HOJE TEM ASSAI FUTSAL PELA RADIO LÍDER AM

A PARTIR DAS 19H00 A RADIO LÍDER COMEÇA O SHOW DE TRANSMISSÃO DO FUTSAL  ASSAI FUTSAL  PEGA O CARAMBEI  
Adicionar legenda
MARAÇÃO DE AUGUSTO FREITAS COMENTÁRIO DE LUIZÃO REPORTE DE QUADRA VANDERLEY NOVASKI


2ª RODADA - DIA 03 DE AGOSTO – SÁBADO - GRUPO “C”
EM CAMBE – GINASIO JOÃO DE DEUS ALMEIDA - 20H00

JOGO 1394 - CAMBE FUTSAL X PREFEITURA MUN DE PRUDENTOPOLIS

2ª RODADA - DIA 03 DE AGOSTO - SÁBADO - GRUPO “D”
EM PINHAIS - GINASIO TANCREDO DE ALMEIDA NEVES - 
19H45

JOGO 1396 PREFEITURA MUN DE PINHAIS X SUP. CONTINENTAL/FUTSAL JACAREZINHO

EM ASSAI - GINASIO YOSHIHIRO NONOMURA (PAULÃO) - 
20H00

JOGO 1397 ASSAI FUTSAL X ASSOCAM/FRISIA/CARAMBEI

PREFEITO LUIZINHO DE SÃO SEBASTIÃO DE AMOREIRA REÚNE MEMBROS DO SIDREVAT, E DISCUTEM ASSUNTOS SOBRE O CONSELHO...





O Presidente do Conselho Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Do Vale do Tibagi, Luiz Fernandes, Reuniu em caráter de urgência os membros do conselho, para regularização de alguns critérios que são exigidos pela lei que obriga os Conselhos estarem em dia e começar a prestar serviços para a população. Estavam presentes na reunião alguns metros do conselho, como também alguns prefeitos dos municípios que compõe o CIDREVAT. Prefeito Luiz Mestiço de Assaí, Prefeito Alexandre de Nova América da Colina, Prefeito Luiz Fernandes de São Sebastião. Durante a reunião vários assuntos foram abordados entre ele o de mais destaque foi a VINDA DA PATRULHA DO CAMPO para prestar serviços para os município consorciados e resolver de uma vez por todas as situações das estradas rurais facilitando o escoamento das safras dos produtores rurais.

Romanelli em São Sebastião da Amoreira

Blog do Edimar Santos: Romanelli em São Sebastião da Amoreira: O Secretário Estadual do Trabalho Luiz Claudio Romanelli, visitou o Colégio Estadual João Turin, em São Sebastião da Amoreira, na oportu...

