho”, comentou Donizete.

O carro utilizado por eles está sendo investigado pela Polícia Civil, já que há a suspeita de que este possa ter alguma restrição em relação a furto ou roubo.

ATENDIMENTO EM LOCAL DE ÓBITO

JATAIZINHO: Ás 19h30m equipe PM deslocou até o cruzamento da Rua Monteiro Lobato com Rua Joaquim Francisco Lopes, onde constatou o óbito do adolescente J. G. K, 15 anos, o qual se encontrava com perfurações pelo corpo ocasionadas por disparos de arma de fogo. Nas imediações foram apreendidas 10 cápsulas de cartuchos deflagrados de calibre 380. O local foi mantido preservado até a remoção do corpo pelo IML. Por fim, diligências estão sendo empreendidas no sentido de prender o(s) autor(es) do crime.

POLICIAIS MILITARES APREENDEM DROGAS EM SANTO ANTÔNIO DA PLATINA





Policiais Militares da Rádio Patrulha e do Setor de Inteligência apreenderam 56 (cinqüenta e seis) pedras de Crack (das quais uma pesava 90 gramas), mais três buchas de cocaína, uma bucha de maconha e  R$ 1.141,70 (mil cento e quarenta e um reais  e setenta centavos),  realizando a apreensão de três adolescentes, acusados de tráfico de drogas, na tarde de quarta-feira (26/09/2012), na Vila Claro, Santo Antônio da Platina – PR.
            De acordo com o Boletim de Ocorrência, os PMs abordaram um adolescente durante patrulhamento no Conjunto Júnior Afonso, este que durante a busca pessoal acabou por receber ligação telefônica de outro adolescente, solicitando para que ele fosse buscar certa quantia de droga em sua casa. De posse desta informação as equipes de Rádio Patrulha mais o serviço de inteligência local deslocaram o referido endereço, onde abordaram o autor da ligação telefônica, encontrando com ele a quantidade de drogas e o valor em dinheiro acima referidos. Ainda, ao realizar as buscas no interior da residência encontraram mais um adolescente, também conhecido no meio policial pelo tráfico de drogas.
                Todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Santo Antônio da Platina.




Data: 27/09/2012
Fonte: BO 866731/2012
Texto elaborado por: 1º Ten. Castilho – Chefe P5
Setor de Comunicação Social do 2ºBPM

PREFEITO DE NOVA FÁTIMA PODE TER REGISTRO DE CANDIDATURA A REELEIÇÃO CASSADO



co em Nova Fátima
Prefeito pode ter registro cassado devido carreata
    A Justiça Eleitoral acatou o pedido de cassação do registro de candidatura do prefeito de Nova Fátima,25 quilômetros de Ribeirão do Pinhal, Nilson Xavier (foto), do PDT, que disputa a reeleição e foi acusado de abuso de poder econômico e político durante carreata de veículos com a participação de funcionários da prefeitura em agosto. 
    "Julgo parcialmente procedente o pedido formulado para o fim de condenar Nilson Xavier ao pagamento de multa de 20.000 UFIRS, bem como cassar o seu registro de candidatura e aplicar a sanção de inelegibilidade pelo prazo de oito anos", determina a sentença assinada pela juíza eleitoral Paula Andrea Samuel de Oliveira Monteiro. 
    De acordo com o documento, além do prefeito, o candidato a vereador Otássio Rodrigues de Lima também deve ter o registro de candidatura cassado e ficar inelegível por oito anos. 
    "Destaque-se que o abuso do poder político consiste na conduta ativa ou omissiva que tenha potencialidade para afetar o equilíbrio entre candidatos que disputam determinado pleito, no caso, as eleições municipais. No caso em apreço, restou demonstrado que houve a prática de fatos graves causando desequilíbrio e atingindo a isonomia entre os candidatos concorrentes, uma vez que ao menos, em duas oportunidades houve o uso de bem público para campanha eleitoral", argumenta a juíza eleitoral. 
    Segundo a sentença, vídeos comprovaram que no dia 20 de agosto funcionários públicos municipais desfilaram pela avenida principal da cidade com um caminhão caçamba, zero quilômetro, recém adquirido pelo Município, sendo que durante o trajeto o caminhão ficou com o pisca alerta ligado e os funcionários soltaram fogos, cumprimentando os munícipes e seguidos por carros adesivados com propaganda política de Nilson Xavier "Cabeça nº12" e do candidato a vereador "Otássio" com o intuito de chamar a atenção dos eleitores. 
    Além disso, conforme a Justiça Eleitoral, no dia 22 de agosto durante a manhã circulou pelas ruas da cidade um ônibus escolar novo, recém adquirido pelo Município com o pisca alerta ligado durante todo o percurso com o fim de apresentar o veículo à comunidade. 
    "Em primeiro lugar há de se ressaltar que os vídeos apresentados com a inicial são bem elucidativos, dispensando demasiada produção de provas, contudo, a colheita da prova oral confirmou o teor do descrito na inicial", afirma a sentença. 
    A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Nova Fátima e foi informada de que o prefeito vai recorrer da decisão em primeira instância.