Geadas preocupam mercado de trigo

A condição das lavouras de trigo do Paraná apresentou uma queda expressiva em relação à semana passada, após as geadas que atingiram o principal produtor do cereal do Brasil, mas uma alta do preço da commoditie praticamente não afetará o índice oficial de inflação do país, segundo especialistas.
Antes das geadas, 79 por cento da safra de trigo do Paraná tinha boas condições, situação que despencou para 47 por cento, apontou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), órgão do governo estadual. A condição ruim foi registrada em 18 por cento das plantações, contra apenas 4 por cento na semana anterior.
Pouco mais de 50 por cento do trigo do Paraná estava vulnerável às geadas quando elas ocorreram, por quatro dias seguidos no Estado na semana passada, na pior onda de frio para o cereal desde 2000 --ano em que a safra estadual foi dizimada pelo fenômeno climático.
Representantes do governo e dos produtores, no entanto, ainda são cautelosos em apontar perdas para a safra, estimada pelo Deral, antes das geadas, em 2,7 milhões de toneladas, ou quase metade da produção do Brasil. No entanto, dados preliminares apontam para prejuízos expressivos.
"Está mais para uma perda 20 por cento da safra", disse o engenheiro agrônomo da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Robson Mafioletti, ressalvando que ainda é difícil realizar uma estimativa exata.
Em entrevista à Reuters na semana passada, o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Marcelo Vosnika, estimou preliminarmente uma redução potencial na safra de cerca de 10 por cento.
O Deral só divulgará uma estimativa de perdas em meados de agosto.  "Agora, todo mundo diz que perdeu tudo", disse o coordenador da Divisão de Estatística do Deral, Carlos Hugo Godinho, explicando que o governo vai esperar alguns dias para levantar as perdas, até para que o desespero que tomou conta de alguns produtores não contamine os números.
"No momento ainda é difícil mensurar a perda", acrescentou Mafioletti, afirmando, no entanto, que as perdas no trigo devem ser a maiores desde 2000, quando o Paraná sofreu grande prejuízo.
Após as geadas naquele ano o Estado colheu menos de 600 mil toneladas. As geadas da semana passada também afetaram consideravelmente a safra de café do Estado, assim como hortaliças e o milho, esta última cultura em menor escala.
PREÇOS FIRMES
Os preços do trigo, que já estavam em patamares nominais recordes no mercado interno em função de uma escassez no Mercosul após quebras de safra em 2012 no Brasil e nos países vizinhos, continuaram firmes após as geadas, apontou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em análise nesta terça-feira.
Os preços devem continuar sustentados por mais tempo, na avaliação da Abitrigo, que esperava que houvesse um arrefecimento com a entrada de safra, em setembro. 
A avaliação é compartilhada por analistas, que não veem, no entanto, grandes preocupações inflacionárias. "Em relação à toda a parte de panificados, os preços devem se mostrar resistentes. Mas não devem subir mais, porque Estados Unidos e Canadá estão entrando com safra boa, não deve haver uma explosão de preço", avaliou a economista da Tendências Alessandra Ribeiro.
Ainda assim, a expectativa de preços sustentados no setor do trigo não foi suficiente para levar a alterações nas projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Somados, os itens panificados e derivados de trigo representam apenas 2,35 por cento do IPCA, de acordo com o economista da LCA Fabio Romão. "A geada fez com que eu revisasse a expectativa para Alimentação e bebidas para uma alta de 12 por cento neste ano. Mas não foi o suficiente para mudar a expectativa para o IPCA, em parte porque já esperava que os panificados iriam incomodar, porque o trigo vinha em alta", disse ele, estimando o IPCA neste ano em 5,64 por cento.
Para Alessandra, da Tendências, os preços menores de outros produtos alimentícios podem compensar o impacto da geada. Assim, ela não alterou a expectativa de alta de 9,7 por cento de Alimentação e bebidas neste ano, com o IPCA fechando a 5,7 por cento. "A geada evitou o cenário um pouco melhor", disse.
Fonte: Reuters

http://www.integrada.coop.br

POLICIAL MILITAR DA 3ª CIA DO 18º BPM, EM ASSAÍ, RECUPERA AUTOESTIMA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATRAVÉS DE PROJETO SOCIAL DESPORTIVO‏

Implantado em Setembro de 2008 na cidade de Assaí, o PROJETO CEFORC – Cultura, Esporte, Formando o Cidadão -, vem tendo uma repercussão satisfatória junto à comunidade daquela cidade, uma vez que ensina aos jovens (crianças e adolescentes) com faixa etária entre 07 a 17 anos, a se valorizarem como cidadãos, mostrando-lhes o caminho do bem através da prática do esporte FUTSAL, e consequentemente, através do lazer, e da disciplina moral e física. Demonstra ainda, que à despeito de todas as dificuldades sociais existentes em nossa atual sociedade, o ser humano tem a capacidade e perspectiva de poder transformar sua vida e destino.
De iniciativa privada, altruística, e tendo por finalidade a fé no jovem; homem de amanhã, que poderá transformar nossa Região em um lugar mais solidário, justo, e com qualidade de vida para todos; o PROJETO CEFORC originou-se graças a visão de pessoas imbuídas do mais autêntico sentimento de benfeitoria social. Dentre essas pessoas singulares podemos citar o Policial Militar, Soldado PM José Roberto Negri, já há 19 anos na Corporação do 18º BPM, e o qual ladeado por pessoas de não menos senso de justiça social, como o Diretor-Professor Gelson Penteado, e atualmente tendo por Diretora a Srª Greidieli Moura, dentre tantos outros voluntários, trazem a esperança de uma comunidade mais próspera, e em decorrência, com um menor índice de criminalidade.
Os projetistas lembram que tudo começou no Colégio Estadual Conselheiro Carrão, onde Negri reside como permissionário. Lá, há três quadras de esportes que deram o “insight” na forma de pensar dos iniciadores do Projeto CEFORC, os quais por sua vez se uniram para dar consecução ao empreendedorismo social. Através do esporte vislumbrou-se a possibilidade de criar no aluno uma força de vontade intrínseca aos alunos de baixa renda, a fim de livrá-los do mundo ilusório e aparentemente de ganho fácil que é o tráfico de drogas. Portanto, nas horas de folga, ainda que com poucos recursos logísticos e infraestrutura, deu-se início ao Projeto Voluntariado do CEFORC.
Com o passar do tempo, os próprios pais, professores, e comunidade em geral foram se atentando aos resultados satisfatórios que vinham sendo demonstrado pelos alunos participantes do CEFORC. Alguns empresários e comerciantes da cidade, inclusive, deram apoio financeiro ao patrocinarem materiais esportivos a fim de que os jovens pudessem participar de campeonatos.
Atualmente, o sucesso do projeto é tanto, que em 2013 a Câmara de Vereadores reconheceu-o como sendo de utilidade Pública. Da mesma forma, em 2012, o Soldado PM Negri foi convidado pelo Presidente do Conselho Regional de Educação Física a se formar um Curso de Profissional em Educação Física (na Capital Paranaense). Hoje ele é um Profissional provisionado com registro no CREF.
Em contrapartida, os mais de 300 alunos que ali foram instruídos já mostraram e ainda mostram os frutos do CEFORC, quer seja na mudança comportamental para melhor, quer seja quase que sempre vencendo ou tirando excelentes colocações nos campeonatos de FUTSAL da cidade de Assaí e até mesmo das cidades vizinhas da Região.

Realmente trata-se de uma conquista social digna, uma vez que no início muitos jovens eram indisciplinados, revoltados, e até mesmo envolvidos com o uso e, ou tráfico de drogas. Hoje, entretanto, o quadro é outro, pois há alguns dos antigos alunos que fazem faculdade, e outros que já estão com a vida social definida. Logo, o papel social a que se propuseram vem se viabilizando dia após dia, até porque, outras crianças e adolescentes com os mesmos problemas e dificuldades daqueles que hoje estão bem sucedidos vem buscando o apoio do Projeto CEFORC.
Dado a valorização do CEFORC, seus organizadores já estão expandindo a área de atuação, sendo que, o projeto de ação social e esportiva está sendo levadopara uma Escola do Rotary localizada na Vila Esperança, onde atendem com satisfação crianças entre 7 a 12 anos de idade. Nessa Vila, infelizmente, há uma alta incidência de tráfico de drogas e porte de armas, sendo que muitas das vezes os meliantes adultos se utilizam de crianças e adolescentes para ajuda-los no cometimento de ilícitos. Foi justamente isso que motivou o Projeto CEFORC a ali também se instalar.
Quem desejar conhecer mais sobre o Projeto basta acessar o site WWW.CEFORC.COM.BR, e da mesma forma, caso alguma pessoa física ou jurídica se dispuser a cooperar com esse projeto de cunho particular e humanitário, poderá fazê-lo quer seja através de apoio logístico, de infraestrutura; de voluntariado, ou mesmo financeiro.
Da mesma maneira, caso queiram contribuir e até mesmo tirar qualquer dúvida ou participar, basta entrar em contato pelo fone: 43-84126432 / E-mail: robertjn75@hotmail.com