    POLÍCIA PRENDE EM LONDRINA COLABORADOR DE FERNANDINHO BEIRA MAR


    Policiais da Divisão de Narcóticos (DENARC) prenderam o traficante Evaldo Rodrigues da Silva na tarde desta terça-feira (25) na zona norte de Londrina. 
    Ele tem mandado de prisão expedido pela justiça do Mato Grosso do Sul. Em 2007, foi preso com quase uma tonelada de maconha, mas fugiu da penitenciária pouco tempo depois. 

    O rapaz foi detido em Londrina documentos falsos de origem paraguaia, com o nome de Evaldo Pereira. 

    Ricardo Chicarelli/EquipeFolha


    Ao chegar à sede da Denarc, foi constatado que Evaldo seria cunhado do mega traficante paraguaio Jorge Fretes, integrante da facção criminosa Comando Vermelho. 

    De acordo com as investigações, o preso é suspeito de fornecer drogas para a organização de Fernandinho Beira Mar. 

    Evaldo Rodrigues segue detido em Londrina até ser encaminhado de volta ao Mato Grosso do Sul. 

    Ricardo Chicarelli/EquipeFolha

    HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM REPRESA PELO PRÓPRIO FILHO



    Um homem foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (25) em uma represa da Fazenda Água da Prata, no limite entre Jacarezinho e Cambará. O corpo de Geraldo Albino da Silva, 44 anos, foi visto boiando pelo próprio filho. 

    O homem era caseiro do local e estava desaparecido desde o último domingo (23) quando disse que estava indo para Cambará. A suspeita é de que ele tenha se afogado após ter ingerido bebida alcoólica. 

    O corpo de Geraldo foi levado para o IML de Jacarezinho.

    BANDIDOS ROUBAM CARRETA NO NORTE PIONEIRO



    A carreta estava carregada de carne e seguia sentido ao Porto de Paranaguá
    Bandidos assaltaram um caminhoneiro, na noite da última segunda-feira (24), na região de Santo Antonio da Platina. Uma pessoa armada rendeu o motorista e obrigou o mesmo a deitar na cama do caminhão. Enquanto isso, uma segunda pessoa assumiu a direção do veículo. Após rodar alguns minutos, a vítima foi transferida para um carro, onde estavam mais dois criminosos.

    O motorista ficou sob poder dos assaltantes das 10h até às 03h desta terça-feira (25). Ele foi liberado a 04 km de uma das entradas da cidade de Cornélio Procópio. Os bandidos vieram com a carreta sentido a Londrina, porém, enquanto passavam por Ibiporã, o rastreador bloqueou o veículo que ficou sem combustível e sem freio.

    Com isso, eles bateram o caminhão contra o muro de uma empresa localizada na Rodovia BR 369. Os assaltantes fugiram do local. Após alguns minutos, a vítima chegou a Ibiporã para confirmar a propriedade da carreta. A Polícia Militar apreendeu o veículo, que estava carregado de carne, e levou o mesmo à Delegacia para as providências cabíveis

    CARRO FURTADO É ENCONTRADO NA ESTRADA DO JACUTINGA EM IBIPORÃ



    O carro havia sido furtado na cidade de Jataizinho
    Na manhã do último domingo (23), por volta das 08h45, a Polícia Militar de Ibiporã recebeu uma denúncia anônima informando que um veículo Volkswagen Voyage estava abandonado na Estrada da Barra do Jacutinga. Ao consultar, os PMs descobriram que o carro havia sido furtado, na madrugada do mesmo dia, na cidade de Jataizinho.