Seção de Comunicação Social do 18º BPM

Prefeito assina convenio de mil toneladas de calcário para agricultores‏

Na manhã desta sexta-feira(2) o prefeito Luiz Mestiço recebeu o Fiscal de convênio da SEAB Juvenil Batista Nunes e o auditor do Crédito Fundiário José Anísio Ribeiro para a assinatura do Convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento de aquisição de corretivos agrícolas (calcário) para os produtores rurais de Assaí.
O convênio do Governo do Estado do Paraná é integrante do Programa de  Apoio ao Manejo e Fertilidade do Solo que tem como objetivo a promoção da produção e da produtividades agrícola das propriedades de agricultores familiares.
De acordo com o prefeito Luiz Mestiço a aplicação de calcário é de extrema importância para a correção do solo, além de auxiliar o manejo e proporcionar uma melhor fertilidade da terra “o calcário é um insumo que proporciona inúmeros benefícios, resultando em melhoria da produtividade agrícola e consequentemente no aumento da renda para o produtor rural. É o Governador Beto Richa prestando assistência ao homem do campo”.
Serão disponibilizados para Assaí mil toneladas de calcário, um investimento de R$ 76 mil reais do governo do estado. O atendimento será limitado em até 10 toneladas de calcário por agricultor, que deve ser selecionado através de análise do solo realizada pela secretaria de agricultura e a Emater.
Os agricultores que ainda não se inscreveram no programa, devem procurar a Emater para maiores informações e realização do cadastro e pedido da análise de solo.

Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Médico Que Atendia No PAM De Telêmaco Borba Morre Em Acidente

A Secretaria Municipal de Saúde de Telêmaco Borba comunica, com muito pesar, o falecimento do médico ORLANDO MAYER, ocorrido nesta sexta-feira, 2 de agosto de 2013.
O médico sofreu um acidente com seu veículo quando se dirigia da cidade de União da Vitória com destino a Telêmaco Borba para fazer o plantão no PAM – Pronto Atendimento Municipal.
O corpo será velado e sepultado na cidade de São Mateus do Sul, onde o profissional residia, em horário e local a serem definidos.
Por volta das 14 horas desta sexta-feira, 2, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu a um acidente de trânsito na BR 476, localidade da Rondinha em Paula Freitas, que acabou vitimando fatalmente o médico Orlando Kwiatkowski Mayer.
Segundo a PRF, o médico tentou fazer uma ultrapassagem sem êxito e acabou batendo no caminhão e com o impacto da colisão saiu para o canteiro da BR onde colidiu com duas árvores.
Orlando Kwiatkowski Mayer tinha 67 anos.
foto- (Bruna Kobus/Jornal O Comércio)

cadastramento para aquisiçaõ de moradias rurais‏

Mais uma boa notícia para os pequenos produtores de Assaí, o prefeito Luiz Mestiço em parceria com o Governador de Estado Beto Richa e com o Presidente da COHAPAR  Mounir  Chaowiche,  conseguiu a  liberação de mais 30 casas para os Agricultores Familiares de Assaí.

Já foram entregadas10 moradias e trinta famílias aguardam aprovação da Caixa Econômica e agora mais 30 familias serão beneficiadas com o sonho da casa própria.

Essas 30 casas  que irão beneficiar  agricultores assaienses fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural - Minha Casa Minha Vida- uma parceria entre o Governo do Estado através da COHAPAR, Governo Federal, Caixa Econômica Federal e do Governo Municipal através da Secretária de Assistência  Social e EMATER.

Nos dias 12, 13 e 14 de agosto das 8h às 11:30 e das 13h às 17h  a Emater e a secretaria de Assistência Social estarão realizando o cadastramento das Famílias de Agricultores interessadas na aquisição das moradias rurais, no auditório da Secretária de Assistência Social .