    Três pessoas invadem residência e fazem família refém

    Na Rua Armando – Jardim Residencial Vila Romana – a PM foi informada pelas vítimas que três indivíduos, em um veículo Fiat Palio de cor prata, se aproximaram da residência e lhes deram voz de assalto. Portando armas de fogo, os assaltantes pediram para que todos fossem para o interior da casa.

    As pessoas foram amarrados em um cômodo e, assim que foram rendidos, os criminosos passaram a carregar vários os objetos da casa em um veículo Ford Fiesta pertencente à família. Dinheiro e documentos também foram 

    EX. PREFEITO DE LONDRINA RIBEIRO É SOLTO NA TARDE DESTA SEGUNDA



    O ex-prefeito José Joaquim Ribeiro (sem partido) foi solto na noite desta segunda-feira (24). Ele estava preso desde a última sexta-feira (21) na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL II). O pedido de liberdade provisória foi protocolado pelos advogados de defesa na 7ª Vara Criminal de Londrina e a prisão foi revogada pelo juiz Katsujo Nakadomari. 

    Olga Leiria/Equipe Folha - <i>Ribeiro chega à sede do GAECO na tarde desta segunda</i>
    Ribeiro chega à sede do GAECO na tarde desta segunda


    O promotor de Defesa do Patrimônio Público, Renato de Lima Castro, esclareceu que o pedido recebeu a concordância do Ministério Público (MP) por causa da colaboração do ex-prefeito com as investigações que apuram o esquema que fraudou licitações para fornecimentos de uniformes escolares para as escolas da rede municipal em Londrina. 

    Nesta tarde, Ribeiro foi levado da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL II) até a sede do MP para prestar novos esclarecimentos sobre o esquema, que entregou propinas aos agentes públicos do Município. Ribeiro chegou a confessar que recebeu R$ 150 mil, mas repassou os valores ficando com apenas R$ 50 mil. 

    O ex-prefeito saiu do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) às 18h30 e foi levado novamente para PEL II. 

    "Ele está colaborando parcialmente com as investigações, o que não significa que o ex-prefeito receberá o benefício da delação premiada", ponderou o promotor. 

    Ribeiro foi solto pouco antes das 20h. 