Os requisitos  básicos para se tornar beneficiário desse programa de moradia rural  são:
-Ser Agricultor Familiar e pertencer ao Grupo 01;
-Possuir renda bruta familiar de até R$ 30.000,00 ou renda rebatida inferior a R$ 15.000,00 por ano comprovada através de Nota Fiscal de Produtor Rural, e ter a   DAP (declaração de aptidão ao Pronaf-Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar);
- Ser Agricultor Familiar com área até 72,0 há equivalente a 04 módulos rurais;
- Não possuir outra casa  para habitação fora da propriedade rural;
- A casa de moradia na  propriedade  rural deve estar em condições precárias;
- Não ser ou não ter sido beneficiário de Programas Habitacionais;
- Não pode ter financiamento imobiliário, no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação;
- O interessado não pode ter restrição de crédito no CADIN/SERASA  ou junto à Receita Municipal, Estadual e Federal.
- Ter a documentação do imóvel regularizado;
- Cópia da Carteira de Identidade/RG e CPF do casal;
- Comprovante de Estado civil: Certidão de Casamento, certidão de nascimento para os que vivem juntos, certidão de casamento+certidão de óbito para os viúvos ou viuvas, em caso de casais separados ter o divórcio averbado na certidão de casamento;
- Comprovante de Renda: DAP e Extrato da DAP; se for aposentado rural trazer a carta de concessão de benefício do INSS e extrato bancário de recebimento do benefício dos últimos 03 meses;
- Matrícula atualizada do Imóvel (sitio);
- Declaração e comprovante de pagamento do  ITR de 2012;
Os interessados devem comparecer na secretaria de Assistência Social munidos de todos os documentos para realização do cadastrarem no Programa de Habitação Rural.


Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS EM SANTA CECÍLIA DO PAVÃO



No dia 01/08/2013 por volta da 23H00minos policiais militares de Santa Cecilia do Pavão na Rua Duque de Caxias, efetuaram abordagem em um veiculo vw gol de cor ouro placas LNN2965 de Senges, composto por 03 elementos da cidade de assai sendo eles Rogerio Marques Gelinski, 20 anos, vulgo Rogerinho, Renato Martins de Souza 21 anos e Cristiano Mauricio Moreira dos Santos, 19 anos, após uma busca foi encontrado no interior do veiculo 250 gramas de maconha, todos receberam vós de prisão e foram encaminhados para delegacia de são Jerônimo da Serra, onde foram autuados todos em flagrante por trafico de drogas. 
Policiais que participaram da abordagem
SGT Arley
Sgt Gonzaga
Sd  Roberto
Sd Jean
Sd Antony

Paraná receberá R$ 29,8 milhões para cirurgias eletivas

Blog do Edimar Santos: Paraná receberá R$ 29,8 milhões para cirurgias ele...: Ação prevê reduzir o tempo de espera pela cirurgia no estado. Ao todo, 579,1 milhões deverão ser destinados para todos os estados que re...

Lambari quer serra como referência

Com caminhos que levam ao Vale do Tibagi, comunidade acredita no potencial turístico do patrimônio
Pode-se chegar no cume, de onde a vista é esplêndida em todas as direções
Fotos: Gustavo Carneiro
Rio transpõe a Serra dos Agudos e passa do segundo para o terceiro planalto; altitudes na região variam de 800 a 1.224 metros
Airton dos Santos, a esposa Maria Luísa e a filha Indianara têm o privilégio de ter vistas para o rio e a serra
Montanhas e rio Tibagi compõem o panorama da região que impressionou o inglês Thomas Bigg-Wither em 1874
Sapopema - Na Rodovia do Cerne (PR-090), entre Sapopema e São Jerônimo da Serra, a placa indica Lambari, patrimônio (ou "bairro") encravado entre montanhas, a 12 quilômetros por estrada de chão. Mas, em se chegando lá, o espetáculo ainda não terminou. Adiante do patrimônio, o pico mais alto e o rio Tibagi compõem o cenário que impressionou o engenheiro inglês Thomas Bigg-Wither em 1874.

Já em 1936, padre Carlos Probst tinha uma tradução para Lambari: "um idílio natural e religioso", de onde saíra para as alturas. "No cimo dos montes surpreendeu-nos uma vista tão majestosa que descansamos um pouco para abranger-lhe os limites no horizonte onde o mar verde-escuro das matas se perdia", encantou-se Probst.

Dizia-se Alambari, que Bigg-Wither mencionou também na conferência que proferiu na Royal Geographical Society, em Londres, em 1876. Um século e meio depois, a intervenção irracional do homem é flagrante, mas ainda há pontos protegidos pela geografia mais acidentada; as altitudes na região variam de 800 a 1.224 metros. E assim, ainda resta muito daquele "idílio", que a comunidade de Lambari agora deseja converter numa referência turística.

Segundo o comerciante Clodomil Correia dos Santos, Nenê, há também o interesse de proprietários rurais e já se conversa com o prefeito de Sapopema, Gimerson Subtil. Do comércio em Lambari, três estabelecimentos, entre os quais o de Nenê, estão com a família Correia dos Santos que, em conjunto, fazem o calendário anual ("folhinha"), ilustrado com fotografias do panorama. 

Variadas altitudes
O "pico agudo" e o rio Tibagi situam-se entre 20 e 30 quilômetros de Lambari por estradas em variadas altitudes e trechos no interior de fazendas, sendo indispensável a participação dos proprietários para que se tenha acessos melhorados. 

Há uma bifurcação na divisa das Fazendas Inhô-Ó e Belagrícola, através das quais se chega ao pico e ao rio. Na banda esquerda, a Belagrícola arrumou a estrada recentemente. O visitante precisa pedir licença para ter as porteiras abertas, mas isso é facilitado porque o administrador, Airton dos Santos (o Vete), é um "lambariense" de terceira geração e acha justo compartilhar a beleza.

Com a esposa, Maria Luísa, ele mora lá, numa casa avarandada com vistas para o rio e a serra. A filha do casal, Indianara, estudante de Direito em Curitiba, estava de férias na residência dos pais.

A comunidade tem observado o aumento de visitantes e, pela internet, recebe consultas de interessados na história do desbravamento regional. Nenê menciona um seu correspondente no Rio Grande do Sul, que há tempos pede informações e programa a vinda. Moradores contam que aparecem visitantes atraídos pela lenda de que, numa face do pico, há um tesouro na "toca do padre". Mas ninguém ainda entrou nela. 

De perto, percebe-se que o pico tem o cume achatado, o que os geólogos classificam de meseta. Pode-se chegar no alto, de onde o panorama em todas as direções é esplêndido. Falta certificar a sua altitude e situação nos contextos descritos por Bigg-Wither (1845-1890) e Reinhard Maack (1892-1969). 

"A pequena distância da povoação de Alambari, chega-se à base da Serra de Apucarana e dos Agudos. E mais ou menos na metade do caminho de Alambari para São Jerônimo, a estrada atravessa a serra numa elevação de 3.400 pés [1.036 metros] acima do nível do mar e logo vai dar num descampado ou campo que ali se mostra deserto e nu no meio da luxuriante floresta em torno", expôs Bigg-Wither perante a Royal Geographical Society, em 12 de junho de 1876. "Havia dois desses descampados, um chamado Campo de São Jerônimo e o outro Campo de Inhô-Ó, nome de um cacique coroado". O de Inhô-Ó mais perto do rio. 

Os municípios de Sapopema e São Jerônimo têm uma das divisas na Fazenda Inhô-Ó, outrora uma extensão de 15 mil alqueires abrangendo até o distrito de Terra Nova atualmente. Transpondo a Serra dos Agudos por um vale a 700 metros de profundidade no percurso de 14 quilômetros, o rio Tibagi passa do segundo planalto e a atinge "escarpa íngreme" do terceiro planalto, segundo Maack. 

Dilma sanciona sem vetos lei que garante atendimento a vítimas de violência sexual

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff sancionou nessa quinta-feira (1°) integralmente, sem vetos, a lei que obriga os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) a prestar atendimento emergencial e multidisciplinar às vítimas de violência sexual. O projeto que deu origem à lei foi aprovado pelo Senado no começo de julho. 

O atendimento a vítimas de violência deve incluir o diagnóstico e tratamento de lesões, a realização de exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. A lei também determina a preservação do material coletado no exame médico-legal. 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a sanção transforma em lei práticas que já eram recomendadas pelo Ministério da Saúde. "Ao ser sancionado, [o projeto] transforma em lei aquilo que já é uma política estabelecida em portaria, que garante o atendimento humanizado, respeitoso a qualquer vitima de estupro. Estou falando de crianças, adolescentes, pessoas com deficiência mental, homens e mulheres, qualquer cidadão brasileiro." 