    ANDIRÁ E RIBEIRÃO DO PINHAL APRESENTAM RISCO REAL DA DENGUE



    Vergonha estadual:Andirá e Ribeirão do Pinhal apresentam risco real de epidemia de dengue
    • Vergonha estadual:Andirá e Ribeirão do Pinhal apresentam risco real de epidemia de dengue
    Trinta e cinco dos 399 municípios do Paraná foram listados pela Secretaria da Saúde como em situação de risco ou alerta para ocorrência de dengue, devendo melhorar suas ações de combate. Desses municípios, 25 já enfrentaram epidemias da doença nos últimos seis anos. A relação foi divulgada nesta segunda-feira, dia 24, e será atualizada mensalmente, para divulgação com os boletins sobre os números da dengue. Dos 26 municípios do Norte Pioneiro, Andirá(já teve dois anos epidêmicos) e Ribeirão do Pinhal(já teve um ano epidêmico)apresentam riscos reais de epidemia, o que é uma vergonha, pois ambos têm como prefeitos políticos que também são médicos, Ronaldo Xavier(PTB) em Andirá e Dartagnan Fraiz(PSB), em Ribeirão do Pinhal.
    Nove municípios – Assis Chateaubriand, Andirá, Londrina, Cambé, Santa Fé, Iporã, Altônia, Santa Terezinha do Itaipu e São Miguel do Iguaçu –, tiveram a situação classificada como preocupante porque já tiveram dois ou três anos epidêmicos e por isso têm maior risco de casos graves da doença. 
    A lista foi apresentada durante a reunião mensal do Comitê Gestor Intersetorial de Controle da Dengue(fotos) ,ligado à secretaria estadual de Saúde, e segue uma nova metodologia de análise da Sala de Situação. “Neste mês fizemos um cruzamento dos índices de infestação predial com os índices de casas não visitadas pelos agentes de endemias”, explicou o coordenador da Sala de Situação, Ronaldo Trevisan. A metodologia ainda está em fase de construção e nos próximos meses serão acrescentados novos indicadores. 
    Para o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a lista será mais um instrumento para chamar a atenção de gestores e da população. “É essencial que todos conheçam o risco real de epidemia de dengue em sua cidade. Não é possível que pensemos na doença apenas no verão. A dengue se combate todo dia, o ano todo”, ressaltou. 
    Apesar de o Paraná não registrar casos de dengue há quatro semanas, 13 regiões do Estado estão em situação de médio risco para o desenvolvimento do mosquito transmissor. O motivo são as recentes chuvas, que, aliadas ao forte calor, propiciam a reprodução do Aedes aegypti. A informação está baseada no monitoramento do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal do Paraná, que avalia 18 estações climáticas em todo o Estado. 
    A Secretaria da Saúde orienta que as equipes municipais de saúde reforcem as visitas casa a casa. Os moradores também podem intensificar o combate à dengue. Basta verificar periodicamente suas residências à procura de depósitos que possam acumular água. “Cinco minutos muitas vezes são suficientes para eliminar todos os criadouros do mosquito em casa”, afirmou a chefe do Departamento de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte. 
    Para novembro está previsto um evento em Curitiba para discutir a integração dos agentes de endemias com a estratégia de saúde da família. O evento ainda não tem data definida, mas fará parte das ações do mês que marca o Dia D de Combate à Dengue. A campanha deste ano já está sendo produzida pela Secretaria da Saúde. 
    Veja lista dos outros 33 municípios, por ordem de risco de epidemia: 
    Matelândia;Campo Mourão (já teve um ano epidêmico);Iporã (já teve dois anos epidêmicos);Santa Terezinha de Itaipu (já teve três anos epidêmicos);Engenheiro Beltrão (já teve um ano epidêmico);Santa Fé (já teve dois anos epidêmicos);Califórnia;Entre Rios do Oeste;Medianeira (já teve um ano epidêmico);Toledo;Marechal Cândido Rondon (já teve um ano epidêmico);Assis Chateaubriand (já teve dois anos epidêmicos);Planalto;Francisco Beltrão (já teve um ano epidêmico);São Miguel do Iguaçu (já teve dois anos epidêmicos);Marialva (já teve um ano epidêmico);Apucarana;Bom Sucesso (já teve um ano epidêmico);Mercedes (já teve um ano epidêmico);Santa Helena (já teve um ano epidêmico);Guaíra (já teve um ano epidêmico);Capanema;Ramilândia;Goioerê (já teve um ano epidêmico);Umuarama (já teve um ano epidêmico);Altônia (já teve dois anos epidêmicos);Planaltina do Paraná (já teve um ano epidêmico);Marilândia do Sul;Centenário do Sul;Sertanópolis (já teve um ano epidêmico) ;Cambé (já teve dois anos epidêmicos);Londrina (já teve dois anos epidêmicos) ;São José das Palmeiras (já teve um ano epidêmico).

    AVIÃO MONOMOTOR CAI NA REGIÃO DE LONDRINA



    Um avião monomotor caiu na zona rural do município de Bela Vista do Paraíso (40 km ao norte de Londrina), por volta das 14h desta segunda-feira (24), após um choque na fiação elétrica, o que provocou um pouso forçado em uma plantação próxima da PR-445.

    De acordo com o sargento Giovani Bordin, da Defesa Civil de Bela
    Vista do Paraíso, um instrutor e um aluno estavam na aeronave para uma aula sobre voos de emergência. O voo havia partido do aeroporto 14 Bis, zona norte da cidade.Ele informou que o aluno Rafael Bosco Bernardo, 25 anos, sofreu apenas um corte no nariz e o instrutor Guilherme Garcia Machado, 26 anos, saiu ileso do incidente.

    POLÍCIA APREENDE GALOS DE RINHAS



    Policiais Militares Ambientais de Londrina receberam denuncia anônima na manhã deste domingo (23), dando conta de um local que estava sendo utilizado para rinhas e duelos de galos no Jardim Olímpico, Zona Leste de Londrina. 

    Divulgação/Polícia Ambiental


    Em seguida, os policiais chegaram à rua Roberto Berveglieri Filho, onde foram encontrados trinta animais, vários deles com machucados e sinais de terem sido treinados e expostos aos duelos e lutas de galos. 

    Divulgação/Polícia Ambiental


    O proprietário dos animais e da residência, um homem de 37 anos, que não teve o nome divulgado, se apresentou aos policiais e foi submetido a termo circunstanciado de infração penal pelo crime de abuso e maus tratos a animais, sendo que os galos ficaram sob sua administração e depósito. 

    Divulgação/Polícia Ambiental


    Além disso, a documentação será encaminhada para o Ministério Publico e IAP, para a devidas medidas judiciais e Administrativas referentes ao fato. A Polícia não encontrou o local onde os galos foram expostos aos duelos, no entanto, a entidade pede para que a comunidade siga denunciando os crimes que envolvam animais. 

    Para denunciar a comunidade pode ligar nos telefones 0800 643 03 04 e (043) 3341-7733 na região de Londrina. A ligação no telefone 0800 é gratuita e pode ser feita a qualquer hora.

    DOIS RAPAZES MORREM EM ACIDENTE COM MOTOS


    Ted Perez/Equipe Bonde
    As vítimas sofreram múltiplas fraturas pelo corpo e faleceram no local
    Ted Perez/Equipe Bonde
    Antes de se chocarem na árvore, eles teriam sido perseguidos por um motorista de um veículo Gol ainda não identificado

    Dois jovens morreram após uma queda de moto por volta das 2h30 deste domingo (23) na Avenida Leste–Oeste, no Jardim Shangrilá, região oeste de de Londrina. Aparecido Francisco Massan, 20, e Joni Allen de Souza, 21, estavam em uma moto Titan trafegando pela Avenida e, em frente ao numeral 2.566, a moto caiu na pista e os dois se chocaram contra uma árvore e morreram no local.

    Socorristas do Siate com apoio médico do Samu foram para o local, mas os dois já estavam em óbito. "Eles sofreram fraturas pelo corpo devido à queda e o impacto possivelmente nessa árvore. Infelizmente mesmo vindo rápido, nada pôde ser feito pelos jovens", explicou o soldado Guerreiro, do Siate.

    Segundo informações de testemunhas, o motorista de um veículo Gol, de cor prata, teria vindo em alta velocidade, em uma suposta perseguição aos dois ocupantes da moto e teria fechado eles contra o canteiro central da avenida. Quando perderam o controle e caiaram na pista, o condutor do carro evadiu-se do local. "Recebemos essa informação desse veículo Gol prata que teria fechado os dois rapazes e acreditamos que mais informações estão por vir ainda. Várias câmeras de monitoramento podem nos ajudar na identificação desse veículo", explicou o tenente Glauco, da Polícia Militar. Glauco disse ainda que alguns pertences das vítimas foram levados por terceiros que passavam pelo local, conforme informações de populares. "Algumas testemunhas deram essa versão, mas não podemos afirmar com certeza porque não podemos mexer no corpo da vitimas até a chegada da Criminalística", concluiu o PM.

    A Polícia Cientifica esteve presente no local e segundo o perito, Jorge Luis Audibert, a versão de que os dois foram fechados é muito forte. "Pelo levantamento que fizemos no local essa versão recebe um indício forte. Porque eles perderam o controle e foram arrastando no meio fio por certa distância, mas outros elementos que estamos coletando vão nos dar esta certeza", explicou o perito. Uma das vítimas era filho de um policial militar que estava de plantão e foi liberado dos trabalhos pelo comando devido ao incidente. A Polícia Civil também esteve no local e agora vai dar seqüência nas investigações.