O governo manteve na lei a previsão de oferecer às vítimas de estupro contraceptivos de emergência – a chamada pílula do dia seguinte – e vai encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei complementando a forma como a prescrição está descrita na lei. De acordo com Padilha, o termo "profilaxia da gravidez" será complementado com uma explicação sobre a "administração da medicação com eficiência precoce para a gravidez decorrente de estupro", que estava no projeto original. O complemento, segundo o ministro, corrige qualquer interpretação de que a medida poderia estimular abortos na rede pública.
Agência Brasil

Prefeituras estudam como assumir iluminação pública

Bandeirantes - Se no Paraná em torno de 25% das cidades ainda não municipalizaram seus serviços de iluminação pública – conforme matéria publicada pela FOLHA na última segunda-feira -, no Norte Pioneiro, os dados são ainda mais alarmantes. Dos 46 municípios da região, 22 (47%) ainda não atenderam a Resolução Normativa nº 14, de 9 de setembro de 2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determina a transferência do serviço para o poder público municipal. A lei entra em vigor a partir de 31 de janeiro de 2014 e, de acordo com a Aneel, o prazo não será adiado, como já ocorreu em setembro de 2012. 

Das cidades do Norte Pioneiro que ainda não municipalizaram seus serviços, Bandeirantes é a maior delas, com 32,1 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O prefeito de Bandeirantes, Celso Silva (PDT), critica a decisão da Aneel e alega que a maioria das localidades não só do Paraná, mas de todos os Estados do Brasil não tem condições de arcar com os gastos. "Tudo tem sido municipalizado, e os municípios já não aguentam tanto ônus e este será mais um", desabafa. 

Silva questiona ainda a postura das companhias de energia elétrica. "Elas, de um modo geral, utilizam prédios públicos e os planos diretores têm que se adaptar as suas ações; e agora vão largar tudo na mão das prefeituras", reclama. 

Como atual presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) Silva espera que a decisão não saia do papel, mas ao mesmo tempo diz que Bandeirantes já vem se preparando caso a norma seja mesmo colocada em prática. "Esperamos que haja alguma decisão que anule este procedimento, mas junto a isto já nos preparamos para um processo licitatório porque a terceirização será o caminho mais viável", avalia. 

Estima-se que atualmente Bandeirantes tenha aproximadamente 4,5 mil pontos de luz. Silva pondera que, embora não exista um estudo detalhado, os gastos do município serão elevados, mas caberá ao poder público tomar cuidado para que os valores não reflitam no aumento da conta de energia do consumidor final. 

Por meio de nota, a Prefeitura de Jacarezinho, que tem mais de 39 mil habitantes e ainda não se adequou a norma, informou que pretende regularizar a situação até o dia 31 de janeiro do ano que vem quando expira o prazo. Um estudo do ônus que a mudança poderá acarretar já está sendo realizado para decidir se a atividade será terceirizada ou realizada integralmente pelo poder público. 

Outra prefeitura que também se manifestou foi a de Ribeirão Claro que possui mais de 10,6 mil habitantes. Assim como em Jacarezinho e Barra do Jacaré, o serviço é prestado pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Os municípios aguardam que a empresa repasse dados ligados ao atual serviço de iluminação prestado para que possa decidir qual a melhor forma de se adequar a resolução. 

A CPFL divulgou em nota que vem promovendo diversas ações para consolidar a transferência do sistema de iluminação pública para as prefeituras de Barra do Jacaré, Jacarezinho e Ribeirão Claro, conforme determinado pela Aneel. 

A Copel informou que a maioria dos municípios do Estado que ainda não atenderam a norma já tem a anuência da Aneel para a transferência. Andirá e outras 42 prefeituras já definiram a data de retomada dos serviços de manutenção. Em Andirá, a transferência deve ocorrer em novembro. 

www.folhaweb.com.br

em a assai começa cinemateca





A Secretaria de Educação realizou na ultima sexta-feira o projeto Cinemateca nos bairros.
O projeto levou para a região da Vila São Pedro, Vila Esperança e Sol Nascente II, três sessões de filmes para crianças, adolescentes, Jovens, proporcionando momentos  de diversão e entretenimento.
O evento aconteceu no Pavilhão José Paulo Martins - Projeto Amarte, do Conselho Comunitário de Segurança.
A secretaria de educação e o Governo Municipal discutem estratégias para ampliação do projeto para atender todos os bairros da cidade.

Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Arqueologia em julho: descobertos "vampiros" na Polônia

Na Polônia, arqueólogos encontraram corpos que foram enterrados com a cabeça decapitada entre as pernas. A prática, afirmam os cientistas, era feita com pessoas consideradas "vampiros". Foram encontradas sete esqueletos de pessoas que foram sepultadas em um ritual que tinha como objetivo que não voltassem à vida

Assaienses participam do Campeonato Paranaense de tenis de Mesa em Maringá‏





A equipe assaiense de tênis de mesa participou da  5ª Etapa do Campeonato Paranaense 2013 na cidade de Maringá no final de semana.
Com recorde de atletas participantes, aproximadamente 350  de todo o Estado do Paraná, Assaí conquistou bons resultados.
 “ Fruto de muita disciplina, esforço e dedicação. Os atletas estão no caminho certo, com treinamentos constantemente e os resultados vão aparecendo, agradecemos pela confiança e o apoio que estamos recebendo Governo Municipal de Assaí Sr. Luiz Mestiço,da Secretaria do Esporte e Lazer Sr. Neto Monteiro e do Clube Sama Departamento de Tênis de Mesa ”, comenta o Técnico Carlos Fujihara.
 Veja os resultados:
FEMININO:
·         MIRIM
PATRICIA SATO - 3º LUGAR
·         SUPER SUPER LADY
1º LUGAR - YOOKO KONNO
4º LUGAR - YOLANDA NOZAKI
·         HIPER LADY
2º LUGAR - YOSHIKO MARUMO
3º LUGAR - MARIA MIYAZAWA

MASCULINO
·         PRE PRE MIRIM
3º LUGAR – LUIZ FELIPE TANNO
·         MIRIM
8º LUGAR – LUCAS NOMURA
·         INFANTIL
5º LUGAR – DOUGLAS UENO
·         JUVENIL
3º LUGAR – MARCEL HAYASHI
·         SENIOR
5º LUGAR – FABRICIO MIYA
·         SUPER SUPER VETERANO
2º LUGAR – TAKATSUGO KONNO
·         DUPLA FEMININO
8º LUGAR – PATRICIA E ALICIA
·         DUPLA MASCULINO
7º LUGAR – LUCAS E MARCEL
·         DUPLA MISTA
7º LUGAR – LUCAS E VICTORIA
EQUIPE MASCULINO
·         MIRIM
1º LUGAR – LUCAS E GABRIEL
·         INFANTIL
3º LUGAR – DOUGLAS E THIAGO
·         JUVENIL
3º LUGAR – LUCAS E MARCEL
EQUIPE FEMININO
·         MIRIM
5º LUGAR – VICTORIA E GABRIELA
·         INFANTIL
3º LUGAR – PATRICIA E ALICIA
·         JUVENIL
8º LUGAR – ROSANA E LEINA
Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

INCÊNDIO DESTRÓI LOJA DE PNEUS EM ASSAI





























Um incêndio de grandes proporções na noite desta quarta feira 31.07, por volta das 19:00 horas,
na Av. Rio de Janeiro  em uma loja de pneus e borracharia ao lado da Madeireira São Luis. Agentes da Defesa Civil de Assai juntamente
com  caminhão pipa da Prefeitura Municipal tiveram muito trabalho para conter as chamas que, se
propagavam para a madeireira ao lado. Muitos mil litros de água foram usados para conter as chamas.

Vale salientar o trabalho dos agentes da Defesa Civil de Assai, secretário Russinho, funcionários Nem e demais funcionários, em um trabalho árduo conseguiram
evitar uma tragédia maior. A loja foi totalmente consumida pelas chamas.Mais detalhes nesta quinta feira no Plantão Policial na Rádio Lider apresentado pelo nosso repórter
Augusto Freitas.